Home Sustentabilidade

A SUSTENTABILIDADE É O CAMINHO DAS NOSSAS DECISÕES

Trabalhamos por um futuro melhor para o meio ambiente, para as pessoas e para os negócios.

A transição alimentar que o Grupo Carrefour Brasil se propõe a liderar é uma grande transformação social. Trata-se de um amplo contexto de mudanças de hábitos e comportamentos que visam ao bem-estar geral das pessoas e à preservação do planeta como um todo.

Nossas decisões são tomadas com o objetivo de minimizar o impacto ambiental em toda a cadeia de produção, promover a inclusão e democratizar o acesso à alimentação saudável.

Sob essa perspectiva, orientamos nossa estratégia de responsabilidade social com base em um tema central, o da alimentação. Além disso, também atuamos firmemente com a causa animal.

A empresa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).

Documentos e Políticas

Alimentação

Conheça mais sobre nossas iniciativas ligadas à Alimentação.

Caminhos para a transição alimentar

  • Produção de Alimentos

    Desenvolvemos projetos de apoio a pequenos produtores para que eles se adequem a práticas sustentáveis na produção de alimentos.

  • Geração de renda

    Capacitar os profissionais do varejo para a geração de renda e ajudar na inserção social de pessoas vulneráveis são meios de alcançar a democratização da alimentação saudável.

  • Mobilização Social

    Organizamos atividades de voluntariado e campanhas de arrecadação que envolvem tanto os funcionários das lojas quanto os nossos clientes em práticas de mobilização social.

Cadeias Críticas de Produção

Se, de um lado, prezamos pela alimentação saudável de nossos clientes e consumidores, por outro, temos a obrigação de monitorar a apoiar toda a cadeia de valor do setor de alimentos para assegurar que nossos fornecedores adotem as melhores práticas de produção.

Dessa maneira, mantemos especial vigilância em relação a alguns pontos críticos dessa cadeia, com ações concretas que zelem pela sustentabilidade dos processos.

Confira detalhes de nossa atuação ao longo das Cadeias Críticas.

Frentes de atuação

  • Desmatamento zero

    Por esse compromisso global da companhia estabelecido desde 2010, o Grupo Carrefour Brasil assume sua responsabilidade de monitorar os fornecedores que atuam na Amazônia e no Cerrado.

     

    Pecuária
    Os fornecedores de carne bovina são verificados por um sistema de geomonitoramento via satélite para controlar a procedência das carnes produzidas e comercializadas pelas fazendas parceiras da companhia.

     

    Soja
    Nosso desafio é mapear e engajar todos os elos desta cadeia complexa. Estamos atuando em diversas frentes para construirmos ferramentas e termos medidas efetivas de combate ao desmatamento na cadeia da soja.

     

    Veja informações mais detalhadas sobre nossas práticas de desmatamento zero.

  • Pesca sustentável

    Incentivamos a adoção de boas práticas de aquicultura e manejo de pescados, auxiliando na recuperação e na preservação de espécies e da biodiversidade.

     

    Saiba mais sobre nossas iniciativas de pesca sustentável.

  • Direitos humanos

    100% dos fornecedores diretos são avaliados sob parâmetros sociais e de direitos humanos no momento da contratação, tais como benefícios, remuneração, saúde e segurança.

     

    Têxtil
    Adotamos medidas rigorosas de verificação na cadeia têxtil, assegurando padrões de qualidade e o cumprimento de requisitos sociais, trabalhistas, ambientais e éticos.

     

    Clique aqui e confira todas as ações do grupo para assegurar os direitos humanos nas cadeias produtivas.

  • Bem-estar animal

    Com o objetivo de oferecer produtos sustentáveis, o Grupo Carrefour Brasil formalizou uma política de bem-estar animal em 2020. Exigimos que as empresas parceiras proporcionem aos animais a condição de estarem livres de fome, sede, desconforto, dor, doença, injúria, medo e estresse.

     

    Ovos
    Nosso compromisso é o de comercializar apenas ovos que sejam provenientes do sistema livre de gaiolas, conhecido como cage-free, até 2025 para a Marca Própria e até 2028 para marcas nacionais.

     

    Suínos
    O Grupo Carrefour Brasil tem regras rígidas para compra de produtos de proteína suína, como a limitação de mutilações e a redução do tempo de gaiola na gestação das matrizes.

     

    Confira detalhes sobre nossa atuação em favor do bem-estar animal.

  • Pequenos produtores

    Apoiamos o desenvolvimento dos negócios e estimulamos práticas sustentáveis de produção de fornecedores locais.

     

    Entenda como trabalhamos para o desenvolvimento de pequenos produtores.

  • Política para pequenos produtores

    O Grupo Carrefour Brasil acaba de lançar sua Política de Pequenos Produtores, com objetivo de simplificar processos para atuais e novos produtores que se enquadram nessa categoria e que desejam trabalhar com o Grupo.

    Saiba mais sobre a nova Política de Pequenos Produtores

Causa animal

O Grupo Carrefour Brasil adota uma postura ativa em relação aos animais em situação de abandono. Desde 2018, empreendemos iniciativas voltadas ao seu acolhimento, as quais envolvem:

• Mutirões de castração
• Eventos de adoção
• Doações de ração
• Treinamentos de funcionários para lidar com animais em lojas.

Entre 2018 e 2019, nossas ações impactaram mais de 5.800 cães e gatos em todo o país.

Saiba mais sobre nossas estratégias em defesa da Causa Animal.

MEDIDAS DE PROTEÇÃO

  • Ações em Osasco (SP)

    A Comissão Manchinha ajuda o Grupo Carrefour Brasil em ações como as de controle populacional e em eventos de adoção. Saiba mais.

  • Ações nacionais

    Parcerias como a realizada com a OSCIP AMPARA Animal efetivam eventos de adoção e de controle populacional em todo o país. Fique por dentro de nossas iniciativas.

  • Ações regionais

    Graças à nossa capilaridade, desenvolvemos iniciativas locais de apoio a necessidades específicas, como no resgate a animais em Brumadinho (MG). Veja detalhes dessas ações.

  • Conscientização interna

    O Grupo Carrefour Brasil trabalha continuamente pelo engajamento de seus funcionários com a Causa Animal. Conheça o que temos feito para isso.

  • Conscientização social

    Também é papel do Grupo Carrefour Brasil o de disseminar a Causa Animal pelo país. Confira nossas ações nesse sentido.

  • Prestação de Contas Causa Animal

    Desde 2018, quando assumimos compromissos públicos com a causa animal. Saiba mais sobre causa animal

Economia Circular

Circular, eliminar, inovar: o Grupo Carrefour Brasil está em constante movimento pela preservação do planeta e pelo bem-estar de seus habitantes. É um processo que não se esgota: há ainda muito mais por vir.

Veja o que temos feito em favor da Economia Circular.

NOSSOS PROPÓSITOS SE TRADUZEM EM AÇÕES COM METAS MUITO BEM DEFINIDAS.

  • Combate ao desperdício alimentar

    Nossa meta para 2025 é reduzir em 50% o desperdício de alimentos. Para tanto, desenvolvemos uma série de estratégias que envolvem doação, reúso e reembalagem de alimentos e o uso de resíduos na produção da Terra Vegetal de marca própria.

     

    Saiba mais sobre nossas estratégias de combate ao desperdício de alimentos.

  • Gestão de resíduos

    Com a meta de Aterro Zero para 2025, o Grupo Carrefour Brasil cuida para que os materiais sejam reutilizados.

     

    Conheça detalhes de nossas práticas de gestão de resíduos.

  • Embalagens

    Trabalhamos para que, em 2025, 100% das embalagens de Marca Própria sejam recicláveis, reutilizáveis ou aptas à compostagem.

     

    Fique por dentro das mudanças em nossas embalagens.

  • Logística reversa

    Já são 459 estações de coleta, sendo 114 estações de reciclagem em nossas lojas.

     

    Entenda como fazemos a gestão de resíduos das operações.

Mudanças Climáticas

Alinhada à meta internacional do Grupo Carrefour de descarbonizar seus negócios e reduzir as emissões de CO2 dos produtos vendidos em suas lojas em 20 megatons até 2030, a companhia está investindo em iniciativas para aumentar a eficiência em logística, na mudança da matriz energética da sua frota e em um programa de neutralização de carbono no Brasil. Como resultado dessas medidas, comparando o primeiro semestre de 2020 e 2019, houve uma redução de 17% na tonelagem de CO2 emitido na distribuição de mercadorias.

Entenda mais a fundo nossas ações em relação às Mudanças Climáticas.

Iniciativas para o combate à fome e as desigualdades

Alimentação de Qualidade: apoio ao Projeto Cozinhas & Infâncias: formação em educação alimentar de 282 professores e nutricionistas que atuam na educação básica em escolas de São Paulo, realizado pelo Instituto de Alimentação e Cultura, Prefeitura de São Paulo e a Faculdade de Saúde Pública da USP, beneficiando 87 mil alunos.

Escola Social do Varejo: Inauguramos, pela primeira vez no Morro do Caju (RJ), a primeira turma da Escola Social do Varejo (ESV), fruto da parceria com a Fundação Gol de Letra. Além dos polos na Bahia, Pernambuco e São Paulo, a ESV está formando mais de 300 jovens para o mercado de trabalho, atingindo 50% da meta do ano para 2023 (600). Essa iniciativa existe desde 2010 e, aproximadamente, 10 mil jovens já concluíram a formação

Empreendedorismo: Início do segundo ciclo de seleção de 150 empreendedores negros em parceria com a ONG Fábrica Cultural, na Bahia, para participar do programa Iaô Labs Acceleration, com 432 inscritos no programa. 

Doação de Alimentos: mais de 5 milhões de refeições complementares (mais de 1 mil toneladas) para 50 organizações sociais realizadas no primeiro trimestre de 2023.

Contratação de pessoas resgatadas de condições análogas à escravidão: Contratamos 10 trabalhadores resgatados de condições análogas à escravidão no Rio Grande do Sul para trabalhar em supermercados da rede na cidade de Lauro de Freitas, cidade de origem deles. A ação foi realizada em parceria com a prefeitura local.

Parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, para empregar 6 mil beneficiários do Programa Bolsa Família. Essa iniciativa já contou com contratações nos estados do Piauí, Pará e Ceará.

Além disso, no mês de abril, estivemos com o Ministro Paulo Teixeira para discutir o fomento da agricultura familiar sob o programa Clube dos Produtores, com a disponibilização de regras e incentivos específicos para pequeno fornecedor. São exemplos desses parceiros, a CASA ÁPIS (Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro), para a compra de mel orgânico proveniente de matas nativas do Cerrado.

Com o objetivo de combater o desperdício alimentar e contribuir com a erradicação da fome no Brasil, o Grupo Carrefour possui desde 2009 o “Programa Parceria que Alimenta”, com foco na doação de produtos alimentares com menor atratividade comercial, porém próprios ao consumo.

● Em 2022, doamos a 43 parceiros (bancos de alimentos e ONGs). O volume doado para essas entidades foi de 2.900 toneladas provenientes de 409 lojas. A iniciativa possibilitou a entrega de mais de 10 milhões de refeições complementares;
● No 1º semestre de 2023 o Grupo já atingiu mais de 1.600 toneladas de alimentos doados que equivalem a mais de 6 milhões de refeições complementares, um aumento de 14% comparado com mesmo período que 2022;
● Até o final de 2023, o Grupo espera atingir mais de 4 mil toneladas de alimentos doados que equivalem a 16 milhões de refeições complementares.

2022

409 Total de lojas com parceria de doação
2,9 mil toneladas de alimentos doados/ano
11 milhões de refeições complementares
409 Total de lojas com parceria de doação
2,9 mil toneladas de alimentos doados/ano
11 milhões de refeições complementares
409 Total de lojas com parceria de doação
2,9 mil toneladas de alimentos doados/ano
11 milhões de refeições complementares

YTD Jun/2023

604 Total de lojas com parceria de doação
1,6 mil toneladas de alimentos doados/ano
6,5 milhões de refeições complementares
604 Total de lojas com parceria de doação
1,6 mil toneladas de alimentos doados/ano
6,5 milhões de refeições complementares
604 Total de lojas com parceria de doação
1,6 mil toneladas de alimentos doados/ano
6,5 milhões de refeições complementares

Target 2023

900 Total de lojas com parceria de doação
4 mil toneladas de alimentos doados/ano
16 milhões de refeições complementares
900 Total de lojas com parceria de doação
4 mil toneladas de alimentos doados/ano
16 milhões de refeições complementares
900 Total de lojas com parceria de doação
4 mil toneladas de alimentos doados/ano
16 milhões de refeições complementares

Iniciativas para proteção às florestas e biodiversidade

O Brasil tem um papel de grande importância para a proteção da biodiversidade do planeta;

Os compromissos assumidos pelo Grupo Carrefour Brasil vêm para contribuir de forma objetiva e permanente no combate ao desmatamento e garantir uma produção de alimentos sustentável;

A Companhia quer oferecer aos clientes que os alimentos oferecidos sejam produzidos sem agredir a biodiversidade, queremos fomentar produtos que melhoram as práticas agrícolas, florestais e a inclusão de pequenos fornecedores;

Para preservar a biodiversidade, proteger as populações locais e combater as mudanças climáticas, o Grupo Carrefour Brasil está empenhado em combater o desmatamento relacionado à cadeia de suprimentos e promover produtos da bioeconomia.

Para apoiar as ações práticas na direção de um efetivo combate ao desmatamento, o Grupo Carrefour Brasil criou, em setembro de 2022, o Comitê de Florestas, responsável pela coleta e análise de decisões estratégicas e por sugestões e avaliações de ações integradas que permitam trabalhar para o fortalecimento da agenda ambiental, social e de governança no Brasil.

Como parte dos compromissos da Companhia com o tema ambiental está previsto investimentos na ordem de R$ 50 milhões até 2025 para ações voltadas à preservação dos biomas brasileiros e melhoria da rastreabilidade.

O comitê tem como exclusivo o objetivo de orientar o Grupo Carrefour Brasil na estratégia de preservação de florestas com foco na redução do impacto no que for relacionado às atividades do Grupo, para, de maneira livre e independente, sugerir diretrizes para ações efetivas que podem ser adotadas pela Companhia.

Rastreabilidade Carne: temos implementado um plano rigoroso de monitoramento e controle de toda carne comprada pelo Grupo, pelas diferentes unidades de negócio. Todos os 20 fornecedores frigorificos atualmente ativos estão em conformidade com os processos, realizando o monitoramento da carne e submetidos a uma dupla checagem realizada a cada lote enviado ao Grupo. Neste trimestre, foram analisados mais 8,7 milhões de hectares relacionados a 8.099 fazendas originárias de gado e que venderam animais aos frigoríficos, representando 100% do volume comprado no mesmo período. 

Biodiversidade: como estratégia e compromisso impulsionar a sustentabilidade em toda a cadeia de suprimentos, ofertar produtos responsáveis aos nossos consumidores: Na bandeira Carrefour destacamos que atingimos 42% das vendas de produtos pesqueiros de fontes sustentáveis prevista até 2025 e o aumento de 10% nas vendas de produtos orgânicos vs. mesmo período do ano anterior.

Mudanças Climáticas: Evoluímos nas ações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, em linha com o compromisso global de redução de emissões. Nos comprometemos a ter 100% das embalagens de marca própria recicláveis, compostáveis e biodegradáveis até 2025. Encerramos o 2T23 com 44% de alcance da meta, 15 p.p. superior ao final de 2022.

Com o foco no Zero aterro sanitário até 2025 contribuindo para a redução do desperdício de alimentos, no 2T23 tivemos 53% de reaproveitamento de alimentos de nossa operação, 2 bps a mais em relação ao mesmo período do ano passado.