Home Sustentabilidade

A SUSTENTABILIDADE É O CAMINHO DAS NOSSAS DECISÕES

Trabalhamos por um futuro melhor para o meio ambiente, para as pessoas e para os negócios.

A transição alimentar que o Grupo Carrefour Brasil se propõe a liderar é uma grande transformação social. Trata-se de um amplo contexto de mudanças de hábitos e comportamentos que visam ao bem-estar geral das pessoas e à preservação do planeta como um todo.

Nossas decisões são tomadas com o objetivo de minimizar o impacto ambiental em toda a cadeia de produção, promover a inclusão e democratizar o acesso à alimentação saudável.

Sob essa perspectiva, orientamos nossa estratégia de responsabilidade social com base em um tema central, o da alimentação. Além disso, também atuamos firmemente com a causa animal.

A empresa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).

Alimentação

Dentro de seu propósito de ser o líder da transição alimentar no país e alinhado globalmente com o movimento Act for Food, o Grupo Carrefour Brasil estabelece uma série de princípios e padrões em toda a sua cadeia de atuação.

Conheça mais sobre nossas iniciativas ligadas à Alimentação.

Caminhos para a transição alimentar

  • Produção de Alimentos

    Desenvolvemos projetos de apoio a pequenos produtores para que eles se adequem a práticas sustentáveis na produção de alimentos.

  • Educação alimentar

    Criamos programas de educação alimentar que visam orientar os consumidores a respeito de hábitos saudáveis de alimentação.

  • Geração de renda

    Capacitar os profissionais do varejo para a geração de renda e ajudar na inserção social de pessoas vulneráveis são meios de alcançar a democratização da alimentação saudável.

  • Mobilização Social

    Organizamos atividades de voluntariado e campanhas de arrecadação que envolvem tanto os funcionários das lojas quanto os nossos clientes em práticas de mobilização social.

Cadeias Críticas de Produção

Se, de um lado, prezamos pela alimentação saudável de nossos clientes e consumidores, por outro, temos a obrigação de monitorar a apoiar toda a cadeia de valor do setor de alimentos para assegurar que nossos fornecedores adotem as melhores práticas de produção.

Dessa maneira, mantemos especial vigilância em relação a alguns pontos críticos dessa cadeia, com ações concretas que zelem pela sustentabilidade dos processos.

Confira detalhes de nossa atuação ao longo das Cadeias Críticas.

Frentes de atuação

  • Desmatamento zero

    Por esse compromisso global da companhia estabelecido desde 2010, o Grupo Carrefour Brasil assume sua responsabilidade de monitorar os fornecedores que atuam na Amazônia e no Cerrado.

     

    Pecuária
    Os fornecedores de carne bovina são verificados por um sistema de geomonitoramento via satélite para controlar a procedência das carnes produzidas e comercializadas pelas fazendas parceiras da companhia.

     

    Soja
    Nosso desafio é mapear e engajar todos os elos desta cadeia complexa. Estamos atuando em diversas frentes para construirmos ferramentas e termos medidas efetivas de combate ao desmatamento na cadeia da soja.

     

    Veja informações mais detalhadas sobre nossas práticas de desmatamento zero.

  • Pesca sustentável

    Incentivamos a adoção de boas práticas de aquicultura e manejo de pescados, auxiliando na recuperação e na preservação de espécies e da biodiversidade.

     

    Saiba mais sobre nossas iniciativas de pesca sustentável.

  • Direitos humanos

    100% dos fornecedores diretos são avaliados sob parâmetros sociais e de direitos humanos no momento da contratação, tais como benefícios, remuneração, saúde e segurança.

     

    Têxtil
    Adotamos medidas rigorosas de verificação na cadeia têxtil, assegurando padrões de qualidade e o cumprimento de requisitos sociais, trabalhistas, ambientais e éticos.

     

    Clique aqui e confira todas as ações do grupo para assegurar os direitos humanos nas cadeias produtivas.

  • Bem-estar animal

    Com o objetivo de oferecer produtos sustentáveis, o Grupo Carrefour Brasil formalizou uma política de bem-estar animal em 2020. Exigimos que as empresas parceiras proporcionem aos animais a condição de estarem livres de fome, sede, desconforto, dor, doença, injúria, medo e estresse.

     

    Ovos
    Nosso compromisso é o de comercializar apenas ovos que sejam provenientes do sistema livre de gaiolas, conhecido como cage-free, até 2025 para a Marca Própria e até 2028 para marcas nacionais.

     

    Suínos
    O Grupo Carrefour Brasil tem regras rígidas para compra de produtos de proteína suína, como a limitação de mutilações e a redução do tempo de gaiola na gestação das matrizes.

     

    Confira detalhes sobre nossa atuação em favor do bem-estar animal.

  • Pequenos produtores

    Apoiamos o desenvolvimento dos negócios e estimulamos práticas sustentáveis de produção de fornecedores locais.

     

    Entenda como trabalhamos para o desenvolvimento de pequenos produtores.

Causa animal

O Grupo Carrefour Brasil adota uma postura ativa em relação aos animais em situação de abandono. Desde 2018, empreendemos iniciativas voltadas ao seu acolhimento, as quais envolvem:

• Mutirões de castração
• Eventos de adoção
• Doações de ração
• Treinamentos de funcionários para lidar com animais em lojas.

Entre 2018 e 2019, nossas ações impactaram mais de 5.800 cães e gatos em todo o país.

Saiba mais sobre nossas estratégias em defesa da Causa Animal.

MEDIDAS DE PROTEÇÃO

  • Ações em Osasco (SP)

    A Comissão Manchinha ajuda o Grupo Carrefour Brasil em ações como as de controle populacional e em eventos de adoção. Saiba mais.

  • Ações nacionais

    Parcerias como a realizada com a OSCIP AMPARA Animal efetivam eventos de adoção e de controle populacional em todo o país. Fique por dentro de nossas iniciativas.

  • Ações regionais

    Graças à nossa capilaridade, desenvolvemos iniciativas locais de apoio a necessidades específicas, como no resgate a animais em Brumadinho (MG). Veja detalhes dessas ações.

  • Conscientização interna

    O Grupo Carrefour Brasil trabalha continuamente pelo engajamento de seus funcionários com a Causa Animal. Conheça o que temos feito para isso.

  • Conscientização social

    Também é papel do Grupo Carrefour Brasil o de disseminar a Causa Animal pelo país. Confira nossas ações nesse sentido.

Economia Circular

Circular, eliminar, inovar: o Grupo Carrefour Brasil está em constante movimento pela preservação do planeta e pelo bem-estar de seus habitantes. É um processo que não se esgota: há ainda muito mais por vir.

Veja o que temos feito em favor da Economia Circular.

NOSSOS PROPÓSITOS SE TRADUZEM EM AÇÕES COM METAS MUITO BEM DEFINIDAS.

  • Combate ao desperdício alimentar

    Nossa meta para 2025 é reduzir em 50% o desperdício de alimentos. Para tanto, desenvolvemos uma série de estratégias que envolvem doação, reúso e reembalagem de alimentos e o uso de resíduos na produção da Terra Vegetal de marca própria.

     

    Saiba mais sobre nossas estratégias de combate ao desperdício de alimentos.

  • Gestão de resíduos

    Com a meta de Aterro Zero para 2025, o Grupo Carrefour Brasil cuida para que os materiais sejam reutilizados.

     

    Conheça detalhes de nossas práticas de gestão de resíduos.

  • Embalagens

    Trabalhamos para que, em 2025, 100% das embalagens de Marca Própria sejam recicláveis, reutilizáveis ou aptas à compostagem.

     

    Fique por dentro das mudanças em nossas embalagens.

  • Logística reversa

    Já são 459 estações de coleta, sendo 114 estações de reciclagem em nossas lojas.

     

    Entenda como fazemos a gestão de resíduos das operações.

Mudanças Climáticas

Alinhada à meta internacional do Grupo Carrefour de descarbonizar seus negócios e reduzir as emissões de CO2 dos produtos vendidos em suas lojas em 20 megatons até 2030, a companhia está investindo em iniciativas para aumentar a eficiência em logística, na mudança da matriz energética da sua frota e em um programa de neutralização de carbono no Brasil. Como resultado dessas medidas, comparando o primeiro semestre de 2020 e 2019, houve uma redução de 17% na tonelagem de CO2 emitido na distribuição de mercadorias.

Entenda mais a fundo nossas ações em relação às Mudanças Climáticas.