Nossos Compromissos

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8 compromissos assumidos e o Plano de Ação do Carrefour para o combate ao racismo e à discriminação

No dia 25 de novembro, o Carrefour Brasil elaborou um plano de ação de curto, médio e longo prazo, que reforça o nosso compromisso histórico com a valorização da diversidade com maior ênfase na inclusão de negros e negras e no combate à discriminação como forma de contribuir para o enfrentamento do racismo institucional no país. A partir dos oito compromissos anunciados publicamente, o Carrefour atuará firmemente para que o trágico episódio do Sr. João Alberto não seja esquecido e para que esta dura realidade seja transformada. O Brasil é um país onde 56% da população se autodeclara negra e é fundamental que estas pessoas ocupem seus espaços na sociedade e, de uma vez por todas, deixem de ser minorizadas.

Por isso, este plano é abrangente e compreende três esferas principais: Interna – envolvendo todos os seus colaboradores; Ecossistema – incluindo os parceiros e fornecedores da rede; Externa – com toda a sociedade.

Nossos Compromissos

  • 1. Tolerância zero ao racismo e à discriminação

    IMPLEMENTAR UMA POLÍTICA DE TOLERÂNCIA ZERO AO RACISMO E À DISCRIMINAÇÃO POR RAZÕES DE RAÇA E ETNIA, ORIGEM, CONDIÇÃO SOCIAL, IDENTIDADE DE GÊNERO, ORIENTAÇÃO SEXUAL, IDADE, DEFICIÊNCIA E RELIGIÃO NO CARREFOUR E SUA CADEIA DE VALOR.

    PROJETO/STATUS

    A) Revisar a política de Valorização da Diversidade, enfatizando a tolerância zero a práticas de discriminação e racismo
    – Nova Política de Diversidade, a luz de tolerância zero, publicada em 24/03/21.
    – Criamos também uma Política de Gestão de Consequências.
    ✓ – CONCLUÍDO

    B) Divulgar o canal de denúncias para todos (as) colaboradores(as), clientes, terceiros e fornecedores, como forma de combate ao racismo e a todo tipo de discriminação
    – Iniciamos a divulgação do Canal em 31/01.
    ✓ – CONCLUÍDO

    C) Incluir cláusula antirracista e de combate a todo tipo de discriminação em todos os contratos com fornecedores
    – Lançamos essa cláusula nos contratos de todos os fornecedores, a inclusão em nossos contratos iniciou antes, mas o lançamento foi durante o 1º Fórum de Fornecedores, Parceiros e Varejistas #JuntosParaTransformar.
    – 100% dos novos contratos tem a cláusula, os antigos estão sendo atualizados paulatinamente.
    – Além disso, criamos sete novos indicadores com previsão de 170 fornecedores na primeira onda de avaliação. Solicitação de aceite da cartilha de diversidade no onboarding de fornecedores indiretos.
    ✓ – CONCLUÍDO

    D) Revisar cartilha de diversidade e disponibilizar no site para todos os clientes, fornecedores e parceiros
    – Nova Cartilha de Diversidade. Clique aqui para ver a política completa.
    ✓ – CONCLUÍDO

    E) Revisar o processo de acolhimento e encaminhamento das denúncias que não são formalizadas no canal oficial, tanto de colaboradores, como de clientes e parceiros
    – Política de Apuração de Denúncias revisada e publicada em 31/01/21.
    ✓ – CONCLUÍDO

    F) Revisar Código de Conduta de Colaboradores 
    ✓ – CONCLUÍDO

    G) Revisar Código de Conduta para Fornecedores 
    ✓ – CONCLUÍDO

    H) Revisar Políticas da Companhia para adaptar às ODS da ONU 
    Em andamento
    I) Promover a capacitação dos Embaixadores da Ética para temas de Diversidade e Equidade Racial
    – Capacitação dos Embaixadores de Ética e Embaixadores de Risco internos realizada em março/21.
    ✓ – CONCLUÍDO

    J) Revisão do modelo de avaliação dos fornecedores de compras de indiretos (incluindo terceiros)
    – Concluído com sete indicadores criados com previsão de 170 fornecedores na primeira onda de avaliação. Também incluímos a solicitação de aceite da cartilha de diversidade no onboarding de fornecedores indiretos.
    ✓ – CONCLUÍDO

    K) Mobilizar nossos parceiros, fornecedores e concorrentes a adotarem postura semelhante frente às práticas de tolerância zero e combate à discriminação racial
    – Realizamos o 1º Fórum de Fornecedores, Parceiros e Varejistas #JuntosParaTransformar, em 28/04/21. Compartilhamos materiais diversos sobre combate ao racismo, curso de letramento racial, pesquisa sobre o racismo no Brasil, nossas políticas e materiais para inspirar outras empresas a também abordarem o assunto.
    ✓ – CONCLUÍDO

    L) Revisar Política de Apuração de Denúncias
    – Política de Apuração de Denúncia revisada e publicada.
    ✓ – CONCLUÍDO

    M) Revisar Política de Gestão de Consequências
    – Política de Gestão de Consequências revisada e publicada.
    ✓ – CONCLUÍDO

  • 2. Transformação radical do modelo de segurança do Carrefour Brasil

    INICIAR IMEDIATAMENTE O PILOTO DE INTERNALIZAÇÃO DA SEGURANÇA DAS ÁREAS INTERNAS DAS 4 LOJAS DA REGIÃO DE PORTO ALEGRE E A REVISÃO DO MODELO DE CONTRATAÇÃO, TREINAMENTO, PROTOCOLOS E GESTÃO DESSAS EQUIPES.

    PROJETO/STATUS

    A) Internalizar 100% da equipe de prevenção – Projeto Piloto POA
    – Estamos com 100% de internalização da equipe de prevenção.
    ✓ – CONCLUÍDO

    B) Definir modelo de validação da contratação e acompanhamento dos treinamentos, quando terceirizado
    – Novo modelo de contratação implementado.
    ✓ – CONCLUÍDO

    C) Capacitar 100% da equipe de segurança e sistematizar processo de onboarding e reciclagem com temas de direitos humanos, diversidade, tolerância zero e protocolo de abordagem
    ✓ – CONCLUÍDO

    D) Internalizar 100% da equipe de segurança – demais cidades (Brasil)
    ✓ – CONCLUÍDO

    E) Fortalecer na estrutura organizacional do Carrefour o cuidado e as responsabilidades relacionadas à saúde mental
    ✓ – CONCLUÍDO

    F) Contratar quadro de segurança seguindo representatividade da população brasileira (incluindo mulheres e negros em aprox. 50%)
    – Estamos trabalhando nessa ação. Já contamos com 65% de pessoas negras e 35% de mulheres no quadro de segurança.
    ✓ – CONCLUÍDO

    G) Adequar o perfil e o uniforme da área de prevenção com ênfase no apoio/acolhimento
    – Em Porto Alegre já revisamos, estamos seguindo com as próximas lojas.
    ✓ – CONCLUÍDO

    H) Revisão dos Protocolos de Abordagem do CRF em linha com a transformação do modelo de segurança proposta e divulgação das mesmas para a sociedade
    – Todos os nossos protocolos de abordagem foram revisados e as novas diretrizes já foram publicadas.
    ✓ – CONCLUÍDO

  • 3. Divulgação da política de tolerância zero à discriminação

    DIVULGAR DE FORMA CLARA, OSTENSIVA E PERMANENTE UMA POLÍTICA DE TOLERÂNCIA ZERO A TODO TIPO DE DISCRIMINAÇÃO, COM TREINAMENTO DE TODOS OS COLABORADORES EM TODAS AS UNIDADES DO CARREFOUR.

    PROJETO/STATUS

    A) Criar um hotsite que divulgue e acompanhe a prestação de contas dos compromissos publicados, criar um espaço de debate, escuta de entidades e movimentos negros, além de espaço de educação e divulgação de editais e campanhas sobre a crise de POA
    – Criamos o site, que está no ar desde janeiro/21.
    ✓ – CONCLUÍDO

    B) Divulgar a política para todos(as) colaboradores(as), prestadores(as) de serviço, fornecedores e clientes via nossos sites, apps, redes sociais etc.
    – A nossa política de diversidade está sendo divulgada em todos os canais acima citados e também em canais internos da companhia.
    ✓ – CONCLUÍDO

    C) Construir uma trilha de aprendizagem de diversidade, inclusão e combate ao racismo e à discriminação para todos os colaboradores, tendo como eixo interseccional a raça, tratando também de pautas LGBT+, PCD etc. para os diferentes níveis de cargo
    – Trilha de aprendizagem construída e lançada em 03/05/21.
    ✓ – CONCLUÍDO

    D) Implantar capacitação obrigatória na Politica de valorização da Diversidade e Combate ao Racismo e à Discriminação para todos os colaboradores e terceiros
    ✓ – CONCLUÍDO

    E) Promover campanha institucional com o tema do combate às discriminações e ao racismo como forma de contribuir para a educação da população brasileira
    – Lançamos junto ao 1º Fórum de Fornecedores, Parceiros e Varejistas #JuntosParaTransformar a campanha institucional Juntos para Transformar, em 28/04/21.
    ✓ – CONCLUÍDO

    F) Criar um Fórum virtual e educativo sobre o combate ao racismo e a todo tipo de discriminação aberto a todos os brasileiros
    ✓ – CONCLUÍDO

  • 4. Investimento na carreira de pessoas negras do Carrefour

    OFERECER QUALIFICAÇÃO DIFERENCIADA PARA 100 NEGROS E NEGRAS POR ANO PARA ACELERAÇÃO NA CARREIRA NO CARREFOUR, PERMITINDO QUE CHEGUEM MAIS RAPIDAMENTE A CARGOS DE LIDERANÇA.

    PROJETO/STATUS

    A) Mapear e definir meta de negros e negras para cada layer de liderança do CRF
    ✓ – CONCLUÍDO

    B) Implementar uma trilha de aprendizagem exclusiva para promover o acesso a carreira de todos os colaboradores que pertencem a grupos minorizados (negros/as, trans, mulheres e refugiados/as) incluindo competências comportamentais e técnicas com maior foco em tecnologia
    – Lançamos no dia 26/04/21, o Programa IDE – Inclusão, Diversidade e Equidade. Conta com uma série de trilhas focadas nos grupos minorizados (negros/as, trans, mulheres e refugiados/as).
    ✓ – CONCLUÍDO

    C) Garantir o desenvolvimento e a capacitação de 100 pessoas negras por ano como alavanca de carreira, com foco em posições de lideranças e posições críticas para a organização, incluindo apoio psicológico e emocional, aceleração de conhecimento (graduação, MBA, idiomas etc.) e mentoria para carreira
    Entre 2021 e 2022 – 100 pessoas negras passaram pelo programa de aceleração de Carreiras.
    – Entre 2023 e 2024 mais 200 pessoas negras serão aceleradas.
    Em andamento

    D) Criar um programa afirmativo de estágio para negros(as)
    ✓ – CONCLUÍDO

  • 5. Investimento social privado em educação, empreendedorismo e empregabilidade

    FINANCIAR CURSOS TÉCNICOS E ACADÊMICOS NAS ÁREAS DE TECNOLOGIA E GASTRONOMIA PARA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA O MERCADO DE TRABALHO.

    PROJETO/STATUS

    A) Mobilizar grandes empresas parceiras para investir nesse movimento de apoio à empregabilidade, educação e empreendedorismo de pessoas negras
    – Desde o início do ano estamos mobilizando empresas parceiras para investir no movimento.
    ✓ – CONCLUÍDO

    B) Educação | Empregabilidade – Financiar cursos técnicos em Tecnologia e Gastronomia para pessoas negras com foco na formação de profissionais para o mercado de trabalho
    Em andamento

    C) Educação | Empregabilidade – Financiar o desenvolvimento acadêmico (graduação, pós-graduação stricto e lato sensu, mestrado, doutorado e intercâmbio) em Tecnologia, Engenharia e Gastronomia para pessoas negras como preparação para o mercado de trabalho
    Em andamento

    D) Empreendedorismo I Fomentar Projetos de Impacto Social de empreendedores negros na área da alimentação em zonas rurais e/ou urbanas
    – Lançamento de três editais iniciais em 01/06/21. Foco ao apoio para fortalecimento institucional de organizações afro-brasileiros da sociedade civil apoio a iniciativas de fomento ao empreendedorismo negro e, também, apoio a iniciativas de combate ao racismo e discriminação.
    – 38 instituições beneficiadas.
    Em andamento

    E) Criar ações de voluntariado com as comunidades do entorno das lojas
    ✓ – CONCLUÍDO

  • 6. Percentual mínimo de 50% de negros nas novas contratações

    CONTRATAÇÃO APROXIMADA DE 20 MIL NOVOS COLABORADORES POR ANO, RESPEITANDO A REPRESENTATIVIDADE RACIAL DA POPULAÇÃO DO PAÍS. ABRIR UM PROGRAMA DE ESTÁGIO E DE TRAINEES EXCLUSIVO PARA PESSOAS NEGRAS.

    PROJETO/STATUS

    A) Contratar profissionais negros e negras para posições estratégicas no Carrefour, incluindo no Conselho de Administração
    Em andamento

    B) Aplicar censo demográfico, com questões de percepção sobre barreiras de diversidade e com mapeamento de tipos de preconceitos
    ✓ – CONCLUÍDO

    C) Abrir programa de trainee exclusivo para talentos negros
    ✓ – CONCLUÍDO

    D) Garantir a representatividade e proporcionalidade nas contratações, dos quase 20.000 colaboradores anualmente admitidos, 10.000 colaboradores (50%) serão negros(as), contratados nas cidades onde o Carrefour está presente
    – Dos admitidos em 2021 pelo Carrefour 56% são pessoas que se declaram pretas ou pardas
    Em andamento

    E) Estabelecer critérios de intencionalidade no recrutamento e seleção
    – Estamos com 100% das etapas concluídas já realizadas de indicadores, padrão de divulgação das vagas, roteiro de intencionalidade.
    ✓ – CONCLUÍDO

    F) Redefinir e implementar um novo posicionamento de Employer Branding do Carrefour.
    – Criação dos textos e estrutura de site para realização da Página de Carreira do Grupo Carrefour.
    ✓ – CONCLUÍDO

  • 7. Mecanismo de denúncia de preconceito e discriminação

    DISPONIBILIZAR DISPOSITIVO DIGITAL NOS SITES E APLICATIVOS PARA APOIAR COLABORADORES E CLIENTES QUE ESTEJAM SOFRENDO QUALQUER TIPO DE PRECONCEITO E VIOLÊNCIA RELACIONADO À RAÇA OU AO GÊNERO, COM EQUIPE DEDICADA PARA ORIENTAÇÃO, APURAÇÃO E ENCAMINHAMENTO DAS DENÚNCIAS RECEBIDAS.

    PROJETO/STATUS

    A) Criar um canal de ouvidoria que facilite as denúncias virtuais relacionadas ao combate ao racismo, à discriminação e à violência para clientes e colaboradores
    – Desde março/21 fazemos o acompanhamento das denúncias recebidas pelo Canal de Denúncias e Carina – Assistente Virtual do Carrefour, incluindo dados por regiões brasileiras. Os casos são analisados de maneira detalhada e cuidadosa. As denúncias são acompanhadas por Compliance e Ética. Todos os casos são analisados de maneira detalhada e minuciosa.
    ✓ – CONCLUÍDO

    B) Criar um dispositivo/tablet ligado ao canal de denúncias, para que o cliente possa avaliar se sofreu ou percebeu qualquer tipo de discriminação nas nossas unidades físicas e/ou digitais
    ✓ – CONCLUÍDO

  • 8. Estímulo ao empreendedorismo de pessoas negras

    CRIAR UM PROGRAMA DE INCLUSÃO DE EMPREENDEDORES EM SUA CADEIA DE VALOR, QUE INVESTIRÁ RECURSOS FINANCEIROS EM REDES INCUBADORAS E ACELERADORAS NEGRAS NO RIO GRANDE DO SUL.

    PROJETO/STATUS

    A) Criação de um Programa de inclusão de empreendedores(as) negros(as) na cadeia da valor do Carrefour em parceria com entidades/organizações intermediárias negras
    ✓ – CONCLUÍDO

    B) Realizar investimento de recursos financeiros destinados a redes incubadoras e aceleradoras negras nas cadeias produtivas de gastronomia, rural e tecnologia com piloto no RS
    Em andamento

    C) Redefinir os critérios para a contratação de fornecedores, de forma a considerar a rede de empreendedorismo negro do país
    ✓ – CONCLUÍDO

    D) Usar hubs de inovação para o empreendedorismo negro
    ✓ – CONCLUÍDO

    E) Usar nosso marketplace e espaço físico em lojas para divulgar a rede de empreendedores negros de cada região, como forma de ampliar a atuação e fomentar o empreendedorismo local
    ✓ – CONCLUÍDO




Racismo é crime. Denuncie. Disque 100 ou procure a Delegacia de Polícia Civil mais próxima ou o Ministério Público.



Sobre o Grupo Carrefour Brasil  

Há mais de 46 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange 779 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 81,2 bilhões em 2021 e mais de 100 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 320 mil colaboradores e 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2021, a receita global da companhia totalizou € 81,2 bilhões. Clique aqui e conheça mais sobre o Grupo. 

Informações para a imprensa:   

Grupo Carrefour Brasil – (11) 94195-4592 | [email protected]