SAIBA MAIS SOBRE OS

8 compromissos assumidos e o Plano de Ação do Carrefour para o combate ao racismo e à discriminação

O Carrefour Brasil elaborou um plano de ação de curto, médio e longo prazo, que reforça o nosso compromisso histórico com a valorização da diversidade com maior ênfase na inclusão de pessoas negras e no combate à discriminação como forma de contribuir para o enfrentamento do racismo institucional no país. A partir dos oito compromissos anunciados publicamente, o Carrefour atuará firmemente para que o trágico episódio do Sr. João Alberto não seja esquecido e para que esta dura realidade seja transformada. O Brasil é um país onde 56% da população se autodeclara negra e é fundamental que estas pessoas ocupem seus espaços na sociedade e, de uma vez por todas, deixem de ser minorizadas.

Por isso, este plano é abrangente e compreende três esferas principais: Interna – envolvendo todos os seus colaboradores; Ecossistema – incluindo os parceiros e fornecedores da rede; Externa – com toda a sociedade.

NOSSOS COMPROMISSOS

MANIFESTO

Valorizar a diversidade e a inclusão faz parte do DNA do Carrefour, e cuidamos da qualidade das relações que mantemos com todas as pessoas. Por isso as respeitamos e acolhemos como fonte de riqueza, algo que torna a organização e o mundo mais sustentável. O Grupo Carrefour Brasil, na condução dos negócios, como signatário do Pacto Global, adota iniciativas de sustentabilidade corporativa propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e busca fazer com que as atividades e operações e toda sua cadeia de valor contribuam efetivamente para o cumprimento da Agenda 2030 e de seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Vozes

Convidamos diferentes pessoas para compartilharem suas histórias com o Carrefour. Confira abaixo.

Ver mais destaques




Grupo Carrefour Brasil no combate ao racismo

Veja aqui quais as providências que estamos tomando para que casos de violência e discriminação não se repitam.





#NãoVamosEsquecer

Na noite do dia 19 de novembro de 2020, João Alberto Silveira Freitas foi morto nas dependências de nossa loja no Bairro Passo D’Areia, em Porto Alegre/RS, em ato que não representa nem condiz com os valores do Carrefour. Neste site, reforçamos as ações que estamos tomando diante desse fato e os compromissos assumidos com a sociedade e com o nosso corpo de mais de 100 mil colaboradores em todo o Brasil, com o objetivo de seguir evoluindo como empresa e contribuindo para o combate ao racismo estrutural no país.

Um Comitê Externo Independente foi formado em novembro de 2020, com um tempo de duração determinado, e com o objetivo de aconselhar o Grupo na implementação de políticas e práticas importantes na frente de combate ao racismo, sem funções de auditoria ou fiscalização. Esse objetivo foi cumprido com excelência pelos membros do Comitê, que tiveram papel fundamental no estabelecimento dos 8 compromissos que assumimos no nosso Plano de Ação para o combate ao racismo e à discriminação, bem como na concretização de iniciativas e práticas incorporadas em nossa empresa. Após o cumprimento desse objetivo, conforme previsto, este Comitê encerrou suas atividades em dezembro de 2021, e seus membros – a quem expressaremos sempre toda a nossa gratidão e reconhecimento – não têm mais participação em nenhum fórum ou rotina da companhia. Reforçamos, ainda, que estamos até hoje cumprindo rigorosamente as medidas definidas pelo Comitê.


Grupo Carrefour Brasil conclui todos os acordos com familiares de João Alberto Freitas e avança nos compromissos internos e com a sociedade.






Racismo é crime. Denuncie. Disque 100 ou procure a Delegacia de Polícia Civil mais próxima ou o Ministério Público.



Sobre o Grupo Carrefour Brasil  

Há mais de 46 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange 779 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 81,2 bilhões em 2021 e mais de 100 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 320 mil colaboradores e 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2021, a receita global da companhia totalizou € 81,2 bilhões. Clique aqui e conheça mais sobre o Grupo. 

Informações para a imprensa:   

Grupo Carrefour Brasil – (11) 94195-4592 | [email protected]