Todas as embalagens da Marca Própria serão sustentáveis até 2025

Redução de plástico é prioridade em vendas de lojas e e-commerce

O Grupo Carrefour Brasil tem trabalhado em inovação e melhorias para adotar matérias-primas mais sustentáveis em suas embalagens. A meta é que 100% das usadas na Marca Própria sejam reformuladas até 2025, tornando-se recicláveis, reutilizáveis ou aptas à compostagem. 

As ações nesse sentido têm sido conduzidas por um Comitê criado em 2018 e integrado por profissionais de diversas áreas da empresa, além de contar com o apoio de uma consultoria especializada. O Grupo Carrefour Brasil é signatário do Global Commitment da Ellen MacArthur Foundation.

O objetivo da empresa passa também pela transformação das embalagens de produtos sob responsabilidade das áreas de perecíveis, e-commerce, PGC, Não Alimentar e Bazar.

Em 2022, a marca própria teve um aumento de 46% na redução de embalagens do seu portfólio, contribuindo com o atingimento das metas de médio prazo.

O plástico vem perdendo espaço nas lojas e nas vendas pelo portal da companhia. Em 2022, seu uso foi reduzido em 90 toneladas. As principais ações estão diretamente relacionadas às metas e têm como foco a redução do uso de matéria-prima, a alteração das embalagens não recicláveis e a adição de conteúdo reciclado nas embalagens. 

A empresa também se preocupa em comunicar a necessidade do descarte adequado das embalagens. 

Entre outras medidas nesse sentido, foi criado o selo “Agora é com você”, mostrando o conceito de responsabilidade compartilhada entre indústria, varejo e consumidor na hora do descarte.

Nas embalagens de marca própria, há orientações sobre reciclabilidade, como textos e símbolos explicativos sobre a separação dos componentes.

Por sua vez, a campanha de comunicação “Pequeno Grande Passo” foi pensada para educar clientes e funcionários sobre essa questão.

Desafio de Embalagem Carrefour

Com o objetivo de encontrar soluções ambientalmente sustentáveis e comercialmente viáveis para embalagens utilizadas no setor de perecíveis, o Grupo Carrefour Brasil lançou o “Desafio de Embalagens Sustentáveis Carrefour”, com premiações previstas para quem apresentar materiais em substituição às bandejas de isopor, ao filme de PVC e aos sacos de polietileno (PE) usados para colocar frutas, legumes e verduras (FLV) para que sejam pesadas no caixa.

O concurso está inserido no pilar de economia circular da companhia, segundo o qual tudo pode ser reaproveitado, e alinhado à gestão de resíduos e estratégias de embalagens do grupo. 

Além de seguir a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), do Ministério do Meio Ambiente, a companhia atua para minimizar a geração de resíduos, o impacto ambiental e aumentar a reciclabilidade das embalagens. A iniciativa está alinhada ao pilar de consumo e produção responsáveis, que é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), e é também um chamado para a construção conjunta.