Home Sustentabilidade Economia Circular

DESPERDÍCIO ZERO E GESTÃO DE RESÍDUOS SÃO PRIORIDADES

Estações de reciclagem e transformação de embalagens fazem parte da estratégia

Ser o líder da transição alimentar no país significa adotar estratégias eficazes de sustentabilidade não só no caminho de produção e compras da cadeia de varejo, mas também em toda a sua extensão de manuseio, consumo e descarte.

O Grupo Carrefour Brasil, assim, estabelece diretrizes sistêmicas de diminuição de impactos ambientais em todas suas atividades, incluindo o combate ao desperdício.

Isso significa atuar dentro dos preceitos da economia circular, modelo econômico baseado na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, coordenando os sistemas de produção e consumo em uma espécie de circuito fechado.

Economia Circular

Assim, até 2025, a companhia pretende reduzir em 50% o desperdício alimentar e dar um destino ambientalmente correto a todos os resíduos gerados, alcançando o status de Aterro Zero. 

Atingir esses propósitos compreende, entre outras medidas, o gerenciamento dos materiais descartados e a adoção de práticas variadas, como valorizar e aproveitar frutas, legumes e verduras ao máximo, sempre respeitando a segurança alimentar. Também são desenvolvidas ações relacionadas às embalagens dos produtos distribuídos nas lojas.

Plataforma de combate ao desperdíco

  • Únicos

    Iniciativas adotadas pelo Carrefour e Atacadão, respectivamente, para a venda de produtos fora do padrão estético, mas em perfeitas condições de consumo, com até 40% de desconto. As vendas do Únicos atingiram 2.779 toneladas em 2022;

  • Programa Parceria que Alimenta

    3.1 mil toneladas de alimentos doados em 2022, uma parceria que alimenta desde 2009.

  • Coprodutos

    Produtos com qualidade para consumo, mas sem valor comercial, são reaproveitados e transformados em novos produtos, como farinha de rosca, torrada francesa, entre outros. Com essa iniciativa, deixamos de gerar 85 toneladas de resíduos, ao passo que atingimos um faturamento de 1,33 milhões em 2022.

  • Programa Rebaixa

    Desconto de 50% em produtos dos setores Açougue, Salsicharia, Peixaria, Padaria e Cafeteria no dia do vencimento. Esse programa evitou o desperdício de 1.852 toneladas de alimentos em 2019.

  • Desperdício zero

    O combate ao desperdício alimentar é uma prioridade no Grupo Carrefour Brasil há mais de dez anos. 
    Para evitar que os alimentos se percam, a empresa adota uma série de medidas em suas operações, como cuidados no manuseio, programas de vendas de produtos fora do padrão estético, mas em perfeitas condições de consumo (Únicos e Sans Form), reembalagem de produtos soltos e em bom estado, usos alternativos de produtos fora do padrão estético ou que seriam descartados, descontos e doações e destinação para a produção da Terra Vegetal de marca própria por meio da compostagem.