ESTABELECEMOS PARCERIAS PARA POTENCIALIZAR TODA A CADEIA

Fortalecimento de fornecedores locais reduz perdas de frutas, legumes e verduras

Para entregar o melhor aos consumidores, o Grupo Carrefour Brasil trabalha lado a lado com seus fornecedores. Eles são parceiros de negócios fundamentais para que possamos oferecer sempre produtos de alta qualidade aos nossos clientes. 

Especialmente nas linhas de frutas, legumes e verduras, atuamos muito com fornecedores locais, o que significa que eles estão a um raio de distância de no máximo 500 quilômetros das lojas. Essa proximidade contribui inclusive para a redução de perdas.

Nessas parcerias, muitas vezes estabelecidas em contratos de longo prazo, apoiamos o desenvolvimento dos negócios dos produtores e estimulamos que eles adotem práticas sustentáveis de cultivo.

Também realiza planejamentos de plantio em conjunto, para que o abastecimento seja feito com exclusividade.

Tais iniciativas do Grupo Carrefour Brasil buscam contribuir com a Agenda 2030, iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas) para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. 

Os impactos provocados com as ações executadas pela companhia em relação aos pequenos produtores se conectam com alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU: o ODS 2 (Fome zero e agricultura sustentável), o ODS 12 (Consumo e produção responsáveis) e o ODS 15 (Vida terrestre).

Projetos: Cerrado e cinturão verde de SP

Reforçando o apoio aos povos tradicionais e aos produtores rurais, que foram diretamente impactados pela pandemia, e em parceria com a ONG WWF, o Carrefour investiu em um programa de inclusão socioeconômica e produtiva de 500 famílias do Cerrado, localizadas em duas regiões prioritárias: Mosaico Sertão Veredas Peruaçu e Chapada dos Veadeiros.

O objetivo dessa iniciativa é valorizar os produtos dos biomas brasileiros e dar a esses grupos maior acesso a mercados, oferecer capacitação para que possam aprimorar os processos de produção e a gestão dos negócios, melhorar a capacidade de produção de cinco organizações comunitárias, aumentar o volume de operações da Central do Cerrado (produção e comercialização) nas diferentes cadeias agroextrativistas e adotar o Selo Origens Brasil para cadeias selecionadas.

No Mato Grosso, o Grupo Carrefour Brasil apoia a cadeia agroextrativista de castanha e amêndoa, comprando esses produtos de centenas de famílias assentadas e de indígenas envolvidos via cooperativa local.

A empresa também faz parte de uma iniciativa de incentivo à agricultura orgânica no cinturão verde de São Paulo. O objetivo é transformar a produção tradicional dos agricultores dessa região em uma produção orgânica. Esse processo exige não apenas boa vontade, mas muito conhecimento técnico para realizar a transição.

O projeto envolve a criação de uma rede de atores para preparar o mercado para um comércio justo, a partir do trabalho de pequenos produtores. Dele participam 100 agricultores, 50 organizações públicas, privadas e do terceiro setor e 30 representantes do mercado mobilizados para comprar as mercadorias.

Apoio na pandemia

Durante a pandemia, realizamos ações especiais de suporte a pequenos produtores. Por meio da Fast Cash, unidade de negócios que atua com serviços financeiros exclusivos para seus fornecedores, o Grupo Carrefour Brasil passou a colaborar com a continuidade da produção de pequenos agricultores rurais, oferecendo antecipação de recebíveis com taxas especiais. 

Com isso, esses produtores resolveram o problema da necessidade de gerar caixa imediato para pagamento de mão de obra, maquinário e capital de giro, entre outras demandas.

Parceria com a ONG Amigos do Bem

Com o objetivo de realizar compras de castanhas de caju, firmamos uma parceria com a ONG Amigos do Bem. A organização atende regularmente mais de 75 mil pessoas no sertão de Alagoas, de Pernambuco e do Ceará. Entre setembro e novembro de 2020, o Grupo Carrefour Brasil comprou 27 toneladas do produto, com a previsão de adquirir outras 20 toneladas até janeiro de 2021. Dessa maneira, efetivamos um grande apoio socioeconômico para as famílias envolvidas nessa produção, em um ano particularmente desafiador por conta da pandemia.

Informações adicionais sobre o projeto: https://www.amigosdobem.org/trabalho/

Projeto Alianza Del Pastizal

O processo de produção da carne com o selo Alianza del Pastizal deve contribuir para a conservação dos campos nativos e sua biodiversidade. A estratégia consiste em melhorar a política e gestão comercial da atividade pecuária baseada em campos nativos.

Em 2016, a carne Alianza del Pastizal foi lançada com exclusividade no Carrefour e, em 2018, foi incorporada na marca própria Sabor & Qualidade. O produto abastece lojas do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Caxias, Passo d’ Areia, Gravataí e Santa Maria) e da capital paulista (Pinheiros, Rebouças, Pamplona e Brooklin). Em 2018 e 2019, cerca de 700 toneladas foram comercializadas.

No Brasil, o Projeto Alianza del Pastizal engloba cerca de 240 fazendas certificadas, localizadas na região que compreende o bioma Pampa. Os produtores conservam mais de 50% das propriedades com campo nativo, somando mais de 130 mil hectares distribuídos em diversos municípios do Rio Grande do Sul.

A produção deve auxiliar a preservação de importantes superfícies de campos naturais em seu local de origem, onde se encontram espécies típicas dos campos, e ainda espécies silvestres de plantas e animais cuja sobrevivência está ameaçada de extinção.

Os produtores também devem ajudar a mitigar a emissão de gases de efeito estufa, prover o bem-estar animal durante seu período de vida no campo, favorecer a permanência das famílias rurais associadas aos sistemas pecuários tradicionais e garantir condições de sanidade e inocuidade para o consumidor.

Informações adicionais sobre o projeto: http://alianzadelpastizal.org.br/quem-somos/

PARCERIAS PRODUTIVAS

460 produtores locais têm parceria com o Grupo Carrefour Brasil (dado de 2019)
34% das compras de frutas, legumes e verduras (FLV) no varejo são provenientes de fornecedores locais (2019)
63% das compras de frutas, legumes e verduras (FLV) no Grupo Carrefour Brasil (incluindo o Atacadão) são provenientes de fornecedores locais (2019)
460 produtores locais têm parceria com o Grupo Carrefour Brasil (dado de 2019)
34% das compras de frutas, legumes e verduras (FLV) no varejo são provenientes de fornecedores locais (2019)
63% das compras de frutas, legumes e verduras (FLV) no Grupo Carrefour Brasil (incluindo o Atacadão) são provenientes de fornecedores locais (2019)
460 produtores locais têm parceria com o Grupo Carrefour Brasil (dado de 2019)
34% das compras de frutas, legumes e verduras (FLV) no varejo são provenientes de fornecedores locais (2019)
63% das compras de frutas, legumes e verduras (FLV) no Grupo Carrefour Brasil (incluindo o Atacadão) são provenientes de fornecedores locais (2019)