Home Sustentabilidade Cadeias Críticas

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NAS CADEIAS

Nossos fornecedores atendem a rigorosos critérios de sustentabilidade

Atento a seu papel como líder da cadeia de valor do setor de alimentos no país, o Grupo Carrefour Brasil exerce um rigoroso monitoramento dos fornecedores em relação a suas práticas de produção. 

Elas precisam atender a critérios de sustentabilidade que estejam de acordo com a demanda e os interesses da sociedade e com o objetivo da empresa de oferecer uma alimentação saudável para todos.

Questões críticas da cadeia de fornecimento

  • Desmatamento zero

    A partir de um compromisso global de desmatamento zero (Global Commitment Forest 2020), assumido pelo Grupo Carrefour em 2010, inibimos a atuação irregular de fornecedores que possam promover o desmatamento.

     

    Pecuária
    Garantir que 100% da carne bovina brasileira in natura vendida em nossas lojas esteja em conformidade com os cinco critérios definidos em nossa Política de Carne Bovina, esse é o compromisso do Grupo Carrefour Brasil. Para que isso se torne realidade, realizamos o monitoramento de todos os fornecedores de carne bovina por meio de uma ferramenta própria de geomonitoramento, com a qual avaliamos se a carne fornecida ao grupo é proveniente de áreas em compliance com a Política.

     

    Soja
    Também atuamos na identificação de métodos alternativos no cultivo da soja, para minimizar os impactos de sua produção em termos ambientais. Participamos ativamente de grupos de trabalho, como o GTS (Grupo de Trabalho da Soja), para combater o desflorestamento ligado à essa cultura. Estimamos ainda a pegada de soja nos produtos de Marca Própria como primeiro passo para engajamento dos fornecedores em prol de uma cadeia livre de desmatamento.

     

    Confira detalhes dessas iniciativas de desmatamento zero.

  • Bem-estar animal

    Exigimos que as empresas parceiras proporcionem aos animais, na medida do possível, as cinco liberdades estabelecidas pelo Farm Animal Welfare Council (FAWC), referência global no assunto: estar livre de fome e sede; de desconforto; de dor, doença e injúria; de medo e estresse; e expressar comportamentos naturais da espécie.

     

    Ovos
    Nosso compromisso é o de comercializar apenas ovos que sejam provenientes do sistema livre de gaiolas, conhecido como
    cage-free. É um passo inédito no varejo de alimentos no Brasil. Estabelecemos a meta de que, até 2025, todos os ovos das marcas próprias Carrefour sejam produzidos dessa forma. Até 2028, as marcas nacionais também deverão se adaptar.

     

    Suínos
    O compromisso com o bem-estar dos suínos vale para os produtos in natura da marca própria Sabor & Qualidade, que atualmente representam 74% desse tipo de carne nos nossos açougues; atuamos ainda para mobilizar os fornecedores de marcas nacionais em torno dessa causa.

     

    Plano de progresso
    Para implementar seus objetivos de bem-estar animal, o Grupo Carrefour Brasil definiu em 2020 um plano de progresso, no qual assumiu objetivos audaciosos para toda a sua cadeia de valor. Para tanto, conta com parceiros como as ONGs World Animal Protection e Compassion in World Farming..

     

    Saiba mais sobre esses projetos para o bem-estar animal.

  • Pesca Sustentável

    Em 2022, 27% das vendas totais de pescado do grupo foram provenientes de fontes sustentáveis. Apenas MP esse atingimento foi de 70% em 2022.

     

    Veja mais informações sobre as nossas estratégias de pesca sustentável.

  • Direitos Humanos

    O Grupo Carrefour Brasil zela pelo bem-estar de todos aqueles que fazem parte das suas cadeias produtivas. Para assegurar a integridade desses profissionais, mantemos um monitoramento crescente de nossos fornecedores para que eles cumpram rigorosamente com todas as normas da legislação trabalhista vigente e não violem qualquer prática de direitos humanos. Contamos com uma série de mecanismos para exercer esse controle. Entre eles, temos um Código de Ética e Social para Fornecedores que precisa ser rigidamente seguido por toda empresa que nos fornece produtos e serviços.

     

    Entenda mais a fundo como prezamos pelos direitos humanos.

  • Pequenos produtores

    Atuamos amplamente com fornecedores locais. Essa proximidade contribui para a redução de perdas. Nessas parcerias, muitas vezes estabelecidas em contratos de longo prazo, apoiamos o desenvolvimento dos negócios dos produtores e estimulamos que eles adotem práticas sustentáveis de cultivo.

     

    Conheça melhor como atuamos em relação aos pequenos produtores.