Home Sustentabilidade Alimentação Mobilização Social

Colaboradores e clientes são engajados em campanhas

Doações de alimentos e roupas estão entre as iniciativas

Uma alimentação saudável para todos: essa é a missão do Grupo Carrefour Brasil. Para cumpri-la, buscamos diversas maneiras de assegurar a qualidade dos ingredientes e fornecê-los a preços acessíveis. 

Em linha com a diretriz de promover a alimentação saudável, nossa atuação busca mobilizar nossos clientes e colaboradores, engajando-os em campanhas de arrecadação e voluntariado. 

Também nos preocupamos em oferecer ajuda para situações emergenciais como a enfrentada pela região de Manaus (AM) durante a pandemia. Nesse contexto, doamos verba para a compra de usinas de oxigênio e fornecemos kits de higiene para as populações ribeirinhas. 

Programa Voluntário Carrefour

Criado em 2001, o Programa Voluntário Carrefour nasceu do desejo dos próprios funcionários de fazerem parte de mudanças sociais nos locais em que a empresa atua. 

Com o objetivo de reforçar nosso relacionamento com a comunidade, as atividades voluntárias propostas estão alinhadas com os valores Carrefour: Comprometido, Atencioso e Positivo. 

Comprometido
Interagir, dialogar e colaborar é o nosso caminho para o trabalho com a comunidade. 

Atencioso
Com respeito e proximidade, criamos laços de confiança em nossos relacionamentos. Ser acolhedor é estar atento às necessidades das pessoas e contribuir para uma melhor qualidade de vida para todos. 

Positivo
Um futuro melhor acontece para quem acredita nele. Trabalhamos com energia, entusiasmo e otimismo para a construção de um planeta mais solidário e sustentável.

O programa abrange diversas ações ao longo do ano, com formatos específicos para a matriz da Empresa, em São Paulo (SP), e para a operação.

Entre 2015 e 2019, mais de 1.100 voluntários se cadastraram em nossa plataforma de mobilização social, e cerca de 300 ações voluntárias foram realizadas. Em 2020, o programa mudou, devido à pandemia, que impossibilitou a realização de ações voluntárias fisicamente. Entretanto, não deixamos de viabilizar algumas ações no formato digital, além de reconhecer quem fez voluntariado independente. No total, mais de 190 voluntários foram mobilizados, 3 ações institucionais realizadas e 921 pessoas beneficiadas. Atualmente o programa passa por uma reformulação.

Natal do Bem

A ação do Natal do Bem é uma tradicional campanha com objetivo de arrecadar alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social. Um dia do ano é reservado para que voluntários espalhados por todos os hipermercados e supermercados, trajando coletes que os identificam, convidem os clientes a fazerem doações de alimentos para famílias em vulnerabilidade social. 

Os mantimentos arrecadados – que também incluem doações feitas pelo Carrefour – são distribuídos a instituições parceiras da campanha, como a Rede Mesa Brasil Sesc, bancos de alimentos municipais e a ONG Amigos do Bem. Só entre 2013 e 2019, foram garantidas mais de 1 milhão de refeições por meio da arrecadação de mais de 560 toneladas de alimentos para instituições beneficentes, das quais 140 toneladas foram doações do próprio Carrefour.

 Em 2020, foram doadas 37 toneladas de alimentos e 6.000 cartões-presente de R$ 100 para famílias em situação de vulnerabilidade social. Participaram da ação 139 lojas, 45 instituições beneficentes parceiras e cerca de 331 voluntários.

Parceria Amigos do Bem

A parceria com o Amigos do Bem tem como objetivo arrecadar doações de alimentos dos clientes Carrefour, venda de produtos próprios no Carrefour, além da realização de uma contribuição mensal e doações de produtos de mostruário para os projetos da instituição. Todas as doações são direcionadas para famílias do sertão nordestino. Atualmente a ONG atende, regularmente, mais de 75 mil pessoas no sertão dos Estados de Alagoas, de Pernambuco e do Ceará. 

Só entre 2015 e 2019, foram arrecadadas 2.152 toneladas de alimentos que garantiram cerca de 4,3 milhões de refeições. Em 2020, a ação ocorreu apenas durante o início do ano em 16 lojas, devido à pandemia, e arrecadou mais de 58 toneladas de alimentos que produziram cerca de 116 mil refeições. Além disso, em 2019 e 2020, a contribuição mensal para os projetos da instituição somou uma doação de 250 mil reais.

Parceria Exército da Salvação

A parceria com o Exército da Salvação visa arrecadar roupas de inverno dos clientes das lojas Carrefour para pessoas em vulnerabilidade social. A arrecadação ocorre de forma contínua em 18 lojas durante todo o ano e pouco antes do inverno em mais lojas pelo período de um mês.  

Entre 2015 e 2019, foram arrecadadas mais de 1,125 milhões de peças de roupas, aproximadamente 367 mil kg. No ano de 2020, realizamos apenas a ação contínua nas 18 lojas, devido à pandemia, com a arrecadação de cerca de 321 mil peças ou, aproximadamente, 102 mil kg.

Doação de usinas de oxigênio

O Grupo Carrefour Brasil se uniu ao grupo “Juntos pelo Amazonas”, coalização de empresas articulada pelo movimento nacional UniãoBR, no âmbito da frente ‘SO2S Manaus’, para doar verbas para a compra de seis usinas de oxigênio para atendimento da população local. Com o investimento de 20 empresas – e que totaliza R$ 2 milhões –, essas usinas produzirão oxigênio suficiente para atender, em 2021, 90 leitos de UTI em hospitais públicos da região. O diferencial dos aparelhos é que são capazes de gerar oxigênio de forma ininterrupta, podem atender simultaneamente múltiplos leitos de enfermaria e são uma solução mais sustentável e permanente que os cilindros, bastando serem ligados à rede elétrica dos hospitais, sem necessidade de trocas ao longo do dia. Além disso, os equipamentos doados poderão ser utilizados pela rede de saúde posteriormente à pandemia também.

Doação de produtos de higiene – Manaus

Em parceria com o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), o Grupo Carrefour Brasil se mobilizou para, em 2021, doar kits de higiene para a população ribeirinha e luvas hospitalares para as maternidades públicas locais de Manaus (AM). Com o intuito de ajudar as famílias a se precaver contra o coronavírus, o kit inclui álcool em gel, máscara de proteção facial, água sanitária, detergente, sabão em barras e absorventes femininos. Incluindo as luvas, quase 86 mil itens foram distribuídos. Confira o vídeo sobre o projeto.

Movimento solidário

Diante da pandemia do coronavírus, em 2020 o Carrefour mobilizou seu ecossistema e se tornou protagonista de um movimento solidário nacional. No total, foram doados R$ 21 milhões em alimentos, máscaras de proteção facial, produtos de higiene e cartões de alimentação. A ação beneficiou mais de 2,5 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade, agravada pela pandemia, em âmbito nacional. 

AJUDA NA PANDEMIA

+2,5 milhões de beneficiários
+75 municípios de 22 Estados foram alcançados (sobretudo Norte e Nordeste)
+203 mil de cestas básicas doadas
+95 mil de Cartões Alimentação emitidos
+210 mil de máscaras doadas
+2,5 milhões de beneficiários
+75 municípios de 22 Estados foram alcançados (sobretudo Norte e Nordeste)
+203 mil de cestas básicas doadas
+95 mil de Cartões Alimentação emitidos
+210 mil de máscaras doadas
+2,5 milhões de beneficiários
+75 municípios de 22 Estados foram alcançados (sobretudo Norte e Nordeste)
+203 mil de cestas básicas doadas
+95 mil de Cartões Alimentação emitidos
+210 mil de máscaras doadas

Confira o relatório completo.

Conheça outros projetos sociais

  • Instituto Baccarelli

    Leva educação musical e qualificação profissional para mil crianças e adolescentes da comunidade de Heliópolis (a maior de São Paulo). Via Lei de Incentivo à Cultura.

  • Projeto Tênis

    Tem como objetivo transformar a vida de 32 mil jovens tenistas em vulnerabilidade social por meio do esporte e da educação, oferecendo oportunidades para criar rotas rumo ao tênis profissional ou universitário. Via Lei de Incentivo ao Esporte.

  • Projeto Corujinha

    Educação, inserção social e novas oportunidades de futuro por meio da prática e ensino do golfe para crianças e jovens.

    O projeto Golfe para a Vida oferece a prática da modalidade, bem como atividades que consolidam a formação das habilidades cognitivas e cívicas e valores ligados ao esporte, para crianças e adolescentes, em horário do contraturno das escolas públicas da cidade de Louveira (SP).

  • Praça Victor Civita

    A companhia está apoiando a reforma e reabertura da Praça Victor Civita. O local foi inaugurado em 2008, no bairro Pinheiros, trazendo para São Paulo um espaço público de múltiplos usos, com arquitetura contemporânea e critérios inovadores de sustentabilidade. A praça esteve ativa até 2014, atraindo mais de 200 mil pessoas por ano, mas em seguida foi gradualmente desativada. O local traz uma perspectiva inovadora de uso do espaço público. Conectando diferentes agentes da sociedade, sob a orientação de especialistas e curadores, é possível proporcionar experiências autênticas para a comunidade e oportunidades para o setor privado.