Home Sustentabilidade Alimentação Educação Alimentar

Informação de qualidade para o bem-estar do consumidor

Nós ajudamos a propagar hábitos para uma vida mais saudável

Um dos pilares que sustentam uma boa alimentação é o da educação. Os consumidores precisam de acesso a informações de qualidade para não ter dúvidas na hora de desenvolver hábitos mais saudáveis.

Assim, é também papel do Grupo Carrefour Brasil o de mostrar às pessoas a importância de comer bem – e como fazer isso a preços acessíveis. 

Nós desenvolvemos uma série de projetos em parceria com organizações de referência para levar à população a cultura da transição alimentar. Esses programas se utilizam de diversas formas de arte e de recursos audiovisuais para impactar o ecossistema pelo viés educativo.

Horta do Amanhã

Manutenção da horta como um espaço de colaboração, troca de saberes e estímulo para encontros relacionados à alimentação e à origem dos produtos. Em parceria com o Museu do Amanhã, beneficia todos os visitantes do museu, que, só em 2019, chegaram a 200 mil. Projeto via Lei de Incentivo à Cultura.

Gastromotiva- Toolkits Educacionais Gastromotiva

Projeto em formato de restaurante-escola por meio do qual os alunos aprendem a aproveitar toneladas de alimentos que seriam desperdiçados e que são recolhidos pela organização social Gastromotiva. O aprendizado é colocado em prática no preparo de jantares solidários para pessoas em situação de vulnerabilidade. O curso acontece no Refettorio Gastromotiva, no Rio, e conta com o apoio da Fundação Carrefour. Entre 2019 e 2020 foram distribuidas no total 104 mil refeições.

Turma da Lancheira

Em parceria com o Instituto Brasil Terceiro Setor, tem como objetivo levar educação alimentar através do teatro para crianças em vulnerabilidade social que estudem em escolas públicas. Projeto via Lei de Incentivo à Cultura.

Tour virtual de “Pratodomundo – Comida para 10 bilhões”

Premiada com o Grand Prix de bronze na categoria “Exposição Temporária” e com a marca de mais de 250 mil visitantes, “Pratodomundo – Comida para 10 bilhões”, que ficou em cartaz no Museu do Amanhã de 12 de abril a 27 de outubro de 2019, está disponibilizada em ambiente online, desde 2020: museudoamanha.org.br/tourvirtualpratodomundo.

Semear

Em parceria com a Think Projetos, leva conhecimento, de maneira educacional, sobre alimentação saudável e receitas para 7.000 crianças e adolescentes em vulnerabilidade. Via Lei de Incentivo à Cultura.

Dicara

Proporciona atividades com foco em educação, proteção, evolução de habilidades e competências, esporte, valorização da cultura, entre outros. O projeto é realizado via Lei de Incentivo à Cultura em parceria com a FAZ (Fundação Amazônia Sustentável).

Resgate aos hábitos alimentares

Resgata o prazer de se alimentar, respeitando as necessidades nutricionais e fisiológicas inerentes à faixa etária do público beneficiado. Cerca de 250 idosos e idosas são contemplados por este projeto, incentivado pelo Fundo do Idoso e realizado em parceria com a Liga Solidária e a Think Projetos.

Oficina do sabor

Seu intuito é o de incentivar escolhas alimentares adequadas por meio da culinária, proporcionando aos participantes o contato com diversos alimentos e ingredientes saudáveis voltados para a prevenção e o tratamento de doenças crônicas não transmissíveis (hipertensão, diabetes e obesidade e dislipidemias). Mais de 460 idosos e idosas são contemplados por este projeto, realizado via Lei de Incentivo à Cultura e em parceria com o Banco de Alimentos de Porto Alegre (RS).

Cine Tour

O projeto leva cinema para 4.500 crianças e adolescentes em vulnerabilidade social de maneira educacional com foco em alimentação saudável. É realizado em parceria com a Cepar em Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal, via Lei de Incentivo à Cultura.