Pesquisa do Carrefour mostra a redescoberta de ser pai: como a pandemia trouxe novos comportamentos e atitudes relacionadas à paternidade
Realizada pela Lotus, a pedido do Grupo Carrefour Brasil, análise indica uma reaproximação ao papel de ser pai através de pequenas atitudes
São Paulo, 07 de agosto de 2020
O período da quarentena fez com que muitos pais tivessem a oportunidade de redescobrir o verdadeiro prazer da paternidade, participando mais ativamente de atividades do dia a dia com seus filhos. Almoços sem pressa durante a semana, tarefas da escola, uma brincadeira ao final do dia – pequenos e simples prazeres que, por conta da correria, muitas vezes ficavam guardados apenas para os finais de semana. Este foi um dos destaques da pesquisa realizada pelo Instituto Lotus – a pedido do Carrefour – que realizou 18 entrevistas com os mais variados núcleos familiares para entender como as relações de pai e filho estão se desenvolvendo durante a pandemia.
Ao todo, 18 homens e mulheres (aqui, vale destacar a mãe que faz o papel de pai), de 25 a 55 anos, com diversas configurações familiares foram entrevistados entre os dias 29 de julho e 1º de agosto. Independente do perfil, todos os participantes afirmaram que para enfrentarem a pandemia, mudaram sua rotina profissional e a sua relação com cônjuges, filhos e amigos. Além das mudanças das cargas horárias e relações pessoais, a vida financeira foi fortemente impactada após o surgimento da Covid-19 e que isso afeta o dia a dia. Para muitos, é mais importante valorizar a saúde mental e que este momento está mostrando a importância dos cuidados diários com o bem estar e a alimentação.
Este momento está sendo de redescoberta. De uma forma geral, todos declaram que dividem os afazeres escolares dos filhos com o cônjuge e que, juntos, sempre elaboram novas brincadeiras e criam momentos de lazer, como a redescoberta de cozinhar. Um dos pontos mais citados durante as entrevistas foi relacionado à alimentação. Preocupados com a qualidade da alimentação de toda família, os participantes dizem que estão buscando comprar alimentos mais frescos e cada vez menos ultraprocessados. Sentar-se à mesa, em pelo menos uma refeição é, segundo eles, uma rotina veio para ficar. A maioria afirma que, está se aventurando mais no mundo culinário, tentando receitas, incentivando e dividindo este tempo com seus filhos.
A alimentação é, realmente, um dos pontos mais lembrados. Os entrevistados afirmam que não se queixam mais sobre a falta de tempo e por não conseguirem fazer todas as refeições de forma equilibrada. Isso motiva a busca por produtos saudáveis, bem como a elaboração de receitas. O café da manhã foi eleito pela maioria, como sendo a refeição do dia mais saudável e com maior participação dos filhos.
Para as pessoas que puderam fazer o isolamento domiciliar, este fato tornou a convivência desafiadora, porém mais participativa. São 24 horas por dia, 7 dias da semana, que estão exigindo dos pais um planejamento maior das atividades dos filhos, para que tenham não somente uma rotina, mas para que também possam estar presentes.
Daniel Milagres, Head de Marca do Carrefour.
“O stress e a ansiedade, por passarem tantas horas juntos, os forçam a buscar alternativas como: cozinhar, descobrir novas receitas, ler, jogar, limpar cômodos, inventar novas brincadeiras e organizar armários e isso é muito rico. Este, inclusive, foi o mote da nossa campanha institucional de Dia dos Pais, que trouxe a mensagem ‘o melhor que você pode dar é algo que não se compra’, mostrando como que pequenos gestos podem ser tão significantes não apenas no momento atual, mas em todas as interações que compõem a relação entre pais e filhos”, finaliza.