Grupo Carrefour Brasil firma diversos compromissos contra a discriminação

Empresa reforça políticas de inclusão e valorização da diversidade

O Grupo Carrefour Brasil busca reforçar continuamente uma cultura organizacional de inclusão e diversidade, uma vez que esses valores fazem parte de seu DNA.

Nesse sentido, a empresa firma compromisso com as boas práticas de responsabilidade social ao rejeitar a discriminação por questões de etnia/cor, idade, gênero, religião, orientação sexual, identidade de gênero, deficiências, classe social, nacionalidade, naturalidade ou outras singularidades.

A partir desses princípios, a companhia definiu como prioritários quatro temas: diversidade de gênero, racial e sexual e inclusão de pessoas com deficiência.

Para incentivar e coordenar ações relacionadas a esses pilares, o Grupo Carrefour Brasil mantém, desde 2012, a Plataforma de Diversidade e Inclusão, que abriga o Comitê Estratégico de Diversidade, o Comitê Gestor de Diversidade e os grupos de afinidade.

Tais práticas estão alinhadas com as iniciativas de sustentabilidade corporativa propostas pela Organização das Nações Unidas para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, dado que o Grupo Carrefour Brasil é signatário do Pacto Global da ONU.

Buscando sempre evoluir como empresa, o grupo não permite que caia no esquecimento a tragédia ocorrida nas dependências de sua loja no bairro Passo D’Areia, em Porto Alegre (RS), na noite de 19 de novembro de 2020. Na ocasião, João Alberto Silveira Freitas foi morto em ato brutal que não representa nem condiz com os valores da companhia.O profundo pesar pelo ocorrido se reverte em ações concretas que impedirão que episódios como esse se repitam. Confira mais sobre o tema em https://naovamosesquecer.com.br/.

Nós não vamos esquecer que podemos mudar. Juntos para transformar.

Assista ao vídeo da campanha

  • Iniciativas de diversidade racial do Grupo Carrefour Brasil

    • A empresa é signatária da Iniciativa Empresarial pela Igualdade, liderada pela Faculdade Zumbi dos Palmares, e da Coalizão Empresarial Equidade Racial e de Gênero

     

    • Patrocina o Fórum Brasil Diverso e a Jornada da Diversidade, dois dos maiores fóruns no Brasil para o diálogo da diversidade racial

     

    • Patrocina a Revista Raça, que apoia ações e diálogos antirracistas

     

    • Para dar voz aos seus colaboradores e colaboradoras sobre equidade racial, a companhia possui o GARU, Grupo de Afinidade Racial Ubuntu, que se reúne mensalmente para propor ações afirmativas

     

    • Em 2020, a empresa criou comitês de diversidade regionais com a participação de colaboradores das 5 regiões do Brasil

     

    • Tem políticas específicas para a contratação e a gestão de profissionais negros e negras, como a participação na Feira das Profissões, liderada pela Faculdade Zumbi dos Palmares, parcerias com instituições como a empresa Empregue Afro, workshops de viés inconsciente para o time de recrutamento e seleção, estabelecimento de metas para a liderança visando à contratação de negros e negras em 2018 e 2019 e treinamento de líderes em práticas de inclusão

     

    • Lançamento da Cartilha de Diversidade para Fornecedores e 2020, visando à sensibilização sobre diversidade e inclusão

     

    • Promoção de webinars para espaços de diálogo em combate ao racismo

     

    • Uso das redes sociais do grupo para o combate ao racismo estrutural e a educação sobre o tema

     

    • Comunicação constante e proativa sobre racismo institucional

     

    • Diálogos com influenciadores da pauta da diversidade racial no Brasil

     

    • Interseccionalidade com a inclusão de mulheres refugiadas, com a participação no Empoderando Refugiadas da ANCUR, agência da ONU para a empregabilidade de pessoas em situação de refúgio

     

    • Treinamento de 100% dos colaboradores a respeito do racismo estrutural

     

    Reconhecimento e premiações no Brasil pela jornada de diversidade e inclusão, como Guia Exame de Diversidade de 2019 e 2020, Selo de Direitos Humanos da Prefeitura Municipal de São Paulo, Prêmio WEPS/ONU Mulheres e Prêmio EmpregueAfro de Valorização da Diversidade Étnico-Racial

  • Projetos e metas

    A partir de seu II Fórum de Liderança Inclusiva, realizado em 2020 e que contou com mais de 1.500 lideranças da empresa, o Grupo Carrefour Brasil anunciou uma série de metas e ações ligadas ao objetivo de disseminar a cultura do respeito a todas as pessoas, promover a igualdade de oportunidades e combater todo e qualquer tipo de discriminação.

     

    • Meta global de 40% de mulheres em cargos de diretoras/diretoras sênior até 2025

     

    • Meta de 50% de negros na liderança até 2025

     

    • Atingir a cota/obrigação legal de 5% de pessoas com deficiência até 2023

     

    • Manifesto de Diversidade em todas as lojas, CDs e áreas internas da empresa

     

    • Capacitação de 240 pessoas com deficiência pelo Instituto de Oportunidade Social em 2020/2021

     

    • Curso e-learning obrigatório para toda a liderança sobre viés inconsciente

     

    • Trilha de Desenvolvimento EAD e Programa de Mentoria para desenvolvimento das colaboradoras mulheres para liderança

     

    • Programa IDE – Inclusão, Diversidade e Equidade – de aceleração de carreira dos colaboradores de perfis minorizados (negros, pessoas com deficiência, pessoas trans e refugiados) identificados como destaque no Ciclo de Gente de 2020; durante seis meses, 71 colaboradores e colaboradoras passaram por capacitação técnica e de “soft skills”, competências baseadas em inteligência emocional, para ocuparem posições de primeira liderança no Grupo Carrefour Brasil

     

    • Trilha especial de desenvolvimento EAD para todos os colaboradores e colaboradoras negras, refugiadas e trans