Ewally movimenta R$ 1,6 bilhão em 12 meses e desponta como facilitadora da “fintechzação” de grandes empresas no Brasil

Bank as a Service (BaaS) é caminho para acelerar crescimento da companhia que realizou mais de 5,5 milhões de operações financeiras nos últimos 12 meses

São Paulo, 19 de julho de 2021

Conhecida por seu pioneirismo no lançamento de contas digitais no Brasil, a Ewally acelerou muito seu crescimento desde a compra de 49% do seu capital pelo Grupo Carrefour Brasil em outubro de 2019. Além de seu core business de serviços e produtos tradicionais, a companhia tem desenvolvido novos produtos inovadores, em particular o fornecimento de soluções financeiras no modelo whitelabel de BaaS (Bank as a Service) – termo utilizado para definir plataformas que permitem que uma empresa tenha os próprios serviços financeiros para oferecer aos seus clientes utilizando sua própria marca. O objetivo da companhia é de liderar esse mercado, se posicionando como uma “fábrica de bancos digitais” para grandes empresas que buscam necessidades específicas em seus nichos de mercado.

De acordo com o relatório Fintech Mining Report da Distrito de Maio de 2021, o crescimento do número de fintechs no Brasil disparou de 800 em Dezembro de 2020 para mais de 1150 em Maio de 2021, reforçando a tendência global de que o modelo “one size fits all“, que era utilizado pelas grandes instituições financeiras no passado está caindo em desuso no mercado. 

Cada vez mais as empresas estão se movimentando para incorporar produtos financeiros à sua oferta de produtos e serviços e os bancos tradicionais têm dificuldade em atender essa demanda originada em novos modelos de negócios digitais.

Andre Cunha, CEO da Ewally

A companhia percebeu que a proposta whitelabel é um divisor de águas, que separa o serviço comum de uma proposta digital vantajosa e personalizada, para o cliente e para a empresa. O brasileiro é um dos cinco maiores consumidores de aplicativos do mundo, o que corrobora com a percepção da companhia. “O serviço bancário digital proprietário da Ewally é desenvolvido por uma fração do custo de um banco tradicional, auxiliando na melhora do relacionamento com clientes e no aumento das receitas”, conta Cunha. A partir das análises de perfis e comportamento da base, o modelo facilita a fidelização dos consumidores, a customização de ações e o direcionamento assertivo de ofertas. “Outra vantagem é que esses serviços personalizados permitem que outras empresas lancem suas próprias soluções financeiras digitais em apenas quatro semanas, sendo este um de nossos diferenciais em comparação com o restante do mercado”, explica o CEO.

Dentre as vantagens do modelo whitelabel de BaaS da Ewally, as empresas podem escolher entre cerca de 121 APIs flexíveis, como PIX, pagamentos via boleto, recargas de celular e transporte público, todos dentro de uma estrutura modular e totalmente personalizável. Hoje, a companhia atende mais de 20 clientes corporativos nesse modelo, tais como a carteira de investimento MoneyMoney, além do Carrefour e Atacadão, com os quais tem trabalhado no planejamento e implementação de futuros modelos de contas digitais e serviços de adquirência para clientes pessoa jurídica.

Apenas nos últimos 12 meses, a Ewally realizou mais de 5,5 milhões de operações financeiras, o equivalente a 11 operações por minuto, tais como emissão e pagamento de boletos, transferências bancárias, transferências P2P, PIX, captura de transações de cartões de crédito em seus mPOS, dentre outras. “Nos últimos 12 meses, já ultrapassamos R$ 1,6 bilhão em volume total de pagamentos. Hoje, queremos ser a plataforma que as grandes companhias desejam para bancarizar a sua base de clientes, trazendo inovação e serviços que permitam elevar os seus negócios a um novo patamar“, finaliza o CEO.

Sobre a Ewally

Participante indireta do PIX junto ao Banco Central, a Ewally é uma das principais fintechs a ofertar o modelo whitelabel de BaaS (Bank as a Service) ao mercado brasileiro. Criada em 2014 como a primeira carteira digital do País, ao longo de sua trajetória, a companhia passou por programas de aceleração altamente disputados e relevantes como Inovabra do Bradesco, Oracle Global Cloud Acelerator, BTG Pactual Boost Lab e Scale-up da Endeavor. Hoje, a Ewally se estabelece como uma fábrica de bancos digitais, garantindo infraestrutura personalizada para outras empresas lançarem suas próprias soluções financeiras digitais em apenas quatro semanas. Além deste serviço, a Ewally ainda possui sua própria conta digital focada nos consumidores finais, buscando contribuir com a democratização do acesso de serviços financeiros à população desbancarizada. Em outubro de 2019, o Grupo Carrefour Brasil adquiriu 49% do capital da Ewally e dispõe de uma opção de compra do controle da fintech para o final de 2022.