Desperdício zero sustenta estratégia do Grupo Carrefour Brasil em várias frentes
Encontrar maneiras de alimentar toda uma população mundial em crescimento nos próximos anos, ou décadas, é uma das grandes preocupações contemporâneas. E o problema também passa a ser tratado de forma sociorresponsável pelas grandes empresas. Caso do Grupo Carrefour Brasil, que estabeleceu políticas rigorosas de combate ao desperdício de alimentos para toda a sua cadeia de operações.
Várias iniciativas foram adotadas nas lojas Carrefour e Atacadão para viabilizar o desperdício zero de alimentos ao qual o grupo se propõe.
Elas começam já pelo cuidado no manuseio e na acomodação dos itens para exposição, minimizando os riscos de amassar ou “machucar” os produtos.
Mas foi necessário também estabelecer ações para dar destinos nobres a alimentos fora do padrão estético, mas em perfeitas condições de consumo.
Assim, foram criados os programas Únicos para as lojas do Carrefour e Sans Form para as do Atacadão. Por meio deles, os produtos com alguma diferença na aparência e perfeitamente adequados para serem consumidos são vendidos com desconto de 20%.
As vendas de Únicos deram um salto positivo de 38% de 2019 para 2020: passaram de 1.800 toneladas para 2.560 toneladas.
A política de descontos também chega aos setores Açougue, Salsicharia, Peixaria, Padaria e Cafeteria, que reduzem pela metade os preços dos produtos no dia de seu vencimento. Graças a essa iniciativa, em 2019 evitou-se o desperdício de 1.852 toneladas de alimentos.
Frutas e legumes que fogem do padrão estético também são utilizadas para fazer sucos frescos ou em degustações.
Outro destino para os alimentos em perfeitas condições, mas fora dos padrões de venda, é a doação. Em 2020, graças ao Programa Parceria que Alimenta do Carrefour e do Atacadão um volume total de 3.190 toneladas de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
As práticas de aproveitamento de alimentos do Grupo Carrefour Brasil envolvem ainda os pães. Em vez do descarte, eles geram torradas e farinha de rosca – só em 2020, foram utilizadas 25,9 toneladas na fabricação desses coprodutos.
Por sua vez, aqueles itens que acabam soltos, mas que estão em bom estado, são acondicionados em novas embalagens para serem destinados à venda. Essa medida possibilitou que, em 2020, quatro toneladas de alho fossem reembaladas e vendidas.
O Grupo Carrefour Brasil também atua no sentido de orientar os consumidores a não desperdiçar alimentos.
É o que ocorre na plataforma de receitas Cybercook, que pertence ao grupo. Lá, uma ferramenta ajuda a encontrar novas receitas para transformar sobras de ingredientes de preparos anteriores.
Um recurso extra para evitar que alimentos vão para o lixo é a compostagem. Para otimizar essa alternativa, o Grupo Carrefour Brasil criou a Terra Vegetal de marca própria. Com ela, de 350 a 400 toneladas de resíduos da rede Carrefour são destinados a esse processo.