Crescimento recorde de vendas e ecossistema totalmente integrado impulsionam resultados do Grupo Carrefour Brasil no terceiro semestre
Vendas mais fortes, ganhos de participação de mercado e maior share of wallet resultaram num crescimento de 73,1% no lucro líquido da companhia
São Paulo, 10 de novembro de 2020
O processo de digitalização de todo seu ecossistema, que culminou com o lançamento do e-commerce do Atacadão, uma nova e remodelada plataforma de compras do Varejo e o novo aplicativo Meu Carrefour, garantiram ao Grupo Carrefour Brasil um terceiro trimestre irrepreensível. Assim como no segundo trimestre, o resultado do e-commerce foi um dos destaques, com crescimento de 202,4% no GMV de alimentos e 69,1% em não-alimentos, com um total de R$ 895 milhões de GMV. As vendas consolidadas do Grupo alcançaram R$19,3 bilhões no período, um crescimento de 29,9% (ex gasolina) em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Excluindo gasolina, as vendas LFL cresceram 26,0%, impulsionadas pelas fortes vendas tanto no Atacadão como no Varejo.
O lucro bruto atingiu R$3,4 bilhões, aumento de 12,2% no trimestre. A margem bruta consolidada foi de 19,7%, impactada pelo aumento de provisões no Banco Carrefour. Isso foi em grande parte compensado pelo forte momento do Carrefour Varejo e Atacadão, que geraram ganhos de eficiência importantes. Postos e galerias também tiveram uma contribuição positiva.
O EBITDA ajustado consolidado atingiu R$1,3 bilhão no período, um aumento de 18,6% a/a, com uma contribuição significativa do Atacadão e do Varejo. A margem EBITDA ajustada foi de 7,7% (-0,5 p.p. a/a) devido principalmente ao aumento extraordinário nas provisões do Banco Carrefour. No consolidado de 2020, o EBITDA ajustado atingiu R$3,9 bilhões (+17,9% a/a) com margem de 8,1%.
A estratégia de expansão nos formatos de atacado e proximidade nos últimos 12 meses adicionou mais 3,9% de crescimento, com 3 inaugurações de lojas no formato atacado e 2 de proximidade no 3T20. Com isso, a rede de lojas do Grupo Carrefour Brasil atingiu 699 unidades ao final de Setembro de 2020.
O Grupo Carrefour Brasil apresentou um desempenho notável no terceiro trimestre, com crescimento recorde de vendas e rentabilidade impressionante. O crescimento das vendas e do EBITDA ajustado no Atacadão e no Carrefour Varejo subiram fortes dois dígitos, e o Banco Carrefour está retomando o crescimento com fundamentos sólidos após os ajustes necessários relacionados ao cenário do Covid-19.
Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil.
“Isso atesta o sucesso das medidas que tomamos para garantir um ambiente seguro para nossos clientes e colaboradores em meio à pandemia, bem como a força de nosso ecossistema omnicanal que está cada vez mais integrado. O Grupo Carrefour Brasil tem um forte momento e claramente entrou em um círculo virtuoso: tráfego mais alto que alimenta vendas mais fortes e ganhos de participação de mercado e, por fim, um maior share of wallet”, completa.
Atacadão – Crescimento histórico
A receita bruta do Atacadão aumentou para R$13,5 bilhões, impulsionada por um crescimento de 25,8% LfL – o maior nível em um trimestre na história recente da rede – e uma expansão de 5,5%.
As decisões estratégicas tomadas desde junho para melhorar a competitividade criaram uma dinâmica comercial positiva culminando no pico de vendas em setembro. Somadas a isso, as vendas B2B retomaram o crescimento com a redução das restrições de circulação no Brasil e a reabertura de bares e restaurantes. Ao mesmo tempo, as vendas de clientes B2C mantiveram seu forte momento devido à competitividade de preços do Atacadão e à tendência contínua de alimentação em casa, uma vez que os escritórios e escolas não foram totalmente reabertos.
Além disso, o Market share cresceu 1,3 p.p. na comparação anual, reflexo das medidas tomadas nas lojas para manter os clientes seguros e iniciativas comerciais assertivas, o que demonstra a relevância do modelo de negócios de atacado em um ambiente desafiador, principalmente para clientes B2B.
Na esteira da digitalização de todo o ecossistema do Grupo, vale destacar, também, as parcerias com aplicativos de entrega rápida. Após um soft launch em quatro lojas há seis meses, o serviço já está disponível em 23 unidades em 11 estados e 100% dos clientes são novos no Atacadão, reforçando a estratégia de proporcionar uma melhor experiência de compra com o melhor preço. Além disso, o lançamento do e-commerce alimentar focado em clientes B2B, que possui mais de 300 vendedores, já está alcançando resultados melhores do que o esperado, com receitas crescendo cerca de 4 vezes sequencialmente.
O lucro bruto aumentou 30,3%, atingindo R$1,8 bilhão. A margem bruta ficou praticamente estável ao compararmos 2019 e 2020 (15,1%), refletindo as decisões estratégicas tomadas para melhorar a competitividade e a retomada das vendas B2B com a redução das medidas de restrição de circulação no Brasil, bem como a reabertura de bares e restaurantes. Isso levou o mix de vendas próximo aos níveis pré-pandêmicos, o que explica a redução da margem bruta em relação ao 2T20.
O Atacadão, mais uma vez, foi capaz de compensar os custos extras associados ao COVID-19 e diluir os custos fixos, gerando outros 1,16 p.p. de ganhos de eficiência de SG&A no 3T, o que representou 7,1% da receita líquida. Essa notável conquista torna o Atacadão um dos mais eficientes players do varejo de alimentos em todo o mundo. Como resultado, o EBITDA Ajustado atingiu R$ 984 milhões no trimestre, 51,4% superior ao do 3T19, com expansão de margem de 1,1 p.p. resultando em 8,0%.
O Atacadão encerrou o trimestre com 222 lojas (sendo 29 atacados de entrega) após 3 inaugurações no período, sendo 1 no Sul e 2 no Norte do país, e já atende 4.900 cidades no Brasil (88% do total de cidades), fortalecendo a posição de liderança da rede. Com a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE – para a aquisição das 30 lojas Makro, o Grupo Carrefour dá um passo importante na consolidação desta liderança. Todas as lojas estão em localizações privilegiadas e irão impulsionar ainda mais o crescimento da rede, bem como estender a capilaridade de atendimento a milhares de novos clientes.
Varejo – 32% de aumento no share of wallet
As vendas do Carrefour Varejo (ex-gasolina) atingiram R$5,2 bilhões no 3T, dando continuidade à tendência observada no 2T e registrando, novamente, expressivo crescimento LfL de 26,6% (ou R$5,4 bilhões e 27,4% incluindo o marketplace), impulsionadas pelo forte crescimento tanto no varejo alimentar (15,4%), quanto no não alimentar (43,6%). O desempenho é ainda mais impressionante ao considerar que o 3T foi marcado pela reabertura do comércio em geral, além da forte base de comparação de 8,8% de crescimento no 3T19, demonstrando a competitividade e presença relevante nos canais online e offline, o que permitiu manter os mesmos níveis de receitas do 2T e 38% de crescimento em um período de dois anos.
Mais uma vez, as iniciativas implementadas nas lojas se provaram relevantes, uma vez que as operações de Varejo apresentaram novos ganhos de market share, com manutenção de níveis satisfatórios de NPS. As medidas de segurança e negócios foram mantidas, com destaque para a nova dinâmica promocional, que continua apresentando sólidos resultados, incluindo um maior engajamento de clientes e ganhos de produtividade.
A diminuição das restrições de circulação no Brasil e os sinais de desaceleração da pandemia do COVID-19 levaram a uma normalização do comportamento do consumidor. De forma geral, o nível de engajamento dos clientes continuou aumentando e isso se traduziu em aumento de share of wallet, que avançou 32% em setembro ao compararmos com o mesmo período do ano anterior.
Banco Carrefour – 5º maior banco do país
O Banco Carrefour confirmou a tendência de recuperação observada no final do 2T20, com crescimento de 16,0% no faturamento do 3T a/a, para R$9,7 bilhões. Em setembro o faturamento cresceu a níveis próximos aos 20%. O cartão Carrefour apresentou crescimento de 12,1%, enquanto o cartão Atacadão acelerou para +29,6%. O desempenho foi impulsionado pelas vendas on-us (+12,9%) e off-us (+18,8%), que foram parcialmente compensadas pela contração em outros produtos, com destaque para os empréstimos pessoais, como já esperado em função do ambiente atual.
A carteira de crédito atingiu R$12,3 bilhões, +19,8% a/a (IFRS9). Considerando o critério local, o Banco Carrefour se tornou o 5º maior banco do país em saldo de carteira concedido por meio de cartões de crédito. A média mensal de usuários dos canais online atingiram 65% das contas ativadas em setembro e os canais digitais representaram mais de 30% do total da aquisição de novos clientes.
A recuperação no faturamento é uma clara evidência da resiliência da atividade de financiamento ao consumidor e da impressionante capacidade do Banco Carrefour, particularmente no cenário de crise atual, para iniciar um novo ciclo de crescimento, alavancando diversos ativos de nosso ecossistema único.
A liquidez trazida pelo programa de auxílio emergencial lançado pelo governo devido à pandemia de Covid-19 acelerou a amortização de saldos em aberto, desacelerando a receita de juros. Evidenciou-se uma queda de 18,9% na receita no 3T20, que atingiu R$ 620 milhões. No consolidado do ano, o crescimento das receitas manteve-se em positivo (+ 3,5%).
No final do 3T, todos os serviços de boletos bancários foram totalmente internalizados, uma etapa importante para aumentar a eficiência do banco, o que reduz o custo de cobrança em 20% (6 milhões de boletos emitidos por mês) e possibilita o ganho de um dia de giro no fluxo de caixa mensal.
Em suma, o prejuízo líquido do Banco Carrefour no 3T20 totalizou R$4 milhões, mas no consolidado do ano, a operação continua a ser bastante lucrativa e agregadora de valor ao resultado, com lucro líquido de R$ 211 milhões.
Multiformato – ticket médio com crescimento de 47,1%
A operação multiformato registrou mais um trimestre de forte desempenho, atingindo impressionantes 22,1% de crescimento LfL no 3T (21,8% crescimento total), o que é particularmente expressivo considerando a forte base de comparação de 7,2% de crescimento no 3T19, além do fato de o aniversário do Carrefour em setembro deste ano ter sido adiado. O crescimento dos itens alimentares continuou com a tendência observada no 2T, com ganhos recorrentes de market share e crescimento LfL de 14,2% (13,9% crescimento total). O ticket médio aumentou 47,1% a/a, enquanto o número de tickets continuou menor em 16,5% a/a. Apesar do menor tráfico na comparação anual, em razão das medidas restritivas adotadas, houve crescimento de 3,7% na comparação sequencial, indicando uma normalização do comportamento do consumidor com a redução de algumas dessas medidas.
Beneficiados pelo formato one-stop-shop e pela elevada qualidade na execução das operações, os hipermercados foram novamente o destaque do trimestre, crescendo o dobro do mercado pelo segundo trimestre consecutivo, 25,3% (vs. 12,7% de acordo com a Nielsen), o que levou a um aumento de 1,9 p.p. de market share a/a. Também foi registrado um aumento de 14% no número de SKUs na cesta média dos clientes dos hipermercados, +25% nos supermercados e +33% nas lojas de conveniência. Isso comprova a competitividade do modelo multiformato e o poder do ecossistema, resultando em uma maior concentração de compras nos canais.
Adicionalmente, a estratégia promocional mais eficiente possibilitou que as operações de Varejo apresentassem uma redução nos custos. Com foco nos clientes mais fiéis do grupo, o Grupo passou a oferecer preços ainda mais competitivos e, por fim, atingir maiores níveis de NPS e share of wallet.
Com os produtos marca própria, o crescimento foi de 22% a/a no volume total, com destaque para PGC, que avançou 35% a/a. O número de cestas com PGC de marca própria cresceu cerca de 10 p.p. em relação à média histórica, atingindo 30%. A boa aceitação desses produtos demonstra os elevados padrões de qualidade considerados, bem como o equilíbrio na relação custo-benefício – ainda mais relevante em um ambiente inflacionário – ajudando os clientes a manterem o nível de gastos sem necessidade de alteração de seus hábitos. Consumidores dos produtos de marca própria apresentam share of wallet 50% maior que a média dos demais consumidores.
Os corredores de alimentos saudáveis foram implementados em 89 hipermercados, oferecendo cerca de 3,400 SKUs de alimentos orgânicos e saudáveis e, aproximadamente 2.500 SKUs de produtos de marca própria, que foram um dos destaques do trimestre ao atingirem o recorde de 14,7% do total de vendas de alimentos (+1.7 p.p. a/a).
O forte desempenho dos produtos alimentares demonstra claramente que os clientes estão concentrando as compras na rede, o que naturalmente aumenta o fluxo para itens não alimentares (1 a cada 2 clientes que compram alimentos também compram itens não alimentares). A categoria não alimentar se beneficiou das diversas iniciativas lançadas nas lojas e canais online, entregandoforte crescimento de 36,7%, apesar da reabertura de outros varejistas e da forte base de comparação (+17,5% no 3T19). Isso reforça a competitividade no segmento e a importância de um modelo omnicanal e de sinergias. Todas as categorias apresentaram crescimento: Bazar e Têxtil superaram 30% de crescimento LfL e Eletrodomésticos tiveram 47.6% de crescimento LfL com um aumento de 20% no número de clientes comprando conosco. O EBITDA ajustado do Varejo, incluindo e-commerce e excluindo postos e galerias atingiu a margem de 8,6%, uma melhoria de 4 p.p.
E-commerce: crescimento de 202,4% alimentar
O e-commerce continuou sendo um canal popular, mesmo com a reabertura de lojas físicas. Em setembro, a plataforma ficou novamente em 7º lugar em número de visitas (ranking da E-commerce Brasil), o mesmo nível atingido no pico da pandemia, indicando uma nova tendência nos hábitos de compras dos consumidores.
O GMV total cresceu 72,5% (ou 86.1% incluindo o serviço de entrega rápida), impulsionado principalmente pelo forte crescimento nas vendas do e-commerce alimentar (+202,4% incluindo o serviço de entrega rápida), e pela resiliência das vendas do segmento não alimentar, que continuaram crescendo (+69,1%) mesmo com a reabertura de lojas físicas. O GMV se manteve virtualmente no mesmo nível do 2T20, pico de pandemia do COVID-19, e acima do período de Black Friday em 2019 (4T). As vendas do marketplace cresceram 61,7% e representaram 21,6% do GMV total no 3T, apesar dos desafios impostos pela migração de plataforma citada.
Em setembro, 98,2% das entregas do varejo alimentar foram feitas sem atraso, com média de 1,6 dias. As iniciativas do Grupo também se traduziram em novos clientes tanto para os canais online, quanto offline, uma vez que 70% dos clientes do e-commerce alimentar em setembro eram clientes novos ou inativos no ecossistema. O e-commerce continua acelerando, mantendo o bom momento e melhorando os resultados, o que aproxima o modelo de negócios do ponto de equilíbrio.
Ecossistema totalmente conectado
Com o lançamento do novo aplicativo “Meu Carrefour” e o novo programa de recompensas, o ecossistema digital do Grupo agora está totalmente conectado. Com mais de 20 milhões de clientes do antigo programa de fidelidade, a principal mudança é a nova funcionalidade “Minhas Recompensas”, que está conectada a todos os formatos de lojas do Carrefour (hipermercados, supermercados, conveniência, postos de gasolina e drogarias) e e-commerce (alimentar e não alimentar). A partir de agora, o cliente acumula moedas virtuais que podem ser trocadas por inúmeros benefícios, seja em vouchers de desconto em compras ou para uso em parceiros.
Outra novidade do Meu Carrefour é a conectividade com o CyberCook. Sempre que o consumidor pesquisar um ingrediente, o aplicativo se conectará automaticamente à plataforma de receitas e o cliente terá acesso a sugestões de pratos fáceis e rápidos e dicas de reaproveitamento de alimentos. Até o final do ano o aplicativo também passará a integrar o Scan & Go, possibilitando que ele efetue o pagamento em sua conta pelo aplicativo, e o Banco Carrefour, permitindo que o cliente acesse os recursos já utilizados no aplicativo existente no Banco.
O novo aplicativo “Meu Carrefour” reflete uma visão de foco no cliente, dando a ele poder de decidir como e quando ele prefere fazer suas compras. Além disso, reforça todo o trabalho de inovação do Grupo – iniciado em 2018 – ao criar um ecossistema que conecta todos os formatos do Grupo, facilitando o dia a dia dos consumidores.
Covid-19: compromisso e eficácia reconhecidos
O Grupo Carrefour Brasil foi um dos poucos varejistas a manter todas as iniciativas tomadas desde março para garantir um ambiente saudável e seguro para clientes e colaboradores, embora a taxa de contágio da pandemia COVID-19 no Brasil tenha melhorado. As lojas do Grupo – Atacadão, Carrefour, drogarias e shopping centers – fizeram parte de um rigoroso processo de verificação conduzido por uma empresa terceirizada, a DNV GL, para garantir que todos os protocolos estivessem alinhados às melhores práticas internacionais. Todas as iniciativas e esforços foram reconhecidos, torando o Carrefour a primeira empresa varejista brasileira a receber o selo Internacional “My Care”, que atesta a eficácia e segurança das ações do Grupo para proteger clientes e colaboradores.
A prioridade dada para proporcionar uma boa e segura experiência de compra nas lojas foi mais uma vez reconhecida pelos clientes, o que refletiu em elevados níveis de NPS e um forte desempenho de vendas no terceiro trimestre.
Sustentabilidade
A construção de um futuro sustentável faz parte do DNA do Grupo que, em 2020, avançou com uma nova matriz energética logística para reduzir as emissões de CO2 e neutralizar 100% das emissões. Desde 2019, foram realizadas uma série de iniciativas para melhorar a eficiência do transporte, o que resultou em uma redução de 17% na emissão de carbono no 1S20 (vs. 1S19). Em outubro, outro importante avanço, estabelecendo uma parceria para neutralizar 100% das emissões de CO2 com o Green Farm CO2 Free, o mais completo projeto de sustentabilidade e preservação ambiental do mundo, que está comprometido com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.