Carrefour reduz pegada de carbono em sua estratégia de logística
Toda a sociedade tem se preocupado nas últimas décadas em reduzir a emissão de gases poluentes para ajudar na preservação do meio ambiente. O Grupo Carrefour Brasil também aderiu a esse movimento, alinhado com as políticas globais da companhia. Nesse sentido, a empresa tem investido em iniciativas para aumentar a eficiência em logística, na mudança da matriz energética da sua frota e em um programa de neutralização de carbono no Brasil.
Os resultados desse empenho já podem ser mensurados. Na comparação do primeiro semestre de 2020 com o de 2019, é verificado que houve uma diminuição de 17% na tonelagem de CO2 emitido na distribuição de mercadorias.
O aumento de produtividade na logística é fundamental para reduzirmos a pegada de carbono de nossa operação e colaborarmos para conter as mudanças climáticas
Lucio Vicente, head de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil
São muitas as ações empreendidas pela empresa no intuito de atingir esse objetivo.
A redução de quilômetros rodados em estradas é uma delas. Assim, muitos trechos passaram a ser percorridos com o uso de meios de transporte alternativos.
A rota São Paulo – Manaus, por exemplo, passou a ser realizada por cabotagem em 2019. Só com essa mudança, evitou-se o percurso de 203 mil quilômetros em estradas. Para a rota São Paulo – Pernambuco, a opção escolhida foi o Rodotrem, veículo com maior capacidade de carga.
Por sinal, a revisão de processos de acondicionamento é uma das características da inteligência empreendida pelo Grupo Carrefour Brasil na área de logística.
A melhor ocupação e acomodação das cargas nos Centros de Distribuição constitui um dos fatores de mudança nesse sentido. A expedição direta entre CDs também foi um ajuste importante e necessário.
Modificações na frota constituem outro ponto de destaque. Elas incluem o porte e a quantidade de veículos, como no abastecimento da loja Pamplona, em São Paulo, que passou a ser feito por cinco veículos de grandes e um pequeno ao invés de nove pequenos e um de grande porte.
A adoção de veículos que usam combustíveis limpos configura também um avanço. Dois caminhões ecológicos – que emitem 15% menos CO2 que a versão a diesel – circulam desde julho de 2020 e atendem lojas da capital paulista e do interior do estado. Em outubro do mesmo ano, dois veículos 100% elétricos, com 250 km de autonomia e zero de poluição, começaram a rodar com a bandeira do Carrefour.
O grupo planeja ainda transformar resíduos de alimentos das lojas em biomassa para combustível de sua frota.