Carrefour abre curso de formação profissional gratuito e online para pessoas com deficiência

Realizada em parceria com o Instituto da Oportunidade Social (IOS), a ação formará profissionais com deficiência para varejo. Todos os participantes receberem uma ajuda de custo de R$150,00 e parte dos alunos formados poderá ser contratada pela companhia.

São Paulo, 25 de outubro de 2021

O Carrefour, maior ecossistema do varejo alimentar do país, em parceria com o Instituto da Oportunidade Social (IOS) – que atua desde 1998 promovendo a formação profissional gratuita e a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência – acaba de abrir inscrições para o curso de formação profissional para pessoas com deficiência. O curso, que é gratuito e totalmente online, ainda oferece aos alunos uma ajuda de custos no valor de R$ 150,00. Ao final da formação, o Carrefour vai selecionar participantes para vagas de trabalho em sua rede.

Voltado para atuação na área de varejo, nas funções de operador/atendente de lojas, supermercados e farmácias, o curso tem duração de 4 semanas e as aulas começam em 16/11/2021, de segunda à sexta-feira, durante 4 horas por dia. Para participar, basta ter idade a partir de 18 anos e estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio. As inscrições podem ser realizadas até 31/10/2021 pelo link: https://bit.ly/3DMgCCC

Diversidade e inclusão são princípios dos quais não abrimos mão no Carrefour. Em paralelo, promovemos capacitação e inserção profissional para grupos minorizados por considerarmos que o trabalho é um dos principais fatores de inclusão social.

Kaleb Machado, gerente de Diversidade e Inclusão do Grupo Carrefour Brasil.

“Sabemos também que o setor do varejo é uma porta de entrada importante para o mercado de trabalho. Por isso, compreendemos nosso papel em apoiar essas pessoas para que consigam melhores oportunidades de carreira e condições de vida”.

Além da iniciativa de formação profissional em parceria com o IOS, o Carrefour realiza periodicamente as chamadas Semanas D, datas específicas voltadas para a contratação de pessoas com deficiência e outros grupos minorizados nas lojas de todo o Brasil. Por meio delas, a empresa vem contribuindo para a inclusão profissional dessas pessoas, reforçando o compromisso com a valorização e o aumento da diversidade e inclusão em seu ecossistema. O processo de desenvolvimento de carreira desses grupos é complementado também dentro da própria companhia, em especial por meio do Programa IDE (Inclusão, Diversidade e Equidade), que abrange uma trilha de conhecimento denominados “soft skills”, além de capacitação técnica.

Conteúdo

O IOS será responsável pelo conteúdo do curso que abordará as ferramentas Keep, Trello, Pacote G-Suite. Além de conteúdos tecnológicos, os cursos do IOS abrangem conceitos administrativos com aulas práticas em softwares de gestão, Português e Matemática, Empregabilidade, Cidadania e Comportamento (Soft Skills), trazendo para a prática a vivência corporativa, que ensinam o aluno elaborar desde e-mails, apresentações, participar de reuniões, ter visão de negócio até desenvolver o briefing e apresentação de um produto.

Mais de 40 mil profissionais formados

O IOS já formou mais de 40 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Cliente, ampliando a renda dessas famílias em até 49% .

Em 2020, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, o IOS formou cerca de 1.500 jovens e pessoas com deficiência e, também colaborou com o ingresso de 815 alunos no mercado de trabalho.

“Essa parceria com o Carrefour reforça o propósito do IOS de atuar na formação profissional de pessoas com deficiência para aumentar a empregabilidade desses profissionais e colaborar com as empresas nos seus programas de inclusão”, a superintendente do IOS, Kelly Lopes.

Serviço

Curso gratuito de formação profissional online para pessoas com deficiência Inscrições: até 31/10/2021

Link: https://bit.ly/3DMgCCC

Central de Atendimento – WhatsApp: (11) 97179-2371

Documentos para Inscrição (originais)

• RG e CPF do aluno;
• Comprovante de Escolaridade;
• Comprovante de Residência (conta de água, luz e telefone – levar as três);
• Comprovante de Renda de todos os moradores da residência;
• Laudo médico atualizado

Sobre o IOS

Comprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho, desde 1998 o IOS desenvolve projetos de formação profissional gratuita em temas variados. “Administração” e “Tecnologia” compõem a grade de cursos, além do enfoque comportamental. Qualificado como Entidade Beneficente de Assistência Social certificada pelo CEBAS (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social), o IOS já formou mais de 40 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS – sua fundadora e principal mantenedora -, Dell, Microsoft e Zendesk. Juntam-se a este grupo empresas que realizam doações via Incentivo Fiscal, como a Arcos Dorados, BASF, Banco IRB, Brasilprev, Cielo, CTG, Clear Corretora, Hyundai, IBM, Instituto Center Norte, Isa CTEEP, Mattos Filho, Mercado Livre, Vale, entre outras. Mais informações: https://www.ios.org.br

Informações para a imprensa:

Grupo Carrefour Brasil – (11) 2391-5005 | [email protected]

IOS – Isadora Leone – (11) 98445-3985 – [email protected] | Andrea Cipriano | (11) 99151-2328 – [email protected]