3º Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial 2023 destaca a educação e a transformação na cadeia de valor como formas de combater o racismo

Iniciativa reúne 70 empresas que, juntas, representam um faturamento de R$ 1,3 trilhão e empregam mais de 4 milhões de pessoas no Brasil

São Paulo, novembro de 2023

Em um trabalho contínuo na promoção da diversidade e inclusão no cenário empresarial, o 3ºFórum Internacional de Equidade Racial Empresarial 2023reunirá, nos dias 16 e 17 de novembro, na FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo -, líderes de grandes empresas, bem como autoridades, personalidades corporativas, acadêmicas e do ambiente legal para abordar temas fundamentais no ambiente corporativo, como a responsabilidade da transformação na cadeia de valor e o papel da educação para combater o racismo.

O Fórum faz parte da Virada da Consciência, organizada pela Universidade Zumbi dos Palmares, que está em sua 6ª edição, e reúne diversas atividades e ações voltadas no combate ao racismo e a discriminação, com programação que busca valorizar a cultura negra em diferentes frentes. “Ter o apoio de grandes organizações para a realização deste projeto é muito importante para pavimentar o caminho da equidade racial e diversidade”, diz José Vicente, reitor da Zumbi dos Palmares.

O Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial, criado pela Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, hoje, conta com a participação de 80 empresas e organizações apoiadoras que, juntas, somam um faturamento de R$1,3 trilhão e empregam mais de 4 milhões de pessoas no País. Reunidos em mesas de debates e painéis de temas abrangendo áreas cruciais como recursos humanos, integridade, comunicação, compliance e auditorias, líderes de empresas como Grupo Carrefour Brasil, Ambev, Ifood, entre outras, discutem formas de combater o racismo. A realização é da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, FIESP e Mover – Movimento pela Equidade Racial com apoio do Grupo Carrefour Brasil.

“Tamanho é responsabilidade. E responsabilidade é assumir compromissos. Movidos por essa convicção é que temos trabalhado para construir um futuro mais inclusivo, mais diversos e mais sustentável. Temos uma preocupação gigante em mobilizar e engajar nossos colaboradores, fornecedores e parceiros na causa antirracista e sabemos que para ampliar esse impacto é fundamental nos unirmos a parceiros que sejam referência na causa. Nosso apoio ao Fórum passa por esse papel de mobilização, estaremos lá com parceiros, colaboradores e fornecedores debatendo temas relevantes para o combate ao racismo no ambiente corporativo e também ouvir, aprender e evoluirmos juntos na nossa jornada de ser uma empresa cada vez mais diversa e sustentável”, explica Maria Alicia Lima, VP de ESG, Comunicação e Relações Institucionais do Grupo Carrefour Brasil.

Com entrada gratuita, o Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial 2023 possui vagas limitadas. Para participar é preciso realizar o credenciamento pelo site: Link

Sobre o Grupo Carrefour Brasil

Há 48 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder do varejo alimentar e tem sua estratégia focada em três pilares: combate à fome e desigualdades (por meio da inclusão social, doação de alimentos e geração de trabalho e renda), diversidade e inclusão (construção diária de um ambiente de valorização da diversidade e promoção da inclusão, eliminando barreiras para o desenvolvimento de todos os colaboradores e atuando continuamente no combate a todos os tipos de discriminação) e proteção ao planeta & biodiversidade (comprometimento com a agenda climática e com o combate ao desmatamento). A companhia conta com um ecossistema completo que reúne operações de Varejo: Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro, Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (proximidade), Carrefour.com (e-commerce), TodoDia (supermercado de descontos e e-commerce), BomPreço e Nacional (supermercado e e-commerce), além de Postos e Drogarias; Atacadão (atacado, atacado de autosserviço e e-commerce); Sam’s Club (clube de compras e e-commerce), além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação abrange mais de mil pontos de vendas. Maior empregadora privada do país, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Clique aqui e conheça mais sobre o Grupo.

Informações para a imprensa:

Grupo Carrefour Brasil – (11) 94195-4592 | [email protected]