Iniciativas para diversidade e inclusão
Equidade de gênero: Em linha com o compromisso global de promover a diversidade e combater a discriminação, encerramos o 2T23 com 35% de mulheres em cargos de liderança (gerente e acima).
Grupo Carrefour com ELLAs: Concluímos a 2ª turma de mulheres do programa de desenvolvimento “Grupo Carrefour com ELLAS” que contou com 750 mulheres. A 3ª turma já foi aberta com 1.000 vagas no programa, que tem a missão de impulsionar ainda mais a carreira feminina na Companhia, por meio de mentorias que apoiam o desenvolvimento profissional e o empoderamento feminino.
Vagas de estágio afirmativo para mulheres: No início deste ano, anunciamos o programa de estágio, na qual parte das vagas foram destinadas exclusivamente para a comunidade feminina. As oportunidades foram para atuar na área tecnológica da Companhia (analytics, TI – Arquitetura da Informação e TI – Aplicações & Território).
Representatividade: 42,7% de pessoas negras em cargos de liderança (gerentes e acima), um aumento de 1,70 bps, respectivamente, em relação a dezembro de 2022.
Programa P.O.D.E.R: Elaborado pela liderança negra da organização para o desenvolvimento profissional dos colaboradores negros da empresa. O programa tem como objetivo promover o desenvolvimento, crescimento profissional e criar uma potente rede de conexão com os colaboradores que se autoindiquem pretos e pardos.
Afro Impacto Digital: Um programa afirmativo que aposta nas soluções desenvolvidas por startups de fundadores negros para a resolução de desafios enfrentados pelo Grupo. O programa foi desenvolvido pelo time de Inovação da companhia em parceria com a UP Lab.
Comitê de Gestão de Acessibilidade: Grupo multidisciplinar que envolve as áreas de Gestão Inclusiva, Engenharia, Manutenção, Saúde e Segurança do Trabalho e tem como objetivo atuar de forma cooperativa na promoção e gestão da acessibilidade dentro do Grupo Carrefour Brasil e na valorização da diversidade em todas as esferas. Atualmente, temos mais 5.100 colaboradores com deficiência.
Acessibilidade em Foco: Encontro recorrente realizado pelo time do Banco Carrefour junto com colaboradores que têm deficiência visual. O objetivo é debater as necessidades de melhoria de cada produto do portfólio, avaliando a implementação e aprimoramento do código, em navegação via leitor de telas, com foco na acessibilidade.
Pessoas embaixadoras da Inclusão: Programa para conectar os colaboradores e colaboradoras na promoção da agenda de inclusão ajudando a multiplicar a cultura i4Cs da organização. Os líderes participantes do programa serão pontes entre a sua área e a diretoria de Gestão Inclusiva, apoiando e fomentando o tema D&I no dia a dia entre colaboradores, no atendimento ao cliente e em todas as interações que tivermos.
Acelera Iaô: No fomento ao Empreendedorismo negro investimos na capacitação de mais de 2.000 afroempreendedores baianos pela Fábrica Cultural, organização social fundada pela Ministra Margareth Menezes.
Afroempreendedores: Desenvolvemos afroempreendedores como fornecedores do Grupo Carrefour Brasil, passando a comercializar seus produtos em nossas lojas.Gastronomia Periférica: Patrocínio do projeto, o qual consiste na capacitação de 480 alunos, divididos em 4 turmas de EAD, com foco na cozinha profissional e empreendedorismo.
Engajamento da Alta Liderança Empresarial na promoção da equidade racial
A Inclusão sempre esteve presente e intrínseca nos negócios do Grupo Carrefour, e com a evolução de sua agenda, a Companhia entendeu a necessidade de não deixar este tema implícito. A nossa cultura deixa de ser 4C e passa a ter o I, de Inclusão, de uma forma transversal e começa a ser visto como algo que precisa ter destaque em tudo o que a gente faz.
Este é um tema estratégico para a companhia, uma vez que conseguimos nos destacar frente aos concorrentes, pois esta também é uma demanda que vem do cliente. Por isso, prezamos por um atendimento inclusivo e por um quadro de colaboradores que representam a diversidade do nosso País. Como maior empregador privado do Brasil, também precisamos estar atentos na forma como a gente recruta, desenvolve e criamos dentro das nossas estruturas um ambiente adequado para que as pessoas fiquem.
i4Cs
1. Inclusão
2. Clientes
3. Coragem
4. Compromisso com a Mudança
5. Cooperação
Liderança Inclusiva
Até setembro deste ano, iremos engajar, aproximadamente, 5.000 líderes em nossa cultura do i4Cs. O intuito é falar sobre o papel da liderança nesta temática, como eles podem atuar como uma liderança inclusiva, o que a inclusão muda no papel das lideranças, entre outros temas. Este é um processo que visa educar e falar constantemente com os líderes sobre como a inclusão é um papel de todos e, principalmente, uma responsabilidade da nossa liderança.
Treinamento 1º dia
Uma das ações necessárias e efetivas que trabalhamos com TODOS os nossos colaboradores – desde a liderança a toda operação, é a promoção de treinamentos de abordagem racial, para entendimento do que é racismo e como ele impacta a vida de pessoas negras. Os novos colaboradores passam por todos os treinamentos, inclusive o de letramento racial, já nos primeiros três dias de trabalho.
Os colaboradores passam por um programa de treinamento com aprendizados sobre Eu Pratico Respeito e Letramento Racial no momento da contratação, com reciclagens anuais. Além disso, a temática da diversidade é abordada constantemente nas comunicações internas do Grupo, assim como em eventos.
O modelo de prevenção do Grupo reforça diretrizes de inclusão e respeito e conta com uma importante mudança no perfil do profissional, espelhando a diversidade da população brasileira. O resultado é uma atuação mais humanizada, com perfil acolhedor, que está presente nas lojas com o intuito de proporcionar a melhor experiência para o cliente.
As atividades são baseadas em cinco pilares
1. Praticamos a cultura da inclusão;
2. Respeitamos os limites;
3. Temos inteligência emocional;
4. Somos cordiais com todos;
5. Agimos com respeito.
Uso de Bodycams
Em maio deste ano, foi anunciado a exigência do uso de bodycams (câmeras corporais) por todos os agentes de segurança que atuam nas áreas externas das lojas. O uso será expandido tanto para os fiscais das demais bandeiras do Grupo, como para os seguranças terceirizados de áreas externas (os quais não podem ser internalizados devido à legislação federal atual). A medida já foi totalmente implementada nas lojas da cidade de Salvador, na Bahia.
Programas do Grupo com foco em equidade racial
Sabemos que, apesar de todo o esforço, o racismo continua sendo um dos maiores desafios da sociedade e, por consequência, das operações do Grupo Carrefour Brasil.
O Grupo conta com uma trajetória de compromissos assumidos há quase 10 anos, quando estruturou as primeiras estratégias internas com foco na equidade racial, como a participação na criação, juntamente com outras empresas, da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.
Criamos o Comitê Externo de Diversidade e Inclusão composto por grandes nomes e referência na comunidade negra, como: Celso Athayde (Central Única das Favelas), Adriana Barbosa (Instituto Feira Preta), Silvio de Almeida (advogado e atual ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania), Maurício Pestana (Fórum Brasil Diverso), Renato Meireles (Instituto Locomotiva), Ricardo Sales (CEO da Mais Diversidade), Mariana Santos (fundadora das associações voltadas ao desenvolvimento do empreendedorismo neg ro Odabá e REAFRO), Anna Karla (atual assessora especial de Participação Social e Diversidade do MDHC) e Rachel Maia (empresária), e teve o ciclo de trabalho de um ano, finalizado.
Assumimos compromissos como a tolerância zero ao racismo e a discriminação; Transformação radical do modelo de segurança; Divulgação da política de tolerância zero; Investimento social privado em educação, empreendedorismo e empregabilidade; Investimento na carreira de pessoas negras; Percentual minimo de contratações de 50% pessoas negras; Canal de denuncia dedicado a acolher casos de discriminação; E o estímulo ao empreendedorismo de pessoas negras.
Bolsas de Estudo: Investimos R$68 milhões em edital de bolsas de estudos e de permanência para pessoas negras em todo o país. O aporte representa o maior investimento privado já feito para reduzir a desigualdade racial. Ainda nesta frente, uma das iniciativas mais recentes, foi o edital Fala+, na qual oferecemos 900 bolsas de estudos para aprendizado da língua inglesa, para jovens pretos e pardos, onde os 12 melhores alunos terão a imersão de 1 semana na África do Sul com tudo pago.
Universidade Zumbi dos Palmares: Parceria inédita de uma varejista com a Universidade Zumbi dos Palmares para formar 90 profissionais na área de Gestão da Segurança Privada. Além disso, a parceria contará com outras ações tanto para o público interno quanto para o público externo do Grupo, como a inserção no movimento Racismo Zero; a continuidade do Letramento Racial dos 150 mil colaboradores; a realização de seminários de debate e discussões; workshop sobre melhores práticas, ações e tendências do setor no Brasil e no mundo, além do financiamento de uma pesquisa de análise das condições básicas e dos problemas que são enfrentados no setor.
Comitê Consultivo de Equidade Racial: Tem com o exclusivo objetivo orientar o Grupo Carrefour Brasil na estratégia de posturas antidiscriminatórias e antirracistas, apoio às causas de luta pela igualdade e equidade racial e social, para, de maneira livre e independente, sugerir diretrizes para ações efetivas que podem ser adotadas pelo Grupo.
Grupo de Afinidade para a Inclusão: A iniciativa que já fazia parte do Grupo Carrefour Brasil, foi relançada este ano com o objetivo de continuar ouvindo todos os colaboradores sobre a temática racial e sua interseccionalidade dos marcadores sociais de gênero, pessoas com deficiência e LGBTQIAP+. O grupo irá impulsionar a inclusão considerando todas as bandeiras do ecossistema de negócios do Grupo Carrefour Brasil. O engajamento dos nossos colaboradores foi surpreendente, tivemos mais de 1.000 inscrições de pessoas interessadas em fazer parte do grupo.
Parceria com o Instituto Movimento pela Equidade Racial – MOVER: Integramos o movimento MOVER – Instituto Movimento Pela Equidade Racial – para discutir e avançar de forma conjunta na promoção da Diversidade e Inclusão. Essa parceria dedica-se à propor iniciativas que aumentem a participação de profissionais negros no mercado de trabalho. A iniciativa mais recente são as 30 mil bolsas de estudos no curso de inglês 100% online e gratuitos direcionadas para pessoas que se autodeclaram negras.
Parceria com o Movimento Mulher 360 – MM 360: Atuamos junto ao movimento que representa a união entre empresas comprometidas em promover a equidade de gênero e o aumento da participação feminina no ambiente corporativo, nas comunidades e na cadeia de valor, além de contribuir para o empoderamento econômico da mulher brasileira.
Parceria com o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, que visa a mobilização de empresas para reconhecer os direitos da comunidade LGBTI+ e promover os direitos humanos de maneira geral. O Grupo Carrefour foi uma das empresas fundadoras do Fórum e vem mantendo sua atuação através de programas e projetos de inclusão.
Parceria com a Rede Empresarial de Inclusão Social – REIS, na qual integramos o grupo diretor: A frente tem o propósito de reunir e mobilizar empresas no Brasil para promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, através do compartilhamento de conhecimentos e identificação de boas práticas, da articulação de contatos, parcerias e projetos para o desenvolvimento de produtos e serviços conjuntos, visando a qualificação profissional e a facilitação da contratação e retenção.
Veja aqui a Política de Diversidade do Grupo Carrefour Brasil