Grupo Carrefour Brasil está com inscrições abertas para novas turmas da Escola Social do Varejo
Um dos principais destaques do programa é sua eficiência no papel de auxiliar os jovens na busca do primeiro emprego, onde cerca de 80% dos participantes inscritos estão empregados em organizações de médio e grande porte.
São Paulo, 23 agosto de 2022
O Grupo Carrefour Brasil, líder do varejo alimentar, em parceria com o Instituto Aliança, está com inscrições abertas, até o dia 31 de agosto, para as novas turmas da Escola Social do Varejo (ESV) na região metropolitana de São Paulo. A iniciativa tem como foco o segmento varejista e é voltada para jovens em situação de vulnerabilidade social que buscam o primeiro emprego formal.
O programa apoia os participantes no desenvolvimento pessoal e profissional, além de atuar como um intermediador entre os jovens e o mercado de trabalho. A formação técnica voltada para o varejo contempla aulas ministradas on-line, e ainda, atividades presenciais com o intuito de aproximá-los do dia a dia das empresas por meio de visitas em lojas, escritórios e centros de distribuição, onde acontecem os “aulões” com os colaboradores do Grupo, em que podem compartilhar suas experiências profissionais com os jovens que estão iniciando no mercado de trabalho.
A Escola Social do Varejo existe desde 2010 e durante este período, mais de 11 mil jovens já se formaram. O método de ensino da ESV contribui significativamente para o desenvolvimento de competências socioemocionais, fundamental para o êxito do profissional, além de ajudar os jovens a pensarem em seu projeto de vida e prepará-los para o mercado. Um dos principais destaques do programa é sua eficiência no papel de auxiliá-los na busca do primeiro emprego, onde cerca de 80% dos participantes inscritos estão empregados em organizações de médio e grande porte.
“O setor varejista é um dos que mais abrem as portas para o primeiro emprego dos nossos jovens e, por isso, temos o compromisso de trabalharmos assiduamente no desenvolvimento e capacitação para que eles estejam aptos a exercerem uma função que dialogue com seus objetivos profissionais”.
Lucio Vicente, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.
No total, serão destinadas 100 vagas para a região metropolitana de São Paulo e para participar da seleção é necessário ter entre 17 e 24 anos, ter concluído ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio na rede pública e possuir renda familiar de até três salários mínimos. Os selecionados receberão um tablet com acesso à internet para utilizar durante o período de formação.
O curso tem duração de aproximadamente cinco meses e as aulas são ministradas no formato on-line ao vivo, duas vezes por semana, com duas horas de duração, e com outras atividades a serem desenvolvidas na plataforma de Educação a Distância (EaD).
Processo seletivo
A primeira etapa do processo seletivo da Escola Social do Varejo envolve o preenchimento da ficha cadastral, que está disponível na página oficial da Escola no Facebook. Os jovens que estiverem dentro dos critérios para admissão no programa, são incluídos em grupos de WhatsApp e recebem informações sobre os próximos passos. Na segunda etapa, os inscritos participam de uma dinâmica de grupo on-line ou presencial com a equipe de educadores e coordenadores da ESV e respondem a uma avaliação de conhecimentos gerais.
Para realizar a matrícula, os candidatos aprovados devem providenciar os seguintes documentos: Carteira de vacinação contra a Covid-19; RG; CPF; comprovante de residência; atestado de matrícula ou histórico escolar; carteira de trabalho (caso possua); reservista ou CDI (Certificado de Dispensa de Incorporação); foto 3×4; título de eleitor e o número do PIS/NIS.
As informações sobre o processo estão disponíveis no link Link e nas redes da ESV no Facebook e Instagram. As inscrições vão até o dia 31 de agosto e devem ser feitas por meio do formulário: Link. A lista dos aprovados será divulgada no dia 02 de setembro.
Sobre o Grupo Carrefour Brasil
Há mais de 47 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), Sam´s Club (Clube de compras) e BIG (hipermercado e supermercado), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange mais de mil pontos de vendas. Com faturamento de R$ 81,2 bilhões em 2021 e mais de 150 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 320 mil colaboradores e 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2021, a receita global da companhia totalizou € 81,2 bilhões. Clique aqui e conheça mais sobre o Grupo.
Informações para a imprensa:
Grupo Carrefour Brasil – (11) 94195-4592 | [email protected]
Sobre a Escola Social do Varejo
A Escola Social do Varejo existe desde 2010 e nesse período mais de 11 mil jovens já passaram pela formação. A metodologia da ESV contribui para o desenvolvimento de competências socioemocionais, fundamentais para o êxito do profissional do século 21, além de ajudar os jovens a pensar em seu projeto de vida. A formação, de 330 horas, também se dedica a aproximá-los do dia a dia das empresas.