Grupo Carrefour Brasil anuncia Comitê de Florestas e investirá 50 milhões de reais no combate ao desmatamento.
Profissionais renomados de mercado formam comitê que visa conservar a biodiversidade do país
São Paulo, 02 setembro de 2022
Para acelerar seu contínuo compromisso no combate ao desmatamento, o Grupo Carrefour Brasil, maior ecossistema de varejo alimentar do país, anuncia a criação do Comitê de Florestas, formado por cinco membros voluntários – sendo dois executivos internos e três especialistas de mercado – que formam um coletivo de nomes nacionais e internacionais especializados no assunto. O Grupo também realizará um investimento de 50 milhões de reais em ações voltadas à preservação dos biomas brasileiros.
Representam a companhia Stephane Maquaire, CEO do Grupo no Brasil, e Carine Kraus, Diretora de Engajamento da empresa na França. Eles se juntarão aos respeitados profissionais Dr. Carlos Nobre, cientista climático; Dr. Eduardo Assad, cientista, pesquisador e professor brasileiro especializado em mudanças climáticas; e Dr. Arnaldo Carneiro Filho, pesquisador sênior do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Os cinco serão responsáveis pela análise de decisões estratégicas, por sugestões e avaliações de ações integradas que consolidam os compromissos globais do Grupo Carrefour, e pela interação, transparência e fortalecimento da agenda ESG no Brasil. Além disso, chegam para ampliar a governança, por serem especialistas aclamados em vários fóruns, contribuindo significativamente no diálogo sobre preservação ambiental.
“A proteção das florestas e da biodiversidade é um tema que está entre as nossas prioridades. O Grupo Carrefour, que já tem uma atuação responsável e permanente com a sustentabilidade, usará de seu conhecimento e capilaridade para impulsionar avanços ainda maiores na preservação do meio ambiente. Esse é mais um passo em nossa missão de liderar a transição alimentar para todos, de maneira responsável e consciente”, afirma Stephane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil.
Plano de ação de combate ao desmatamento
A companhia irá conduzir cinco iniciativas, que serão monitoradas e reportados regularmente, são elas:
– O estabelecimento de uma governança dedicada à proteção das florestas, com a criação de um Comitê de Especialistas Florestais de alto nível, composto por especialistas independentes, incluindo grandes nomes como Carlos Nobre, Eduardo Assad e Arnaldo Carneiro Filho.
– A criação de um Fundo dedicado à luta contra o desmatamento e conversão no valor de 50 milhões de reais que financiará, até 2026, projetos inovadores e sistêmicos de auxílio ao reflorestamento.
– A mobilização de um coletivo local e internacional reunindo especialistas, parceiros, industriais e outros líderes da distribuição em massa para generalizar as medidas de combate ao desmatamento para todo o mercado.
– A criação de uma plataforma de publicação de resultados aberta a todos para assegurar a transparência sobre os avanços e as dificuldades encontradas na execução de seu plano de ação.
Compromisso permanente com a sustentabilidade
O Grupo Carrefour realiza diversas iniciativas que promovem a sustentabilidade, sendo que alguns dos temas que fazem parte da agenda praticada pela empresa envolvem economia circular, pecuária sustentável e parcerias para incentivar pequenos e médios produtores. Como exemplo, é possível destacar a carne rastreada livre de desmatamento e com preço acessível, oriunda de um projeto em parceria com o IDH (Iniciativa para o Comércio Sustentável). Além disso, foi anunciado no começo deste ano uma ferramenta para apoiar a rastreabilidade completa da produção pecuária brasileira, desde os bezerros até os consumidores finais, com inclusão, transparência e proteção de dados. O objetivo do Protocolo de Produção Sustentável de Bezerros é oferecer soluções tecnológicas para acelerar a adoção de modelos mais sustentáveis na cadeia pecuária, garantindo que os consumidores finais conheçam os atributos socioambientais dos produtos que consomem.
Sobre o Grupo Carrefour Brasil
Há mais de 47 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange 779 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 81,2 bilhões em 2021 e mais de 100 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera.
A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 320 mil colaboradores e 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2021, a receita global da companhia totalizou € 81,2 bilhões. Clique aqui e conheça mais sobre o Grupo.
Informações para a imprensa:
Grupo Carrefour Brasil – (11) 94195-4592 | imprensacarrefour@loures.com.br