“Queremos chegar até 2030 com 10 mil lideranças negras”, afirma diretora executiva do Mover – Movimento pela Equidade Racial
Sabia que entre as 500 maiores empresas do Brasil, menos de 5% dos cargos de liderança são preenchidos por pessoas negras? E que 84% dos profissionais negros não têm plano de carreira nas companhias em que trabalham? Para mudar esse panorama, foi criado o Instituto Mover – Movimento pela Equidade Racial – que há um ano e meio se dedica a propor iniciativas que aumentem a participação de profissionais negros no mercado de trabalho. Um dos principais objetivos do instituto é atingir 10 mil lideranças negras em empresas brasileiras até 2030.
“É necessário trazer para a base, tem que investir em desenvolvimento, em carreira, tem que trazer políticas de equidade”, afirma Marina Peixoto, diretora executiva do Mover. O instituto também pretende ajudar na criação de 3 milhões de oportunidades de trabalho para profissionais negros nos próximos oito anos. “Queremos criar oportunidades de formação e conexão com as vagas”.
Mas para mudar essa realidade, não basta oferecer vagas. Estudo divulgado pela InfoJobs mostra que 75% dos profissionais negros dizem que preconceito racial é um impeditivo para entrada no mercado de trabalho. A pesquisa Racismo no Brasil, realizada pelo Carrefour em parceria com o Instituto Locomotiva, afirma que 52% dos profissionais negros já sofreram alguma forma de discriminação no ambiente de trabalho.
Para Marina, “não adianta apenas selecionar ou investir em desenvolvimento de talentos se o ambiente não for inclusivo, se as pessoas não entenderem o seu papel. É preciso conscientizar quem está recrutando em como receber os talentos negros para as suas áreas”. A iniciativa é grandiosa, assim como o desafio. Só o quadro de funcionários das 47 empresas que compõem o Mover já soma mais de R$ 1.3 milhão de colaboradores. “É difícil chegar em todos. Por isso, estamos testando diferentes formas de trazer conteúdo de conscientização tanto fomentando o debate para fora, para sociedade, quanto para dentro com os colaboradores”, diz Marina.
Racismo é crime. Denuncie. Disque 100 ou procure a Delegacia de Polícia Civil mais próxima ou o Ministério Público.
Sobre o Grupo Carrefour Brasil
Há mais de 46 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange 779 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 81,2 bilhões em 2021 e mais de 100 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 320 mil colaboradores e 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2021, a receita global da companhia totalizou € 81,2 bilhões. Clique aqui e conheça mais sobre o Grupo.
Informações para a imprensa:
Grupo Carrefour Brasil – (11) 96023-3615/(11) 98398-5307 | [email protected]