Pesquisa e Estratégia

Racismo no Brasil

O Instituto Locomotiva, em parceria com o Carrefour, desenvolveu uma pesquisa sobre as principais facetas do racismo no Brasil. Confira na íntegra o relatório e os resultados apontados.

Renato Meirelles, CEO do Instituto Locomotiva, apresenta dados, pesquisas e reflexões sobre o contexto brasileiro.

METODOLOGIA

• Pesquisa quantitativa nacional

•1.630 entrevistas telefônicas

• 72 cidades em todos os estados da federação

PERFIL

• Homens e mulheres, 16 anos ou mais

• Margem de erro de 2,1p.p., para um intervalo de confiança de 95%

• Data de campo: 21 e 22 de março de 2021

Brasileiros negros pertencem, em sua maioria, às classes mais pobres e vulneráveis

74% das classes D e E são formadas por pessoas negras

Maior parte dos jovens negros enfrenta uma série de barreiras para conseguir se inserir no mercado de trabalho

74% nunca receberam alguma qualificação profissional

7 em cada 10 pessoas negras já foram seguidas por seguranças em lojas

84% acha importante a presença de negros na propaganda para combater o racismo

2 em cada 3 consumidores dizem preferir marcas e empresas que tenham valores parecidos com os seus

R$ 1,8 tri é o que representa o mercado de consumo de pessoas negras no Brasil

Análise secundária

METODOLOGIA: Projeções e análises estatísticas do Instituto Locomotiva baseadas em dados públicos de IBGE

(PNAD 2011, Pnad Contínua, Pnad Covid, POF)




Racismo é crime. Denuncie. Disque 100 ou procure a Delegacia de Polícia Civil mais próxima ou o Ministério Público.



Sobre o Grupo Carrefour Brasil  

Há mais de 46 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange 779 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 81,2 bilhões em 2021 e mais de 100 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 320 mil colaboradores e 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2021, a receita global da companhia totalizou € 81,2 bilhões. Clique aqui e conheça mais sobre o Grupo. 

Informações para a imprensa:   

Grupo Carrefour Brasil – (11) 94195-4592 | [email protected]