Obra de arte com mais de 600m² colore o Centro Histórico de Porto Alegre em homenagem à cultura negra
10/12/2021
Quem circula pelo Centro Histórico de Porto Alegre percebeu que a Praça Otávio Rocha está ganhando cor. Até o dia 10 de dezembro, quatro artistas negros do RS, SC e SP, que são referências em arte urbana no país, trabalham na pintura do Mural Aurora Negra em duas empenas do antigo Master Hotéis. A obra é uma construção coletiva dos artistas Braziliano, Felipe Reis, Gugiê e Negritoo e preserva o traço e o estilo de cada um. Apoiaram todo o desenvolvimento, os artistas assistentes Trampo e Ofavo.
Os artistas e suas inspirações
A arte do Mural Aurora Negra foi elaborada em quatro partes, trazendo um pouco da história e do traço de cada um dos artistas. “Projetar quem somos como histórias, possibilidades e ancestralidades de nossas visões afrocentradas, é uma forma de construir, através de novos sentimentos, um futuro possível”, afirma o gaúcho Felipe Reis, que também é arte educador. Ele trabalhou diretamente com Gugiê, que mora em Florianópolis, na criação da obra pintada em uma das fachadas. “Eu gosto de pensar que o bebê é um ser humano em desenvolvimento, cheio de futuro. Ele depende de toda uma comunidade — uma rede enorme e complexa — para trilhar seu caminho, representando uma luta futura. Nesta obra trago a releitura de um cartaz antigo que dizia ‘reaja à violência racial: beije sua preta em praça pública’. A partir dessa reflexão, em meu beijo, quero esperançar através do afeto, interagindo com o personagem do querido colega Felipe Reis”, explica a artista.
Na segunda fachada, a máscara desenhada por Braziliano, de Santa Maria, chama para outra importante reflexão: “Conectar-se com a máscara para adquirir suas características em um rito de transformação: onde os olhos meio fechados simbolizam atitude pacífica, autocontrole e paciência. Nariz reto significa determinação e decisão. Boca pequena é humildade. Testa grande e saliente, sabedoria”, narra como uma poesia. O parceiro, Negritoo, veio de São Paulo: “Para contribuir com o mural Aurora Negra, trouxe a representatividade, a força e a imponência da mulher negra através da sua expressão marcante e cores que a destacam em meio ao conturbado Centro Histórico de Porto Alegre. Além disso, o trabalho final, em conjunto com Braziliano, remete à ancestralidade do povo negro de forma a incentivar a busca pela força de nossas raízes para não esquecermos de onde viemos e a importância que devemos ter”, completa.
O Mural
Para apoiar o público na interpretação da obra, o grupo criou um manifesto: “Em nossas consciências negras não existem margens, porque somos o centro de nossas histórias — histórias de afeto, orgulho, luta e preservação. Sentimentos concentrados em um beijo sensível em nossas crianças, utopias de afro futuros com os nossos pequenos reis e rainhas, máscaras desnudam a face e abrem portais para outros tempos. Gratidão pelas linhagens que nos trouxeram até aqui e nos colocaram de queixo erguido, empoderando nossas poesias. Sem esquecer que, para que nossas cabeças estejam nas nuvens, é importante que vossos pés estejam no chão — observando o novo dia, uma nova aurora, a ‘Aurora Negra’”.
Para pintar as empenas que, juntas, têm 648m² —, serão aplicados mais de 280 litros de tinta e vernizes e mais de 100 latas de spray. Atualmente, é a fachada com a maior obra de arte pintada da cidade. As atividades iniciaram em 15 de novembro e devem contabilizar 20 dias de trabalho envolvendo 35 profissionais no projeto, entre artistas, assistentes, produtores, técnicos, engenheiros, segurança, entre outros. A pintura está sediada no número 221 da Rua Senhor dos Passos.
Revitalizando o Centro
Com essa obra, Porto Alegre se junta a outras capitais brasileiras, onde a pintura de murais em grandes empenas já é realidade. O Mural Aurora Negra é a quinta arte pública em fachadas de prédios localizados na região central da capital gaúcha. Além de modificar a paisagem urbana, projetos como este têm um impacto social importante, provocando reflexões e contribuindo para o desenvolvimento econômico, cultural e social da cidade.
“Além de benefícios individuais aos cidadãos que se relacionam com essas imagens: há melhoras na saúde, desenvolvimento cognitivo, psicológico e também nos laços interpessoais”, afirma Amorim, que também realiza o Festival Arte Salva.
Com realização da produtora Pólen – Arte em Movimento — do curador, Vinicius Amorim —, a iniciativa tem o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e o incentivo cultural do Grupo Carrefour Brasil. “A empresa assumiu oito compromissos para contribuir com o combate ao racismo estrutural. Entendemos que o incentivo à arte com essa temática, sendo produzida de forma legítima por quem tem lugar de fala, abre espaço para reflexão. Estamos muito felizes em entregar esse projeto para a cidade de Porto Alegre, abrindo o diálogo com artistas tão talentosos e comprometidos com a causa. Esperamos que nossas ações se multipliquem com investimentos de outras empresas”, explica Lucio Vicente, diretor de Sustentabilidade do Carrefour.
Abaixo, confira imagens da obra.
Racismo é crime. Denuncie. Disque 100 ou procure a Delegacia de Polícia Civil mais próxima ou o Ministério Público.
Sobre o Grupo Carrefour Brasil
Há mais de 46 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange 779 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 81,2 bilhões em 2021 e mais de 100 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 320 mil colaboradores e 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2021, a receita global da companhia totalizou € 81,2 bilhões. Clique aqui e conheça mais sobre o Grupo.
Informações para a imprensa:
Grupo Carrefour Brasil – (11) 94195-4592 | [email protected]