Morte de João Alberto não pode ser esquecida: Carrefour divulga compromissos antirracistas e plano de ação de longo prazo

11/12/2020

O Carrefour Brasil elaborou um plano de ação de curto, médio e longo prazo, que reforça o nosso compromisso histórico com a valorização da diversidade com maior ênfase na inclusão de negros e negras e no combate à discriminação como forma de contribuir para o enfrentamento do racismo institucional no país. A partir dos oito compromissos anunciados publicamente, o Carrefour atuará firmemente para que o trágico episódio do Sr. João Alberto não seja esquecido e para que esta dura realidade seja transformada. O Brasil é um país onde 56% da população se autodeclara negra e é fundamental que estas pessoas ocupem seus espaços na sociedade e, de uma vez por todas, deixem de ser minorizadas.

Por isso, este plano é abrangente e compreende três esferas principais: Interna – envolvendo todos os seus colaboradores; Ecossistema – incluindo os parceiros e fornecedores da rede; Externa – com toda a sociedade.

Política de Tolerância Zero

O primeiro compromisso estabelecido pelo Carrefour Brasil determina que a empresa revise, até o fim do próximo mês, sua política de Valorização da Diversidade, enfatizando o tratamento rigoroso dos casos de discriminação e racismo por parte de seus colaboradores, clientes e fornecedores. Para isso, a base será o diálogo com especialistas, entidades e movimentos negros, para que auxiliem a empresa na revisão de suas políticas internas e externas. As medidas antidiscriminatórias englobam mudanças na gestão e na governança que incluem: 1) instituição de medidas preventivas e sancionatórias contra práticas de racismo e outras formas de discriminação estabelecidas de modo claro, transparente e postas para o conhecimento público; 2) adoção de práticas de governança que reforcem o controle e responsabilização por parte da alta direção da empresa; 3) implementação de programas de educação e formação antirracista de caráter permanente para colaboradores.   

Outro ponto que será adotado, também até janeiro/21, é uma cláusula antirracista e de combate a todo tipo de discriminação em todos os contratos que o Carrefour Brasil possui com seus fornecedores.

Modelo de segurança

Seguindo o anúncio do último dia 4 de dezembro, o Carrefour Brasil adotou o compromisso de internalizar 100% da equipe de segurança que atua dentro de suas lojas, iniciando com um projeto piloto em quatro unidades do Rio Grande do Sul, no dia 14/12. O objetivo é de ter a internalização implementada em toda a rede até o fim de outubro de 2021, a depender dos resultados deste piloto. Estes profissionais terão perfil e abordagem ressignificados, com ênfase no apoio, na orientação e acolhimento dos clientes. Além disso, os profissionais responsáveis pela segurança externa da loja, que cumprem requisitos legais com chancela da Polícia Federal, receberão o treinamento antirracismo para estarem alinhados às políticas da empresa. O Carrefour reitera que os profissionais de segurança de loja contratados seguirão a representatividade da população brasileira, na qual aproximadamente 50% será de mulheres e negros.

Divulgação e Capacitação sobre Política de Tolerância Zero

Mais do que capacitar seus colaboradores e fornecedores, é preciso ser transparente com a sociedade, para que ela possa acompanhar a execução do plano de ação proposto. Até o fim do próximo mês, o Carrefour irá lançar um hotsite para que todas as ações sejam acompanhadas. Além de prestar contas, será um canal de diálogo com entidades e movimentos que lutam pela causa, conscientização, bem como publicação de editais e campanhas sobre a temática.

Além disso, todos os colaboradores serão treinados em uma trilha de diversidade, inclusão e combate ao racismo e à discriminação, tendo como eixo interseccional a etnia, tratando também de pautas LGBT+, PCD – Pessoas Com Deficiência, entre outras. Até o fim de fevereiro de 2021, serão iniciadas campanhas com o tema do combate ao racismo, como forma de contribuir para a conscientização da população brasileira. E será criado, até o fim de junho de 2021, um Fórum Virtual educativo sobre o combate ao racismo e a todo tipo de discriminação, aberto a todos os brasileiros.

Carreira de Pessoas Negras

A maioria dos profissionais brasileiros possui chefes brancos. Segundo a pesquisa do Instituto Locomotiva, somente 10% dos chefes são pretos. Por causa de números como esses, o Carrefour vai garantir, até dezembro de 2021, o desenvolvimento e capacitação de 100 pessoas negras por ano como alavanca de carreira, com foco em posições de lideranças e posições críticas para a organização, incluindo apoio psicológico e emocional, aceleração de conhecimento (graduação, MBA, idiomas etc.) e mentoria para carreira. Outro ponto a ser adotado, até o fim de março de 2021, é a revisão das metas de inclusão de negros nos níveis de liderança, do sistema de avaliação de desempenho – incluindo potencial e competências -, e da política de promoção e mérito, de forma a tornar mais justas as oportunidades de crescimento.

Investimento Social Privado

O Grupo Carrefour Brasil se compromete a investir em ações de impacto na sociedade. Por isso, vai abrir, até fevereiro de 2021, editais com foco na educação, na empregabilidade e no empreendedorismo de pessoas negras, o que abrange o financiamento de cursos técnicos e acadêmicos (graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e intercâmbio) nas áreas de Tecnologia e Gastronomia para formação de profissionais para o mercado de trabalho. A rede atuará ainda no fomento de Projetos Sociais de empreendedores negros nas áreas da alimentação em zonas rurais e/ou urbanas e tecnologia e na criação de ações de voluntariado com as comunidades do entorno de suas lojas, previstas para o primeiro semestre de 2021.

Contratação de Pessoas Negras

O Carrefour se compromete a empregar seus melhores esforços para contratar profissionais negros e negras para posições estratégicas e, ainda, contratar anualmente cerca de 20.000 colaboradores(as) negros(as) em parceria com associações e profissionais de RH inseridos nas comunidades onde a empresa está presente, respeitando a representatividade racial da população do país. Até o fim de agosto de 2021, será criado um programa específico de estágio e outro de trainee para negros e negras, a fim de fomentar os quadros de liderança da companhia.

Dispositivos Digitais de Segurança

Outra medida importante, que será implementada no primeiro trimestre de 2021, é a criação de um Canal de Ouvidoria, com foco no combate ao racismo e a todo tipo de discriminação. O objetivo principal é ter esse espaço para que clientes possam, facilmente, denunciar casos dentro das lojas. Após o recebimento da denúncia, imediatamente uma equipe dedicada iniciará a apuração para tomar as medidas necessárias, como forma de impedir que situações parecidas se repitam. Em paralelo, estamos reforçando o Canal de Denúncias para colaboradores com atendimento específico para discriminação. Os sites, aplicativos e lojas do Carrefour também contarão com um dispositivo para apoiar as pessoas que estão sofrendo qualquer tipo de preconceito e violência relacionado à raça ou ao gênero.

Aceleradora de Empreendedorismo Negro

Por outro lado, as oportunidades para empreendedores(as) negros e negras ainda são bem menores em comparação ao restante da população. Sendo assim, no primeiro trimestre de 2021, o Carrefour irá criar um Programa de Inclusão desses empreendedores em sua cadeia de valor em parceria com entidades e organizações intermediárias negras. Também investirá recursos financeiros destinados a redes incubadoras e aceleradoras negras nas cadeias produtivas de gastronomia, rural e de tecnologia, começando com um projeto-piloto no estado do Rio Grande do Sul. Além disso, disponibilizará seu marketplace digital e físico para divulgar a rede de empreendedores negros de cada região, como forma de ampliar a atuação e fomentar o empreendedorismo local.

A diversidade e o respeito sempre foram valores inegociáveis para o Carrefour. Ao longo dos últimos anos, temos desenvolvido diversas ações afirmativas que buscam a igualdade de oportunidades, cultura do respeito, diálogo com os stakeholders e diversidade como valor para a marca. O Carrefour entende que esses compromissos adotados são apenas o início de uma mudança que se faz necessária e atuará firmemente para que o racismo institucional seja combatido todos os dias, para que negros e negras ocupem seus lugares de fala, de trabalho e de respeito na sociedade, e para que parceiros e fornecedores apoiem esta causa tão urgente.




Racismo é crime. Denuncie. Disque 100 ou procure a Delegacia de Polícia Civil mais próxima ou o Ministério Público.



Sobre o Grupo Carrefour Brasil  

Há mais de 46 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange 779 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 81,2 bilhões em 2021 e mais de 100 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 320 mil colaboradores e 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2021, a receita global da companhia totalizou € 81,2 bilhões. Clique aqui e conheça mais sobre o Grupo. 

Informações para a imprensa:   

Grupo Carrefour Brasil – (11) 94195-4592 | imprensacarrefour@loures.com.br