Grupo Carrefour Brasil lança editais para apoiar organizações e coletivos que promovem equidade racial e o empreendedorismo negro
São Paulo, 31 maio de 2020
O Grupo Carrefour Brasil apresenta nesta terça-feira, 1, o primeiro ciclo de editais de estímulo a equidade racial, com foco em fortalecimento de instituições, fomento ao empreendedorismo negro e combate ao racismo.
São três editais, que beneficiarão cerca de 40 organizações e coletivos das cinco regiões do Brasil, dando início a uma série que prevê investimentos futuros nas temáticas de educação, empregabilidade e empreendedorismo, sendo todos voltados para a população negra.
Os editais foram desenvolvidos com apoio da KLID, consultoria que ajuda organizações interessadas em apoiar causas sociais, e o total dos investimentos neste primeiro ciclo chega a R$ 2 milhões. Os recursos serão aplicados durante 1 ano com possibilidade de extensão do projeto, a depender de avaliação.
A ação faz parte dos compromissos firmados com a sociedade desde o ato inexplicável de violência que tirou a vida de João Alberto, um homem negro, em uma unidade do Carrefour em Porto Alegre.
“Com a participação da sociedade, temos aprendido valiosas lições sobre a questão do racismo no Brasil, seus reflexos e consequências”, explica Lucio Vicente, diretor de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.
“Estamos realizando as mudanças internas necessárias para promover a igualdade, e entendemos que é essencial fomentar movimentos que já trabalham para o desenvolvimento da comunidade negra e que estão nessa luta há bastante tempo. Estamos dando as mãos a todos para poder mudar essa realidade”, afirma.
Edital: Fortalecimento da luta de combate ao racismo
Tem como objetivo apoiar iniciativas de combate ao racismo e à discriminação, através do investimento em projetos e ações de coletivos e organizações da sociedade civil focados nessa frente.
Para isso, serão selecionadas dez organizações que receberão, cada uma, R$ 30 mil para desenvolver campanhas de conscientização de combate ao racismo, criação de conteúdo antirracista e projetos de cunho antirracistas e de valorização da identidade e da cultura negra por até 12 meses. O investimento neste edital é de R$ 300 mil.
Edital: Apoio a grupos que trabalham com a questão racial
Voltado ao apoio e fortalecimento institucional de organizações e coletivos negros da sociedade civil, que desenvolvem e implementam iniciativas ligadas à temática racial, com foco na população negra.
O investimento será de R$ 975 mil e duração de 12 meses – podendo se estender por igual período – e serão selecionadas quinze organizações que receberão, cada, R$ 65 mil. Os recursos podem ser direcionados ao aprimoramento da estratégia, métodos e processos de gestão, das atividades de comunicação e divulgação institucional e despesas regulares de funcionamento da organização.
Edital: Protagonismo a empreendedores negros
Por fim, a companhia lançou um terceiro edital para apoiar diferentes iniciativas de fomento ao empreendedorismo negro. Com essa frente de investimento, o Grupo Carrefour Brasil busca apoiar coletivos, aceleradoras, incubadoras e instituições sem fins lucrativos que atuem no fortalecimento e expansão do empreendedorismo negro.
Ao todo, serão selecionadas quinze organizações, que receberão um total de R$ 750 mil (R$ 50 mil cada) que serão usados para investir em atividades de capacitação, formação e mentoria direcionadas para pequenos e microempreendedores negros. O valor também pode ser usado para estruturar serviço de consultoria e para a facilitação da distribuição de tecnologias, ferramentas e processos, bem como na disponibilização de microcrédito e na contribuição à pesquisa e inovação que fortaleça a recuperação econômica de negócios de empreendedores negros.
Para saber mais detalhes sobre os critérios de seleção dos editais e fazer as inscrições, os interessados devem acessar o site: www.naovamosesquecer.com.br
Antirracismo
Além dos editais, outras medidas vêm sendo tomadas pelo Grupo Carrefour Brasil para combater o racismo. Internamente, a companhia fortaleceu as políticas voltadas à diversidade, intensificou treinamentos e iniciou o processo de internalização da equipe de segurança interna de suas lojas, que terão novo perfil de atendimento, mais acolhedor ao cliente. Para o mercado, em 28 de abril, durante um Fórum com mais de 10 mil fornecedores, foi anunciada a inclusão de uma cláusula nos contratos da empresa com todos os fornecedores, que obriga qualquer empresa que tenha relação com o Grupo Carrefour Brasil a adotar medidas de combate ao racismo, com tolerância zero para aquelas que vierem a ter casos de racismo confirmados.
Com estas medidas, o Grupo Carrefour Brasil busca assumir uma posição proativa no apoio à luta contra o racismo no país. Para saber mais sobre os editais e outras iniciativas do Grupo Carrefour Brasil, visite: http://www.naovamosesquecer.com.br
Racismo é crime. Denuncie. Disque 100 ou procure a Delegacia de Polícia Civil mais próxima ou o Ministério Público.
Sobre o Grupo Carrefour Brasil
Há mais de 45 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange mais de 721 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 74,8 bilhões em 2020 e mais de 96 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 320 mil colaboradores e 13 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2020, a receita global da companhia totalizou € 78,6 bilhões.
Informações para a imprensa:
Grupo Carrefour Brasil – (11) 94195-4592 | [email protected]