Grupo Carrefour Brasil disponibiliza 300 bolsas de estudo para capacitação em tecnologia para pessoas negras

03/01/2022

O Grupo Carrefour Brasil, em parceria com a startup do ramo educacional DIO.me (Digital Innovation One), lança o programa Transforma Tec. Serão disponibilizadas 300 vagas para bolsas de estudo com foco em Desenvolvimento Fullstack Java, React e Cloud para pessoas negras de todo o país, com idades entre 18 e 30 anos. A ação faz parte do compromisso do Grupo no combate ao racismo.

Assim como inúmeros setores no mercado de trabalho, a tecnologia é majoritariamente ocupada por pessoas brancas. De acordo com um estudo realizado pela PretaLab, em parceria com a ThoughtWorks, aproximadamente 32% das equipes de tecnologia não têm pessoas negras em sua composição. 

“Para nós é muito importante construir pontes que facilitem o acesso da população a melhores condições de vida e à educação e renda. A tecnologia é o segmento que mais cresce no mundo, sendo altamente competitivo, e temos como objetivo ampliar a representatividade dentro deste campo. Ações como esta são fundamentais para expandir nosso compromisso com o fomento da população negra e combate ao racismo, por meio de ações concretas com impacto a curto, médio e longo prazo, que visam transformar a vida dos participantes e das comunidades onde vivem”, diz Cristiane Lacerda, Diretora de Recursos Humanos do Grupo Carrefour Brasil. 

O Transforma Tec é um programa totalmente online, com duração de 6 meses, que conta com acesso a uma trilha de capacitação personalizada para as demandas do mercado de tecnologia. Com uma metodologia focada em desenvolver talentos da área, utiliza atividades, projetos e vídeoaulas práticas para aprender do zero com o acompanhamento de especialistas e monitores durante toda a formação.

As bolsas incluem chips com conexão à internet e também um cartão pré-pago para compra de uma cesta-alimentação. Dentro do programa, a Dio.me oferecerá total suporte para os estudantes. Para participar é necessário apresentar comprovadamente renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e ter concluído no mínimo o Ensino Fundamental II (equivalente ao 9° ano).

A seleção dos profissionais será feita em parceria com a Dio.me e de forma online. O início do Programa está previsto para março de 2022 e os interessados poderão se inscrever até dia 30 de janeiro, no site: https://lp.digitalinnovation.one/transformatec.

 Ao final do programa, todos os participantes serão certificados e participarão de uma competição com a criação dos projetos práticos em formato de Hackathon e de uma feira de empregabilidade.

O Grupo Carrefour Brasil reforça, através deste programa, o compromisso com a sociedade de buscar, cada vez mais, a inclusão e equidade racial dentro das empresas. A ação faz parte dos 8 compromissos assumidos publicamente pelo Grupo para combater a discriminação racial.




Racismo é crime. Denuncie. Disque 100 ou procure a Delegacia de Polícia Civil mais próxima ou o Ministério Público.




Sobre o Grupo Carrefour Brasil  

Há mais de 46 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange 779 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 81,2 bilhões em 2021 e mais de 100 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 320 mil colaboradores e 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2021, a receita global da companhia totalizou € 81,2 bilhões. Clique aqui e conheça mais sobre o Grupo. 

Informações para a imprensa:   

Grupo Carrefour Brasil – (11) 94195-4592 | [email protected]