Grupo Carrefour Brasil conclui todos os acordos com familiares de João Alberto Freitas e avança nos compromissos internos e com a sociedade.
São Paulo, 27 de maio 2021
Nos últimos seis meses, o Grupo Carrefour Brasil assumiu compromissos que visavam o apoio e indenização aos familiares de João Alberto Freitas, mudanças internas nas políticas da empresa e entregas para a sociedade, com a inclusão de negros e negras no mercado de trabalho e o combate ao racismo nas organizações.
Hoje, o Grupo Carrefour Brasil concluiu o nono e último acordo de indenização com os familiares de João Alberto. Após o depósito com a finalidade de consignação extrajudicial realizado na última semana de abril, tendo a viúva Milena Alves como beneficiária, a conversa com os advogados foi retomada e o acordo de indenização, fechado.
“Desde o primeiro momento, nossa principal prioridade foi dar o suporte necessário para os familiares, na parte psicológica e financeira. Conseguimos avançar rapidamente nos acordos com todos os familiares e hoje concluímos o último acordo com a senhora Milena”, afirma João Senise, vice-presidente de RH do Grupo Carrefour Brasil.
Desde a trágica morte de João Alberto Freitas, em novembro de 2020, o Grupo Carrefour Brasil vinha negociando de forma voluntária e com o suporte da Defensoria Pública acordos individuais de indenização com os familiares. Até abril, oito membros da família já haviam formalizado e recebido os valores dos acordos com a empresa, incluindo os quatro filhos, a enteada, a neta, a irmã e o pai de João Alberto.
Além disso, o Grupo Carrefour Brasil disponibilizou, desde novembro, toda assistência financeira e psicológica para a família de João Alberto Freitas, incluindo uma assistente social e os gastos do dia a dia (supermercados, aluguéis, transportes, educação, entre outros).
Compromissos internos e com a sociedade
O Grupo Carrefour Brasil assumiu 8 compromissos públicos para contribuir na capacitação de pessoas negras, na educação, na formação de lideranças, e em startups, com a possibilidade de utilizar a plataforma da empresa. Tudo isso é financiado por meio de um fundo de R$ 40 milhões, criado pela empresa em novembro de 2020.
No último dia 28 de abril, o Grupo Carrefour Brasil realizou um fórum com mais de 10.000 fornecedores, anunciando uma cláusula antirracista em todos os seus contratos com estes parceiros, como parte da Política de Tolerância Zero. A empresa anunciou, também, que o processo de internalização da segurança interna continua em andamento e com previsão de conclusão até outubro deste ano, sendo que a loja de Porto Alegre, onde iniciou-se o piloto, já está operando 100% dentro deste novo modelo, com seguranças internos contratados pela empresa.
Racismo é crime. Denuncie. Disque 100 ou procure a Delegacia de Polícia Civil mais próxima ou o Ministério Público.
Sobre o Grupo Carrefour Brasil
Há mais de 46 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange 779 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 81,2 bilhões em 2021 e mais de 100 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 320 mil colaboradores e 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2021, a receita global da companhia totalizou € 81,2 bilhões. Clique aqui e conheça mais sobre o Grupo.
Informações para a imprensa:
Grupo Carrefour Brasil – (11) 94195-4592 | [email protected]