Família cria chinelos com estampas afro e fatura R$ 9 mil por mês
Em junho de 2021, Sueli Lessa, 56 anos, comentou com o marido Décio Lessa, 59 anos, que precisava comprar um chinelo. Depois de vasculharem a internet, não encontraram nenhuma marca ou modelo que agradasse ambos. “Ela queria um chinelo de qualidade com estampa afro”, diz Décio. Na época, eles até identificaram a oportunidade, mas não levaram o plano adiante.
No mês seguinte, no entanto, Décio, que trabalhava no departamento comercial de uma rede de lojas de alimentos congelados, foi demitido. Pouco depois, a filha Aline Lessa também perdeu o emprego. Essa foi a oportunidade: a família retomou o projeto e fundou a Afropé, a marca de chinelos com foco em estampas afro. Atualmente, a empresa com sede em Osasco, em São Paulo, fatura cerca de R$ 9 mil por mês vendendo pelas redes sociais.
Para começar o negócio, era preciso um parceiro que pudesse produzir as artes dos calçados como eles queriam, e em pequena escala. Encontraram uma fábrica que aceitou produzir os chinelos e investiram R$ 800,00 em 30 pares.
“Foi um sucesso. Vendemos todos para familiares e amigos”, diz Décio. Percebendo o potencial do negócio, os novos empreendedores fizeram uma segunda encomenda — dessa vez 100 pares. O sucesso se repetiu e eles venderam todos os pares.
“Pedimos que nossos conhecidos divulgassem os produtos para outras pessoas e criamos uma página no Instagram”, diz Décio, que também adesivou o carro para divulgar a empresa. “Crescemos especialmente pela divulgação boca a boca.” Décio explica que a produção é toda terceirizada, com base nas estampas desenvolvidas pelos empreendedores. “Nossa inspiração vem do continente africano, especialmente para escolher as cores”, afirma.
Em novembro de 2021, a marca já foi convidada para participar da Feira Preta e, no mês seguinte, foi selecionada como participante em um projeto do Carrefour que investe em afroempreendedores. Foi a virada de chave para a empresa, diz Décio. “Tivemos de fazer mudanças nos produtos e procurar outra fábrica, com certificação ABVETX”, afirma. A aprovação para vender no marketplace e em lojas físicas da rede de supermercados chegou em abril deste ano. Segundo o empreendedor, os produtos estarão disponíveis no Carrefour em breve.
No momento, os empreendedores estão se dedicando a visitar feiras para divulgar os produtos, especialmente em eventos voltados ao empreendedorismo negro. E já vislumbram aumentar a variedade de chinelos e ampliar o escopo de produtos, oferecendo também canecas e travesseiros de viagem. A longo prazo, o plano é abrir um quiosque em shopping e, quem sabe, franquear a marca. Que o sucesso da Afropé seja inspirador. E sirva de incentivo para todos que sonham empreender um dia.
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Sobre o Grupo Carrefour Brasil
Há mais de 46 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange 779 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 81,2 bilhões em 2021 e mais de 100 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 320 mil colaboradores e 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2021, a receita global da companhia totalizou € 81,2 bilhões. Clique aqui e conheça mais sobre o Grupo.
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