Família cria chinelos com estampas afro e fatura R$ 9 mil por mês

Em junho de 2021, Sueli Lessa, 56 anos, comentou com o marido Décio Lessa, 59 anos, que precisava comprar um chinelo. Depois de vasculharem a internet, não encontraram nenhuma marca ou modelo que agradasse ambos. “Ela queria um chinelo de qualidade com estampa afro”, diz Décio. Na época, eles até identificaram a oportunidade, mas não levaram o plano adiante.

No mês seguinte, no entanto, Décio, que trabalhava no departamento comercial de uma rede de lojas de alimentos congelados, foi demitido. Pouco depois, a filha Aline Lessa também perdeu o emprego. Essa foi a oportunidade: a família retomou o projeto e fundou a Afropé, a marca de chinelos com foco em estampas afro. Atualmente, a empresa com sede em Osasco, em São Paulo, fatura cerca de R$ 9 mil por mês vendendo pelas redes sociais.

Para começar o negócio, era preciso um parceiro que pudesse produzir as artes dos calçados como eles queriam, e em pequena escala. Encontraram uma fábrica que aceitou produzir os chinelos e investiram R$ 800,00 em 30 pares.

“Foi um sucesso. Vendemos todos para familiares e amigos”, diz Décio. Percebendo o potencial do negócio, os novos empreendedores fizeram uma segunda encomenda — dessa vez 100 pares. O sucesso se repetiu e eles venderam todos os pares.

“Pedimos que nossos conhecidos divulgassem os produtos para outras pessoas e criamos uma página no Instagram”, diz Décio, que também adesivou o carro para divulgar a empresa. “Crescemos especialmente pela divulgação boca a boca.” Décio explica que a produção é toda terceirizada, com base nas estampas desenvolvidas pelos empreendedores. “Nossa inspiração vem do continente africano, especialmente para escolher as cores”, afirma.

Em novembro de 2021, a marca já foi convidada para participar da Feira Preta e, no mês seguinte, foi selecionada como participante em um projeto do Carrefour que investe em afroempreendedores. Foi a virada de chave para a empresa, diz Décio. “Tivemos de fazer mudanças nos produtos e procurar outra fábrica, com certificação ABVETX”, afirma. A aprovação para vender no marketplace e em lojas físicas da rede de supermercados chegou em abril deste ano. Segundo o empreendedor, os produtos estarão disponíveis no Carrefour em breve.

No momento, os empreendedores estão se dedicando a visitar feiras para divulgar os produtos, especialmente em eventos voltados ao empreendedorismo negro. E já vislumbram aumentar a variedade de chinelos e ampliar o escopo de produtos, oferecendo também canecas e travesseiros de viagem. A longo prazo, o plano é abrir um quiosque em shopping e, quem sabe, franquear a marca. Que o sucesso da Afropé seja inspirador. E sirva de incentivo para todos que sonham empreender um dia.




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