Edital inédito vai oferecer R$ 150 mil para qualificação profissional de mulheres artesãs negras

27/04/2022

Em reconhecimento à importância de se valorizar a cultura negra e à necessidade de implementar ações afirmativas para impulsionar a arte feminina, a Prefeitura de Porto Alegre lança, no próximo dia 26 de abril, um edital inédito. O Concurso Fumproarte de Valorização do Empreendimento da Artesã Negra é promovido pela Secretaria Municipal da Cultura, com investimento do Grupo Carrefour Brasil. “O objetivo é fortalecer o trabalho de um grupo de artistas que não costuma receber investimento financeiro. Além disso, aumentamos a capacidade de produção dessas artesãs, ao mesmo tempo que daremos mais visibilidade a essas produções artísticas. O projeto está alinhado com nosso propósito de impulsionar a cultura negra no Rio Grande do Sul e no país”, destaca Lucio Vicente, diretor de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.

Cada artesã que tiver o projeto aprovado receberá R$ 5 mil que podem ser usados para adquirir materiais para confecção das peças de artesanato, itens de mobília — desde que a pessoa jurídica seja caracterizada para o exercício do artesanato. Haverá ainda uma capacitação focada em comunicação digital, uma ferramenta essencial para aumentar a visibilidade do trabalho dessas mulheres. Entre os profissionais envolvidos nessa capacitação, estão designers e desenvolvedores de websites. 

“Desenvolvemos um processo de inscrição simplificado e democratizaremos o acesso a este edital, com uso de formulário online e, até mesmo, a possibilidade de inscrição por vídeo”, explica Miguel Sisto, coordenador do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural (Fumproarte). Interessadas que não têm computador ou acesso à internet poderão utilizar a estrutura da Secretaria Municipal de Cultura, que fica na Avenida Venâncio Aires, 67, no bairro Cidade Baixa. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

“É fundamental contar com o apoio de grandes empresas, que reconheçam o valor de todas as formas de arte e expressão, mas que, especialmente, entendam a importância de assistir aqueles artistas com acesso restrito a projetos como este”, comemora Gunter Axt, secretário municipal de Cultura de Porto Alegre.

Período de inscrições de 26 de abril a 10 de junho de 2022

O que eu preciso para me inscrever? É preciso enviar o formulário de inscrição, Planilha de Previsão de Custos, além de fotos, sites ou perfis sociais da internet que comprovem atuação na área do artesanato pelo período mínimo de dois anos.

 Como eu me inscrevo? Realizar cadastro através do link http://www2.portoalegre.rs.gov.br/fumproarte/ ou procurar atendimento na Avenida Venâncio Aires, 67, bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, de segunda a sexta-feira entre 9h e 17h.

Atenção! Os arquivos enviados não podem ultrapassar o tamanho de 5MB.




Racismo é crime. Denuncie. Disque 100 ou procure a Delegacia de Polícia Civil mais próxima ou o Ministério Público.



Sobre o Grupo Carrefour Brasil  

Há mais de 46 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange 779 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 81,2 bilhões em 2021 e mais de 100 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 320 mil colaboradores e 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2021, a receita global da companhia totalizou € 81,2 bilhões. Clique aqui e conheça mais sobre o Grupo. 

Informações para a imprensa:   

Grupo Carrefour Brasil – (11) 94195-4592 | [email protected]