Home layout lutconfom

Combate à fome e às desigualdades

O Grupo Carrefour Brasil compromete-se com o combate à fome e às desigualdades sociais através de ações estratégicas e sustentáveis. O foco é atuar sistematicamente, abordando tanto situações emergenciais de insegurança alimentar quanto iniciativas de longo prazo para promover a transformação social, geração de oportunidades e disseminação de conhecimento.

DOAÇÕES & COMBATE AO DESPERDÍCIO

O Grupo Carrefour Brasil utiliza seu vasto ecossistema para impulsionar o engajamento e a mobilização no combate à fome e às desigualdades sociais. A estratégia de doação de alimentos inclui contribuições das lojas como parte de nossa luta contra o desperdício alimentar, além de incentivar a participação de clientes e realizar doações diretas em parceria com organizações locais e nacionais.

É estabelecido parcerias e apoios a iniciativas focadas na eliminação da fome, promovendo a colaboração em ações, programas, produção de conteúdo e advocacia em áreas-chave para reduzir a insegurança alimentar no Brasil.

Doações de Alimentos

Doações de Alimentos

É adotado ações estratégicas e um monitoramento contínuo de nos produtos em gôndola, diminuindo o desperdício alimentar e contribuindo para maiores volumes de doação a bancos de alimentos e instituições sociais que beneficiam pessoas em vulnerabilidade social.

Campanhas solidárias

Campanhas Solidárias

Engajar clientes e colaboradores, em mobilizações na rede de lojas para arrecadação e doação de alimentos. Com campanhas próprias, como a do Dia Mundial da Alimentação, e apoios a iniciativas de emergência e parceiros como a organização Amigos do Bem e a Ação da Cidadania, ONGs com ampla distribuição alimentar pelo país.

ENGAJAMENTO

Em sua estratégia de combate à fome, o Grupo Carrefour Brasil reforça a importância de engajar seus clientes e colaboradores, em mobilizações na sua rede de lojas espalhadas por todo o território nacional. Mensalmente, circulam cerca de 60 milhões de clientes pelas lojas, e, por meio dessas iniciativas, o Grupo reforça seu grande poder de mobilização para as transformações sociais necessárias.

Pacto Contra a Fome

Pacto Contra a Fome

O Grupo aderiu ao movimento Pacto Contra a Fome, liderado por Geyze Diniz, que busca a erradicação da fome, a promoção da segurança alimentar e a redução do desperdício alimentar. Com o compromisso e com a visão de um Brasil sem fome até 2030 e uma população bem alimentada até 2040, com ênfase na prevenção do desperdício alimentar, destacando:

  • Desenvolvimento de lojas com o conceito de Desperdício e Fome Zero, localizadas no Ceará e em São Paulo.
  • Iniciativas educativas para conscientizar sobre o combate ao desperdício alimentar, enfatizando o uso eficiente dos alimentos.
Ação da Cidadania

Ação da Cidadania

Parceria com a maior entidade sem fins lucrativos que atua no combate à fome e à insegurança alimentar por meio de uma extensa rede de mobilização formada por comitês sociais com capilaridade nacional. Com o Grupo Carrefour Brasil, a entidade presta suporte na coleta e destinação de alimentos em situações de emergências humanitárias, além de ter projetos de distribuição de alimentos em cozinhas comunitárias.

GERAÇÃO DE EMPREGO & RENDA

O Grupo Carrefour Brasil dedica-se a impulsionar a geração de emprego e renda como pilares fundamentais no combate à fome e às desigualdades sociais. Com objetivo de oferecer capacitação profissional e incentivar o empreendedorismo para reduzir desigualdades de forma consistente e sustentável, contribuindo para a transformação da realidade de insegurança alimentar no país.

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E QUALIDADE NUTRICIONAL

O compromisso do Grupo Carrefour Brasil com a promoção de uma alimentação saudável e acessível se manifesta no apoio a projetos de Educação Alimentar e Qualidade Nutricional. Mostrando a importância de educar a população sobre os alimentos, incentivando escolhas mais saudáveis, prevenindo o desperdício e promovendo o aproveitamento integral dos alimentos para um impacto positivo na saúde pública.

Instituto Comida & Cultura

O projeto Cozinhas e Infâncias, liderado pelo Instituto Comida e Cultura e apoiado pelo Grupo Carrefour Brasil, é um exemplo notável do compromisso. Focado na capacitação de educadores de escolas públicas de educação infantil, o projeto integra a Educação Alimentar no currículo escolar de maneira transversal e lúdica. Explora temas críticos como a sazonalidade e regionalidade dos alimentos, agricultura familiar, prevenção de doenças crônicas como a obesidade e o incentivo ao consumo de orgânicos. Abrangendo a rede de ensino municipal de São Paulo, o projeto impactou mais de 500 escolas e 40 mil alunos em 2023, demonstrando o potencial transformador da educação alimentar nas práticas pedagógicas e no bem-estar das crianças.

Conheça os outros Pilares do Grupo Carrefour Brasil

Ver mais notícias