Home layout includiver

Inclusão e Diversidade

O Grupo Carrefour Brasil tem como um de seus principais compromissos e princípios promover uma cultura inclusiva e um ambiente diverso e acessível. 

Essa estratégia contempla aumento da representatividade, em especial em posições de liderança, de mulheres, pessoas negras e pessoas com deficiência. Além disso, o Grupo entende que é sua responsabilidade apoiar a formação de colaboradores e colaboradoras, e de evoluir continuamente em processos e políticas

CULTURA INCLUSIVA

A inclusão é fundamental para o Grupo Carrefour Brasil, estando profundamente integrada à cultura do Grupo e influenciando tudo o que foi construído até agora e o que será desenvolvido no futuro, com o objetivo de promover uma cultura inclusiva em toda a cadeia de valor.

O caminho para uma empresa cada vez mais inclusiva, certamente, passa por um modelo de gestão que respeita e valoriza a diversidade humana.

O Grupo se compromete a impulsionar a mudança de dentro para fora, através de uma abordagem consistente. A introdução do “i” de inclusão na cultura dos 4Cs, transformando-a em i4Cs, representa um passo significativo para garantir que a transformação ocorra de maneira sistematizada. 

É essencial começar pela inclusão das pessoas, com suas diversas características, nos vários espaços para, assim, promover a diversidade. 

Neste sentido, o Grupo tem priorizado, sobretudo, três frentes de atuação: Equidade de gênero, inclusão de pessoas com deficiência e equidade racial.

PROMOÇÃO DA EQUIDADE DE GÊNERO

O Grupo Carrefour Brasil está comprometido em aumentar a representatividade de mulheres em cargos de gerência acima até 2026. Como parte de seu plano de ação, a Companhia está implementando iniciativas como o desenvolvimento de carreira, revisão de políticas, realização de palestras, campanhas e estabelecimento de parcerias, tudo isso visando promover a paridade de gêneros.

INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

O Grupo Carrefour Brasil tem feito progressos significativos em sua trajetória de inclusão e diversidade de pessoas com deficiência. Através de parcerias e iniciativas, a Companhia promove a contratação, acessibilidade e desenvolvimento profissional desses profissionais

EDUCAÇÃO PELA EQUIDADE RACIAL

Transforma Tec

Transforma Tec

O Grupo Carrefour Brasil oferece bolsas de estudos para pessoas que querem ingressar na carreira de desenvolvimento Front-end. O programa Transforma Tec é uma parceria com a DIO e está em sua terceira edição, com exclusividade para pessoas que se autodeclaram pretas e pardas.

Inova Tec

Inova Tec

Tem como objetivo oferecer bolsas de estudos com foco em Empreendedorismo, Criatividade, Metodologia Ágil e UX Research para pessoas negras e pardas de todo o país, com idade entre 18 e 30 anos. O Inova Tec é um programa de capacitação on-line, com duração de 3 meses, voltado para as demandas do mercado de inovação.

Fala +

Fala +

Com o objetivo de oferecer bolsas de estudos focadas no desenvolvimento e habilidades de comunicação na língua inglesa, para pessoas que se intitulam pretas e pardas.

Os participantes do programa aprimoram suas habilidades de comunicação em inglês ao longo de uma jornada de 12 meses, e conta com conteúdos de autoestudo online de inglês geral, negócios e viagens, além de aulas em grupos internacionais ilimitadas com professores e alunos de todos os lugares do mundo.

Trainee Liderança Negra

Programas Afirmativos de Desenvolvimento

Estágio Afirmativo: Para atuar no ecossistema do Grupo, com oportunidades nas áreas do Comercial, Contabilidade, Transformação Digital, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Marketing e Comunicação.
Trainee de Liderança Negra: Com o objetivo de desenvolver uma cultura de formação de líderes com perfil inovador e que contribua para a transformação do negócio, o programa é para profissionais com experiência em tecnologia e digital.

COMBATE AO RACISMO

Movido pela convicção de que tamanho é responsabilidade, e responsabilidade é assumir compromissos, o Grupo tem trabalhado intensamente para que todas as interações em seus espaços aconteçam em um ambiente seguro, livre de preconceito e discriminação.

Letramento racial

Letramento Racial

O treinamento de Letramento Racial aborda o racismo estrutural e as bases do racismo no Brasil, além de discutir os conceitos de racismo, preconceito, discriminação, segregação e atitudes antirracistas, cumprimento da política de diversidade e dos compromissos sociais assumidos

Câmeras corporais em seguranças

Câmeras Corporais em Seguranças

Com o objetivo de promover a transparência da interação de colaboradores com os clientes, todas as lojas do Atacadão, Sam’s Club e Carrefour (linha supermercado e hipermercado) contam com vigilantes, fiscais e agentes de prevenção que usam câmeras corporais em seus uniformes, além de 20 lojas da bandeira Carrefour Express. O uso das câmeras permite acompanhar a aderência de colaboradores aos protocolos de atuação estabelecidos. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas a promover mais segurança e transparência para clientes e colaboradores da rede.

Comitê Pela Equidade Racial e Combate ao Racismo

Comitê Pela Equidade Racial e Combate ao Racismo

Com caráter consultivo, este Comitê orienta o Grupo em sua estratégia para inclusão e diversidade, e posturas antirracistas, sugerindo diretrizes para ações efetivas.
Membros: Alessandra Benedito, Doutora e Mestre em Direito Político e Econômico; José Vicente, Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares; Valdir Martins, Doutor em Comunicação e Semiótica e Pós-doutorando em Administração Pública; Cátia Porto, Vice Presidente de Recursos Humanos do Grupo Carrefour Brasil; Claudionor Alves, Diretor de Equidade Racial do Grupo Carrefour Brasil e Stephane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil.

P.O.D.E.R

P.O.D.E.R

O Programa de aceleração de Carreira, voltado para colaboradores autodeclarados negros, já está na sua 3ª edição com mais de 1500 pessoas beneficiadas. Conduzidos por executivas e executivos negros, o programa aborda temas como autoconhecimento, empoderamento e protagonismo de carreira, incluindo compartilhamento de ferramentas por especialistas convidados.

Movimento pela Equidade Racial - MOVER

Movimento pela Equidade Racial – MOVER

Como parte deste movimento, o Grupo Carrefour Brasil se uniu com empresas de diversos setores para o compartilhamento de boas práticas e de investimento social coletivo para combater o racismo e promover a educação, a geração de emprego e a conscientização da sociedade.

Conheça os outros Pilares do Grupo Carrefour Brasil

Ver mais notícias