Home Grupo (2023) História

UMA HISTÓRIA DE ENCONTROS

Desde 1975, o Grupo Carrefour Brasil abre caminhos que convergem para a transformação no país

Desde 1975, o Grupo Carrefour Brasil abriu caminhos que convergiram para a transformação no país. A história do Grupo Carrefour começou com um encontro – de ruas, no caso. Foi num ponto em que duas vias se cruzaram no município de Annecy, no sudeste da França, que sua primeira unidade surgiu. O ano era 1959. E o nome do estabelecimento ali fundado foi escolhido justamente por sua localização: Carrefour, que em francês significa cruzamento.

Desde então, muitos outros caminhos convergiram ao longo da trajetória do grupo, presente em mais de 30 países. Sua chegada ao Brasil ocorreu em 1975, quando inaugurou o primeiro hipermercado Carrefour. Com o tempo, o mercado brasileiro se tornou o segundo mais importante do Grupo Carrefour em todo o mundo, atrás somente do mercado francês.

No quesito abertura de lojas, um marco importante ocorreu em 2015: naquele ano, o Grupo Carrefour Brasil se tornou o primeiro varejista de alimentos presente em todos os estados do Brasil. Seu time de funcionários o credencia como um dos maiores empregadores do país.

A união de forças para formar um ecossistema colaborativo é uma característica do Grupo Carrefour Brasil evidenciada ao longo dos anos pela junção de negócios que se complementam. Foi assim que se deu em 2007 a aquisição do Atacadão, rede de supermercados de atacado e varejo.

Em termos de parcerias, um exemplo de união bem-sucedida foi a firmada em 2012 com o Itaú Unibanco, com o objetivo de operar o Banco Carrefour.

Em 2019 foi a vez de se aliar ao Grupo Super Nosso, rede mineira de supermercados, e em 2020 o Grupo Carrefour Brasil viveu uma nova fase ao adquirir o Makro, um movimento muito importante em que as lojas foram integradas ao Atacadão. 

Em 2022 a companhia viveu uma experiência desafiadora com a chegada do Grupo BIG ao seu portfólio de negócios. Foram incorporadas não só as operações, mas sobretudo mais de 40 mil colaboradores. Em 2023, o Grupo mudou de sede, do Morumbi para o novo Campus em Alphaville, no município de Barueri em São Paulo.

Outra conquista significativa em seu percurso foi a abertura de capital na bolsa de valores brasileira, realizada em julho de 2017 por meio da negociação de ações no segmento de Novo Mercado da B3.

Daniel Milagres, CMO Grupo Carrefour Brasil.

Queremos ser a marca mais querida dos brasileiros.

Daniel Milagres, CMO Grupo Carrefour Brasil.

A cada transformação realizada – já foram várias e virão muitas outras –, o Grupo Carrefour Brasil, trabalha em busca da otimização constante da experiência dos clientes. Esse é o maior prêmio e a meta visada em cada etapa de nossa história, a cada aquisição de novo negócio, a cada movimento de correção de rota sempre que necessário.

Linha do Tempo

1959: Fundação da primeira unidade do Grupo Carrefour, em Annecy, na França.

1975: Inauguração do primeiro hipermercado Carrefour no Brasil, em São Paulo.

1989: Lançamento do cartão de crédito Carrefour.

2005: Surge o formato de loja Carrefour Bairro, destinado a áreas residenciais para compras de reposições semanais e diárias.

2007: Aquisição da rede Atacadão.

2012: Parceria com o Itaú Unibanco para a operação do Banco Carrefour.

2014: Inauguração em São Paulo do primeiro Carrefour Express, formato de loja de conveniência da marca. A Península Participações adquire 10% do Grupo Carrefour Brasil.

2015: O Grupo Carrefour Brasil se torna o primeiro varejista de alimentos a estar presente em todos os estados do Brasil.

2016: O Carrefour passa a atuar no comércio eletrônico não alimentício.

2017: Lançamento do comércio eletrônico alimentício do Carrefour. O Grupo Carrefour Brasil realiza seu IPO. Criação do Carrefour Market, modelo menor de loja em bairros residenciais verticalizados da cidade de São Paulo para compras de reposição.

2018: Lançamento do Act for Food, movimento de transição alimentar para levar alimentos de qualidade com preços acessíveis a todos.

2019: Realização de parceria com o Grupo Super Nosso, rede mineira de supermercados. Aquisição de participação de 49% da empresa de soluções financeiras Ewally.

2020: Atacadão lança e-commerce com foco no público B2B. Lançamento do aplicativo “Meu Carrefour”, que integra todo o ecossistema do grupo na palma da mão dos clientes. Aquisição do Makro.

2022: Aquisição do Grupo BIG, o que tornou o Grupo o maior empregador privado do país.

2023: Mudança de sede, do Morumbi para Alphaville, em São Paulo.