Grupo Carrefour Brasil fortalece projeto da Escola Social do Varejo e amplia oportunidades de emprego

Desde 2010, a Escola Social do Varejo já formou mais de 10 mil jovens e empregou mais de 8 mil pessoas

São Paulo, outubro de 2023 

O Grupo Carrefour Brasil e a Fundação Gol de Letra reforçam parceria nesta quinta-feira (19), no lançamento da nova unidade do Sam’s Club na Barra da Tijuca, com o objetivo de incentivar e desenvolver profissionalmente jovens do bairro do Caju, no Rio de Janeiro.  

Com foco na geração de oportunidades e empregabilidade, o Grupo Carrefour Brasil vem fortalecendo a cada ano o exitoso projeto da Escola Social do Varejo (ESV), desenvolvido em parceria com o Instituto Aliança com o Adolescente, que prepara os jovens para atuar no varejo, proporcionando a muitos, o primeiro emprego. 

Somente no primeiro semestre do projeto no Rio de Janeiro, dentre 35 participantes, 16 conseguiram o primeiro emprego formal. Durante os dez anos de projeto, mais de 10 mil jovens concluíram a formação, e desses, mais de 8 mil foram inseridos no mercado de trabalho.  

A Fundação Gol de Letra desenvolve projetos que visam promover a educação integral de crianças, adolescentes e jovens por meio do esporte, cultura e formação para o trabalho e se alinha com um dos pilares estratégicos do Grupo Carrefour: o compromisso com a inclusão de pessoas em vulnerabilidade social. A parceria visa a geração de emprego via  formação de jovens para o mercado de trabalho e neste ano, beneficiará mais de 60 jovens.   

Como o maior varejista alimentar do país, entendemos que temos um papel e a responsabilidade de apoiarmos a transformação da sociedade. Projetos como a Escola Social do Varejo contribuem para o combate à fome de maneira estrutural, atuando na redução das desigualdades, pois contribuem para formação e desenvolvimento profissional de jovens que estão iniciando no mercado de trabalho, trazendo oportunidades de crescimento e autonomia para suas escolhas pessoais e profissionais

Maria Alicia Lima, VP de Relações Institucionais, ESG e Comunicação do Grupo Carrefour Brasil.

A iniciativa se soma a outros projetos que contribuem para a redução das desigualdades sociais por meio da geração de oportunidades do Grupo Carrefour, como: a parceria com a Fábrica Cultural que tem como proposta qualificar  os afroempreendedores baianos por meio do apoio, da capacitação e da aceleração dos negócios criativos e oprograma de estágio e de trainees voltados para pessoas negras.

A solenidade de abertura da loja do Sam’s Club contará com a participação de 16 jovens formadas pela ESV que iniciarão seus trabalhos na unidade e terá também a presença de executivos do Grupo Carrefour Brasil, como: Vitor Fagá, CEO do Sam’s Club, Maria Alicia, Vice-presidente de Comunicação, Engajamento e Relações Institucionais e Naira de Paula, Diretora de Comunicação e Marca Institucional, além do Diretor Geral da Fundação Gol de Letra, Sóstenes Oliveira.  

Sobre a Escola Social do Varejo

Com polos na Bahia, Pernambuco, São Paulo, e agora Rio de Janeiro, a ESV formará, até o final do ano mais 300 jovens para o mercado de trabalho, chegando a 600 alunos. 

Os jovens que participam da ESV têm acesso a conteúdos voltados para o desenvolvimento de competências socioemocionais, conhecimento da operação do varejo, tecnologia da informação e contam com atividades extras que envolvem voluntários do Grupo (aulas temáticas, visitas guiadas a lojas). A formação possui carga horária de 300 horas. Recebem igualmente orientação e preparação para a busca de oportunidades de emprego. Um dos maiores atrativos é o alto índice de inserção no mercado de trabalho, que alcança 80%. O certificado é emitido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) como curso de extensão.

“A Escola Social do Varejo foi de extrema importância para meu crescimento pessoal e profissional. Foi por conta desse curso que eu mudei minha forma de enxergar o mundo e o meio corporativo. Graças à Escola Social do Varejo, eu fui inserida no Grupo Carrefour, estou tendo meu primeiro contato com a vida profissional e tendo a oportunidade de me desenvolver como Jovem Aprendiz. A ESV marcou a minha vida, e valorizo muito todos os ensinamentos que me foram passados”, conta Geovanna Karolina Gatti, ex-aluna da Escola Social do Varejo, do pólo de Osasco.

Sobre o Grupo Carrefour Brasil 

Há 48 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder do varejo alimentar e tem sua estratégia focada em três pilares: combate à fome e desigualdades (por meio da inclusão social, doação de alimentos e geração de trabalho e renda), diversidade e inclusão (construção diária de um ambiente de valorização da diversidade e promoção da inclusão, eliminando barreiras para o desenvolvimento de todos os colaboradores e atuando continuamente no combate a todos os tipos de discriminação) e proteção ao planeta & biodiversidade (comprometimento com a agenda climática e com o combate ao desmatamento). A companhia conta com um ecossistema completo que reúne operações de Varejo: Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro, Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (proximidade), Carrefour.com (e-commerce), TodoDia (supermercado de descontos e e-commerce), BomPreço e Nacional (supermercado e e-commerce), além de Postos e Drogarias; Atacadão (atacado, atacado de autosserviço e e-commerce); Sam’s Club (clube de compras e e-commerce), além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação abrange mais de mil pontos de vendas. A empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Clique aqui e conheça mais sobre o Grupo.

Informações para a imprensa:  

Grupo Carrefour Brasil – (11) 94195-4592 | [email protected]