Grupo Carrefour Brasil anuncia contemplados do edital de Equidade Racial

Totalizando R$ 2,5 milhões, o maior varejista do País seleciona projetos sociais para aportes de R$ 100.000 a R$ 300.000 cada

São Paulo, 22 abril de 2024

O Grupo Carrefour Brasil anuncia os vencedores do Edital que contempla iniciativas voltadas à equidade racial. Foram recebidas cerca de 300  inscrições por meio do site Prosas. Com foco em projetos liderados por pessoas negras a fim de fomentar a atuação no combate ao racismo e/ou à discriminação racial foram 11, os projetos selecionados. O Edital também buscou contemplar projetos de todas as regiões do Brasil, conseguindo assim apoiar projetos do Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-oeste e Sul. 

Dentro da categoria “Campanhas Educativas de Combate ao Racismo”, foram contempladas as seguintes organizações: Associação Comunitária de Desenvolvimento do Candeal II (Feira de Santana – BA), Associação São Jorge Filho da Goméia (Lauro de Freitas – BA), Associação Quilombola Vila Santa Efigênia e Adjacências (Mariana – MG) e Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (Porto Alegre – RS). As Organizações selecionadas vão realizar iniciativas voltadas para a preservação da memória e identidade, contribuindo para uma mudança de percepção e comportamento da sociedade.

Já na categoria “Projetos Sociais de Combate ao Racismo”, às organizações selecionadas  foram: Comunidade de Saúde Desenvolvimento e Educação (Porto Nacional – TO), Associação Mulheres Quilombolas em Ação Dandara dos Palmares (Morro do Chapéu -BA), Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Cruzeiro (Palmeirilândia MA), Associação Fórum Suape Espaço Socioambiental (Ipojuca -PE), Associação Cultural MT Queer (Cuiabá- MT), Ilú Obá De Min – Educação Cultura e Arte Negra (São Paulo – SP) e Grupo Conexão G (Rio de Janeiro -RJ). Nesta categoria serão iniciativas de enfrentamento ao racismo, como defesa dos direitos e proteção comunitária, fortalecimento e mobilização de redes e promoção da equidade.

O Edital buscou selecionar projetos contemplando a representação geográfica valorizando as diversas culturas e identidade de cada região do país. ”Também foram critérios de seleção o potencial de transformação e impacto em suas respectivas comunidades, além de demonstração de capacidade técnica e operacional e poder de articulação dentro de seus ecossistemas. A seleção foi realizada a partir de uma banca de especialistas composta por ativistas do movimento negro, representantes da indústria criativa com histórico na produção de campanhas de mobilização, acadêmicos e pesquisadores no campo do combate ao racismo e identidade cultural negra”, reforça a Diretora Sênior de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil, Susy Yoshimura.

Essa é mais uma das iniciativas do compromisso de combate ao racismo e promoção da equidade racial  da varejista. Na educação, por exemplo, já alcançaram 538 alunos por meio de bolsas de estudo em 123 instituições de ensino, um investimento de R$ 68 milhões. Além disso, a empresa proporciona apoio a afroempreendedores, populações quilombolas, além de programas afirmativos para aceleração de colaboradores negros em suas carreiras.

Sobre o Grupo Carrefour Brasil 

Há 48 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder do varejo alimentar e tem sua estratégia focada em três pilares: combate à fome e desigualdades (por meio da inclusão social, doação de alimentos e geração de trabalho e renda), diversidade e inclusão (construção diária de um ambiente de valorização da diversidade e promoção da inclusão, eliminando barreiras para o desenvolvimento de todos os colaboradores e atuando continuamente no combate a todos os tipos de discriminação) e proteção ao planeta & biodiversidade (comprometimento com a agenda climática e com o combate ao desmatamento). A companhia conta com um ecossistema completo que reúne operações de Varejo: Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro, Carrefour Express (proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Bompreço e Nacional (supermercado e e-commerce), além de Postos e Drogarias; Atacadão (atacado, atacado de autosserviço e e-commerce); Sam’s Club (clube de compras e e-commerce), além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação abrange mais de mil pontos de vendas. A empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Clique aqui e conheça mais sobre o Grupo.

Informações para a imprensa:  

Grupo Carrefour Brasil – (11) 94195-4592 | [email protected]