Grupo Carrefour Brasil adere ao Protocolo de Monitoramento Voluntário de Fornecedores de Gado no Cerrado
Varejista fortalece compromisso ambiental ao aderir a protocolo pioneiro no Cerrado, em parceria com Proforest, Imaflora e National Wildlife Federation
São Paulo, 22 abril de 2024
O Grupo Carrefour Brasil, maior varejista do País, anuncia sua adesão ao Protocolo de Monitoramento Voluntário de Fornecedores de Gado no Cerrado, iniciativa que visa promover práticas sustentáveis na cadeia de fornecimento de carne bovina. A iniciativa estabelece 11 critérios socioambientais para os criadores com o objetivo de garantir a conformidade socioambiental na produção e compra de gado na região do Cerrado.
O Cerrado brasileiro, reconhecido como uma das áreas de maior biodiversidade de savana do mundo, reúne as principais bacias hidrográficas do Brasil e enfrenta sérias ameaças devido à rápida expansão da agricultura e da pecuária em larga escala. Essas atividades têm contribuído para a conversão de vastas áreas de vegetação nativa em pastagens, além de gerarem conflitos sociais e problemas ambientais, como desmatamento e trabalho forçado.
Em resposta a essas questões, o Protocolo de Monitoramento Voluntário de Fornecedores de Gado no Cerrado foi concebido como uma iniciativa para promover uma melhoria dos processos de monitoramento da cadeia de fornecimento de carne bovina e aprimorar os critérios adotados pelos frigoríficos nas compras de produtos pecuários, visando a conservação do bioma e o combate à degradação ambiental. Fruto de uma colaboração entre diversas organizações comprometidas com a sustentabilidade, como Proforest, Imaflora e National Wildlife Federation, o Protocolo representa um passo importante na busca por um desenvolvimento mais responsável e ambientalmente consciente.
A padronização de critérios com envolvimento de diferentes representantes da sociedade e da cadeia produtiva é muito mais efetiva para a evolução de rastreabilidade e conformidade. O Grupo Carrefour Brasil é um dos signatários do Protocolo Boi na Linha (focado no bioma amazônico) e tivemos muitos aprendizados e evoluções a partir dele. Acreditamos que a harmonização agora para o bioma do Cerrado nos dará mais assertividade e impacto seja no engajamento como adesão da cadeia produtiva
Susy Yoshimura, diretora sênior de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.
Sobre o Grupo Carrefour Brasil
Há 48 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder do varejo alimentar e tem sua estratégia focada em três pilares: combate à fome e desigualdades (por meio da inclusão social, doação de alimentos e geração de trabalho e renda), diversidade e inclusão (construção diária de um ambiente de valorização da diversidade e promoção da inclusão, eliminando barreiras para o desenvolvimento de todos os colaboradores e atuando continuamente no combate a todos os tipos de discriminação) e proteção ao planeta & biodiversidade (comprometimento com a agenda climática e com o combate ao desmatamento). A companhia conta com um ecossistema completo que reúne operações de Varejo: Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro, Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (proximidade), Carrefour.com (e-commerce), , BomPreço e Nacional (supermercado e e-commerce), além de Postos e Drogarias; Atacadão (atacado, atacado de autosserviço e e-commerce); Sam’s Club (clube de compras e e-commerce), além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação abrange mais de mil pontos de vendas. A empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Clique aqui e conheça mais sobre o Grupo.
Informações para a imprensa:
Grupo Carrefour Brasil – (11) 94195-4592 | [email protected]