Conselho de Administração e Diretoria Executiva

De acordo com nosso estatuto social e as leis brasileira, nossa administração é composta de um Conselho de Administração e uma Diretoria. Nós também possuímos os seguintes órgãos permanentes de assessoramento do Conselho de Administração: comitê de auditoria, comitê estratégico e comitê de recursos humanos. Nossos estatutos também preveem a existência do Conselho Fiscal, a ser estabelecido por pedido dos acionistas. Nós também estamos sujeitos a certos requisitos adicionais estabelecidos pelas regulações do Novo Mercado.

Conselho de Administração

Abaixo temos uma breve descrição de cada membro do nosso Conselho de Administração

Nome Cargo
Matthieu Malige Presidente do Conselho de Administração

Matthieu Dominique Marie Malige é Presidente do Conselho de Administração e Coordenador do Comitê de Auditoria Estatutário desde dezembro de 2017. Começou sua carreira na Lazard Frères em Paris onde trabalhou como Diretor Assistente de Assuntos Financeiros. De 2003 a 2011. Ocupou diferentes cargos no Grupo Carrefour: Diretor de Desenvolvimento e Estratégia, Diretor Financeiro da Bélgica e Diretor Financeiro da França. Em agosto de 2011, Matthieu Dominique Marie Malige foi nomeado Diretor Financeiro do Grupo Fnac e em 2017, Diretor Financeiro Superintendente do Grupo Carrefour. É graduado pela HEC e pela Ecole des Travaux Publics e possui mestrado pela Master’s Degree in Science (UCLA).

Edouard Balthazard Vice-Presidente do Conselho de Administração

Edouard Balthazard Bertrand de Chavagnac, desde julho de 2018, está no Grupo Carrefour como Diretor Jurídico Geral.  Em 2004, trabalhou no departamento legal do Grupo Vivendi para assessorar transações de M&A internacionais, litígios internacionais e questões concorrenciais. Em 2008 atuou como advogado na White & Case LLP nos escritórios de Paris e Nova York. De 2012 a 2016, atuou como Diretor Jurídico Geral Corporativo no Grupo Canal+, uma emissora de televisão por assinatura. Em 2016, foi nomeado Vice-Diretor Jurídico Geral do Grupo Engie. É pós-graduado em Direito pela Paris II Pantheon Assas University e em Administração e Direito dos Negócios pela ESCP Europe Management Business School.

Noël Prioux Conselheiro de Administração

Noël Prioux se juntou ao grupo Carrefour em 1984. De 1984 até 1996 ele ocupou diversas posições dentro do setor de hipermercados do grupo na França e em 1996 se tornou diretor de serviços financeiros do Carrefour S.A. na França. A partir de 1998, atuou como diretor executivo do Carrefour S.A. e de determinadas subsidiárias do grupo, incluindo: Turquia (1998-2001), hipermercados do Carrefour França (2001- 2003), Colômbia (2004-2006), Sul da Ásia (2006-2008) e Espanha (2008-2011). Em 2011 ele foi eleito como diretor executivo do Carrefour S.A. na França. Em fevereiro de 2018, tornou-se Diretor Presidente – Grupo Carrefour Brasil.

Francis André Mauger Conselheiro de Administração

Francis André Mauger é membro do Conselho de Administração desde dezembro de 2014 e também é membro do Comitê de Estratégia e de Recursos Humanos. Começou sua carreira no setor de hotelaria e restauração, atuando inclusive nas empresas Accor e Sodexo antes de se juntar ao grupo Casino em 1988, onde ocupou vários cargos na administração durante 20 anos. Foi Diretor da expansão da divisão de restaurantes em Paris de 1988 a 1990, antes de se tornar Diretor de Desenvolvimento do Grupo, em 1991. Em 1998, tornou-se Gerente Geral da América do Sul e, em 2003, Gerente Geral da América Latina. Ingressou no Grupo Carrefour em 2010 como Gerente da Rede de Propriedades Carrefour. Foi nomeado Diretor Imobiliário do Grupo Carrefour em 2011. Desde maio de 2012, Francis André Mauger é Vice-Presidente Executivo do Grupo de Desenvolvimento e Imóveis. É formado pela Ecole Hôtelière de Lausanne.

Abilio dos Santos Diniz Conselheiro de Administração

Abilio dos Santos Diniz é membro do Conselho de Administração desde dezembro de 2014. Juntamente com seu pai, foi responsável pela criação e desenvolvimento do Grupo Pão de Açúcar, cujo Conselho de Administração presidiu até setembro de 2013. Entre 1979 e 1989, foi membro do Conselho Monetário Nacional brasileiro. Desde 2010, ministra um curso de Liderança 360º, em parceria com a FGV, para o desenvolvimento de jovens líderes. Atualmente, o Sr. Diniz é presidente da Península Participações, a empresa de investimentos que pertence à sua família. É graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Eduardo Pongrácz Rossi Conselheiro de Administração

Eduardo Pongrácz Rossi é membro do Conselho de Administração desde dezembro de 2014, e também membro do Comitê de Auditoria Estatutário, do Comitê de Recursos Humanos e do Comitê de Estratégia. Desde 2010, é sócio da Península Participações, atuando com Diretor Presente (CEO) e Diretor de TI (CIO). Possui 22 anos de experiência no mercado financeiro, incluindo a vice-presidência dos Bancos J.P. Morgan e Salomon Smith Barney em Nova Iorque. É também membro de duas ONGs: Criança Segura, desde 2005 e Instituto Península, desde 2010. É bacharel em Administração de Empresas, com dupla graduação em Finanças e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde foi eleito Representante dos Estudantes do Conselho de Administração da escola. Também se formou com menção honrosa no curso de Master of Business Administration na Universidade de Columbia (NY).

Luiz Fernando Vendramini Fleury Conselheiro de Administração Independente

Luiz Fernando Vendramini Fleury é membro independente do Conselho de Administração desde junho de 2017 e também do Comitê de Auditoria Estatutário. Acumula forte experiência no mercado financeiro, tendo trabalhado em bancos de investimento e comerciais, tais como Banco Marka, Citibank, Itaú. Foi presidente do grupo Credicard, promovendo o processo de interiorização da rede, elevando o número de afiliados para mais de 600 mil e mais recentemente do Banco IBI, em cuja gestão a empresa apresentou aumento substancial de lucro líquido e patrimônio. Foi ainda Diretor Presidente da CETIP, responsável por fixar as políticas e diretrizes gerais de atuação, em consonância com os objetivos traçados pelo Conselho de Administração, além de representar a CETIP junto aos acionistas, órgãos governamentais e mercado em geral, promovendo uma política de atuação consistente para a indústria financeira. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP, com curso de Especialização em Gerência Financeira pela New York University e pós-graduado em Gestão de Finanças pela FGV- SP. Participou de vários cursos de formação executiva no exterior, em instituições tais como Northwestern University, Harvard Business School, Michigan Business School, London Business School e Oxford University, todos voltados para gestão de negócios, finanças e mercado de capitais.

Marcelo Pavão Lacerda Conselheiro de Administração Independente

Marcelo Pavão Lacerda é membro do Conselho de Administração desde junho de 2017, e também do Comitê de Recursos Humanos e do Comitê de Estratégia. Marcelo Lacerda é cofundador da Nutec Informatica em 1986, que se tornou ZAZ e, em 1999, passou a se chamar Terra. A companhia passou a ser a maior empresa de Internet da América Latina em 2001, com atuação em 19 países. No Terra Marcelo atuou em várias posições executivas, no Brasil, Espanha e Estados Unidos. Marcelo é co-fundador da agência de publicidade digital F.biz, tendo adquirido o controle da companhia em 2008. Em 2011, a WPP adquiriu uma participação majoritária na F.biz. Marcelo é fundador e exerce a função de vice-presidente na Blue Interactive, uma companhia de TV a Cabo com 160 mil assinantes e operações em 23 cidades. É também fundador e presidente do conselho da Magnopus, empresa de computação gráfica com sede em Los Angeles, CA. Estudou Engenharia Elétrica e Ciências da Computação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Claire Marie Du Payrat Conselheiro de Administração

Claire Marie Du Payrat é membro do nosso Comitê de Auditoria Estatutário desde 25 de julho de 2018, atuando no mesmo como especialista em contabilidade e membro do Conselho de Administração desde 26 de setembro de 2019. Claire Payrat graduou-se pela HEC e no Grupo Savencia foi auditora interna no período de 1991 a 1993, sendo responsável pelas unidades de negócio na França e nos Estados Unidos, Brasil, Argentina, Espanha, Inglaterra e Bélgica. Em 1997, iniciou na Nestle França, sendo gerente de controladoria (1997-1999) , “Head” Financeiro (1999-2005) e gerente de projetos (2005-2006). Em 2006, iniciou na Sagem Mobiles (Grupo Safran) como “Head” de Controle de Gestão. Ingressou na Veolia em 2008, atuando na área de “Waste Business”com controladoria e Diretoria Financeira. Em 2013, tornou-se Diretora de Controladoria do Grupo Veolia . Em maio de 2018, ingressou no Carrefour França como “Head” de Controle Financeiro.
Nos últimos cinco anos, não houve qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da CVM, nem qualquer condenação transitada em julgado que tenha suspendido ou inabilitado a prática de atividade profissional ou comercial em face da Sra. Claire Du Payrat.

Jérôme Nanty Conselheiro de Administração

Jérôme Alexis Louis Nanty membro do Conselho de Administração, Presidente do Comitê de Estratégia e membro do Comitê de Recursos Humanos da Companhia desde 26 de setembro de 2019. Formado no Institut d’études politiques de Paris, possui mestrado em Direito Público. Inicou sua carreira em 1986 na Société Générale. Em 1989 ingressou no Departamento de Mercados Financeiros do Crédit Lyonnais como Operador de Dívida Pública e posteriormente foi nomeado Chefe de Carteira de Emissores de Títulos. Em 1998, ingressou no Departamento de Recursos Humanos como Chefe de Política de Emprego e Relações de Trabalho. Foi Diretor de Relações Trabalhistas do Grupo Crédit Lyonnais entre o período 2001 e 2004 e ocupou o mesmo cargo em paralelo no Grupo Credit Agricole desde 2003, sendo responsável pelos aspectos sociais da fusão entre o Grupo Crédit Lyonnais e o Crédit Agricole. Foi nomeado Diretor de Recursos Humanos da LCL em 2005 e posteriormente do Grupo Caisse des Dépôts em 2007. Durante 2013 a 2016, foi Secretário Geral do Grupo Transdev e também Presidente do Conselho de Supervisão da SNCM. Em julho de 2016 ingressou no Grupo Air France KLM como Vice – Gerente Geral encarregado do Secretário Geral de Recursos Humanos e o gerenciamento da transformação do Grupo. Ingressou no Grupo Carrefour em outubro de 2017 como Diretor Executivo de Recursos Humanos do Grupo e da França. Desde 1° de julho de 2019 é responsável também no que refere-se aos aspectos imobiliários de propriedades do Grupo.
Nos últimos cinco anos, não houve qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da CVM, nem qualquer condenação transitada em julgado que tenha suspendido ou inabilitado a prática de atividade profissional ou comercial em face do Sr. Jérôme Nanty.

Diretoria

Abaixo temos uma breve descrição de cada membro da nossa Diretoria

Nome Cargo
Noël Prioux Diretor Presidente – Grupo Carrefour Brasil / CEO – Grupo Carrefour Brasil

Noël Prioux se juntou ao grupo Carrefour em 1984. De 1984 até 1996 ele ocupou diversas posições dentro do setor de hipermercados do grupo na França e em 1996 se tornou diretor de serviços financeiros do Carrefour S.A. na França. A partir de 1998, atuou como diretor executivo do Carrefour S.A. e de determinadas subsidiárias do grupo, incluindo: Turquia (1998-2001), hipermercados do Carrefour França (2001- 2003), Colômbia (2004-2006), Sul da Ásia (2006-2008) e Espanha (2008-2011). Em 2011 ele foi eleito como diretor executivo do Carrefour S.A. na França. Em fevereiro de 2018, tornou-se Diretor Presidente – Grupo Carrefour Brasil.

Sébastien Durchon Diretor Vice-Presidente de Finanças e Diretor de Relações com Investidores - Grupo Carrefour Brasil

Sébastien Durchon é membro da Diretoria desde abril de 2015. Iniciou sua carreira em 1999, na empresa de auditoria Mazars et Guerard, onde trabalhou durante 6 anos, primeiro como auditor e depois como consultor. Em 2004, obteve seu DEC (Diplôme d’expertise comptable), um equivalente francês do Certified Public Accountant. Em 2005, fundou a Consomind, uma empresa de consultoria especializada em processos e sistemas de consolidação, normas de contabilidade e outros tópicos de contabilidade. De outubro de 2008 a abril de 2011, trabalhou no Fives, grupo de engenharia industrial com faturamento de 1,5 bilhão de euros, que estava sob uma aquisição por meio de dívida (leveraged buyout – LBO) onde ocupou o cargo de Diretor de Consolidação e Contabilidade do Grupo e liderou com sucesso vários projetos na área financeira, como a conversão do relatório financeiro do GAAP francês para IFRS e a implementação de um novo sistema de produção das contas consolidadas do Grupo Carrefour.Também foi responsável por várias questões relacionadas à estrutura LBO (contratos, política de dividendos internos, questões jurídicas e fiscais, entre outros) e contribuiu para as aquisições feitas pela Fives. Em junho de 2011, ingressou no Grupo Carrefour (França) como Diretor de Consolidação e, em outubro de 2013, tornou-se Diretor Interino de Controle Financeiro do Grupo Carrefour (França). Em abril de 2015 tornou-se diretor Vice Presidente de Finanças Grupo Carrefour Brasil. Formado pela École des Hautes Etudes Commerciales – Paris (a melhor escola de administração de empresas da França).

José Roberto Meister Müssnich Diretor Presidente - Atacadão / CEO – Atacadão

José Roberto Meister Müssnich atua no Atacadão como diretor presidente desde a aquisição pelo Grupo em 2007. Antes disso trabalhou em cargos de gestão e consultoria em vários grupos e empresas nacionais e internacionais, e desenvolveu carreira acadêmica como professor na PUC/Rio Grande do Sul, ULBRA, UCUDAL/Uruguai, entre outras universidades por mais de 20 anos. Teve contribuição importante na internacionalização e expansão da bandeira Atacadão em países como Argentina, Colômbia e Marrocos (entre 2012 e 2013). Possui mestrado em Administração de Empresas pela PUCRS. Também possui especializações em Marketing, Administração de Empresas e Administração Pública na UFRGS.

Marco Aparecido de Oliveira Diretor Vice-Presidente de Operações - Atacadão

Marco Aparecido de Oliveira é membro da Diretoria desde novembro de 2014. Iniciou sua carreira no Grupo Carrefour em 1996 tendo atuado por cerca de dez anos no Carrefour onde passou por diversas áreas. Com a aquisição do Atacadão pelo Grupo Marco passou a atuar no Atacadão desde 2007. Em dezembro de 2014 foi nomeado Diretor Vice-Presidente Financeiro do Atacadão e de maio de 2019, foi nomeado Diretor Vice-Presidente de Operações do Atacadão.

João Senise Diretor Executivo de Gestão de Pessoas

João Senise é o vice-presidente de Gestão de Pessoas desde janeiro de 2019. Com mais de 25 anos de experiência profissional como executivo de Recursos Humanos (RH), João passou por grandes empresas como Unilever, PepsiCo, Diageo e recentemente pelo Pátria Investments. Possui graduação em Engenharia pela Escola de Engenharia Mauá e especialização pela FGV/CEAG.

Yen Wang Diretor Executivo - Carrefour Property / CEO Carrefour Property

Sr. Wang ocupou o cargo de Diretor Executivo de Estratégia, Compras Indiretas e SET desde agosto de 2014 e está a frente do Carrefour Property desde 2017. Antes de se juntar ao Carrefour, ele atuou como consultor de gestão durante 15 anos pela McKinsey & Company, A.T. Kearney e Arthur D. Little, servindo clientes na América Latina, Europa, Ásia e Oriente Médio e ocupou posições executivas na Oi e Ericsson Telecomunicações no Brasil..É formado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo, pós-graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e possui MBA em Finanças pela Wharton School da Universidade da Pennsylvania.

Paula Cardoso Diretora Executiva do Carrefour eBusinnes Brasil (CeBB) / CEO do Carrefour eBusinnes Brasil (CeBB)

Paula Cardoso é responsável pela implantação de iniciativas disruptivas para acelerar a transformação digital dos negócios do Carrefour Brasil desde fevereiro de 2019. No Grupo Carrefour Brasil desde 2013 onde atuou como CEO do Carrefour Soluções Financeiras (CSF) por 6 anos.  Antes disso trabalhou no HSBC Group e Citigroup. É formada em Comunicação especializada em Publicidade na PUC do Rio de Janeiro. Também possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral e especializações pela Kellogg (EUA), IMD (Suíça) e INSEAD (França).

Carlos Mauad Diretor Presidente Banco Carrefour / CEO Banco Carrefour

Desde janeiro 2019 no Banco Carrefour, Carlos atuou anteriormente como Diretor Comercial da Smiles S.A., possui sólida experiência no mercado financeiro e em soluções de pagamento, incluindo passagens por empresas como o Citibank, além de um sólido histórico em estruturação de produtos financeiros e aquisição de clientes, tendo atuado em Marketing, Análise e Modelagem de Dados, CRM, Precificação, UX e Transformação Digital.

Stephane Engelhard Diretor Executivo de Relações Institucionais

Stephane Engelhard é o Diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade desde 2014. Antes de do Carrefour, atuou na Delloite, e ocupou cargos executivos na Accor Brasil, Accor América Latina e Accor Europa Central. Juntou-se ao Carrefour em setembro de 2012. É formado em Administração de Empresas na Universidade do Maine na França e possui especializações na Universidade de Paris Dauphine, na Fundação Dom Cabral e na Escola Superior de Comercio de Paris.

Luis Moreno Diretor Executivo – Carrefour Varejo / CEO Carrefour Varejo

Luis Moreno juntou-se ao Carrefour em agosto de 2019. Com mais de 25 anos de experiência profissional, Luis passou por 8 países em 3 continentes ao redor do mundo. Atuando em empresas como Carrefour (passagens pela Espanha e Coréia do Sul), Walmart, Grupo Casino e Grupo Pão de Açúcar – sua mais recente experiência. Dentro do varejo já contribuiu para diferentes áreas como desenvolvimento de formatos, estratégia para novos mercados, Comercial, Operação de Lojas, Real Estate com desenvolvimento comercial de galerias, E-commerce Alimentar, Transformação Digital, dentre outros.