Grupo Carrefour Brasil: maior rede de supermercados do país também é a que mais rastreia alimentos
Por mais um ano, a companhia ocupou a liderança do ranking da ABRAS, além de ser reconhecida pelo Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (Rama)
São Paulo, 5 de maio de 2021
Em maio, o Grupo Carrefour Brasil foi duplamente reconhecido pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Com um faturamento bruto de R$ 74,8 bilhões em 2020, a empresa ficou mais um ano na liderança do ranking ABRAS como a maior rede de supermercados do Brasil. O Grupo também foi selecionada como uma das que mais rastreia alimentos no país: dois negócios da companhia, Carrefour e Atacadão, receberam o Prêmio do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (Rama) 2021, na categoria Varejo.
O resultado financeiro positivo, que permitiu a liderança no ranking ABRAS, foi impulsionado pelos negócios de Varejo e Atacarejo, mesmo em um ambiente desafiador como o vivido durante a pandemia da Covid-19 em 2020. No ano passado, o Grupo Carrefour Brasil continuou o trabalho de aceleração digital e fortalecimento de todo o seu ecossistema, que se refletiu em um aumento de 22,2% em suas vendas (excluindo gasolina) e um crescimento de 43,1% no lucro líquido, em relação a 2019.
No Prêmio Rama, a companhia foi reconhecida pelo amplo monitoramento de fornecedores e pela transparência adotada na comunicação da iniciativa aos seus clientes. A adesão ao programa e demais práticas da companhia estão alinhadas ao Act for Food, posicionamento institucional global do Grupo Carrefour que tem o objetivo de tornar a alimentação saudável acessível a todos. A iniciativa foi lançada em outubro de 2018 e reúne todas as ações e investimentos feitos nessa direção.
A presença do Atacadão entre os selecionados mostra que é possível você fazer rastreabilidade em todos os elos da cadeia, independente do porte e do formato: de um supermercado convencional, que é o caso do Carrefour, a um atacarejo, como é o caso do Atacadão
Marcio Milan, vice-presidente da Abras, durante a apresentação do 6º Balanço RAMA.
Desenvolvido pela Abras em 2011, em parceria com a empresa PariPassu, o programa Rama promove o rastreamento e monitoramento de defensivos agrícolas em frutas, legumes e verduras, garantindo que a aplicação desses produtos não esteja acima do nível permitido por lei. Com 69 redes varejistas participantes em 19 estados do Brasil, no ano passado foram analisadas 1.924 amostras de 78 produtos e o índice geral de conformidade do programa atingiu 79%. Com isso, o Rama rastreou um total de 2,4 milhões de toneladas de alimentos, montante que corresponde a um aumento de quase 25% sobre o volume rastreado em 2019.
Os resultados são obtidos por meio de análises técnicas da quantidade de resíduos em amostras coletadas e os dados são disponibilizados por meio de um portal para que produtores/fornecedores e supermercadistas monitorem os produtos continuamente. Além disso, o consumidor pode rastrear os alimentos por meio do QR Code presente nas embalagens ou mesmo do portal do Rama.
Trabalho contínuo em rastreabilidade de alimentos
Em 2020, o Carrefour rastreou 100% dos itens da sua marca própria, que inclui também os produtos que recebem o selo Sabor & Qualidade. Em relação aos demais produtos comercializados pela rede, que não incluem a marca Carrefour, a adesão dos fornecedores chegou a 96%.
Já o Atacadão, que iniciou o trabalho no Programa Rama em 2015 – um ano após o Carrefour – chegou a 100% de adesão das lojas em 2019. O índice de rastreabilidade de fornecedores que era de 75% em 2020 atingiu a marca de 89% já no primeiro trimestre de 2021, mesmo em um momento de intenso ritmo de expansão de suas operações – até maio, já foram abertas 25 novas lojas.
“É possível perceber um crescente desejo por parte das pessoas de consumirem de forma mais saudável e sustentável. Para atender a essa crescente demanda por informações e qualidade dos produtos, o Grupo Carrefour trabalha incessantemente para que seus clientes consumam melhor todos os dias. Por isso, a importância da participação no Rama, há alguns anos, para fortalecer ainda mais os processos de controle e rastreabilidade a partir do estímulo e capacitação dos nossos fornecedores sobre as melhores práticas de produção”, destaca Lucio Vicente, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil.
No Brasil, o Carrefour também foi a primeira varejista alimentar a utilizar blockchain para fins de rastreabilidade de alimentos, em 2019. Hoje, a companhia trabalha com a tecnologia em suínos e cítricos (laranjas pêra, bahia, lima e tangerinas), do selo Sabor & Qualidade. Por meio de QR Code, os clientes acessam informações detalhadas e invioláveis sobre as etapas de produção e distribuição dos alimentos, com níveis máximos de segurança alimentar e transparência.
Sobre o Grupo Carrefour Brasil
Há mais de 45 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange mais de 721 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 74,8 bilhões em 2020 e mais de 95 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 320 mil colaboradores e 13 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2020, a receita global da companhia totalizou € 78,6 bilhões.