Carrefour e Coca-Cola Brasil se unem em parceria para venda de bebidas com embalagens retornáveis nos hipermercados da rede

Produtos estão disponíveis nas Regiões Metropolitanas de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), e em Ribeirão Preto, no interior paulista

São Paulo, 04 junho de 2024

A partir de compromissos alinhados com a agenda de economia circular e com suas estratégias de sustentabilidade, o Carrefour e a Coca-Cola Brasil anunciam parceria para venda de bebidas com embalagens retornáveis nos hipermercados da rede. O produto já está disponível em algumas lojas das Regiões Metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, além de Ribeirão Preto, cidade do interior paulista (endereços disponíveis ao final do texto).
 
Trata-se de uma escolha que traz benefícios para a diminuição da disponibilização de embalagens plásticas e ao mesmo tempo convida o consumidor a participar desse processo de conscientização e engajamento. Além de serem mais acessíveis financeiramente ao consumidor, permite que cada garrafa retornável seja reutilizada em média de 15 a 25 vezes. Enquanto as embalagens 100% recicláveis dependem da destinação correta e transformação nas indústrias recicladoras, as retornáveis voltam às fábricas por meio dos caminhões da empresa e, depois de seu ciclo completo de vida, são encaminhadas diretamente para a indústria recicladora. 
 
No que diz respeito à sustentabilidade, a educação e engajamento  do consumidor com mais alternativas de embalagens que favoreçam a circularidade são passos fundamentais para mudanças de hábitos de consumo e processos produtivos.  Para Rodrigo Brito, diretor de Sustentabilidade Brasil e Cone Sul da Coca-Cola América Latina, as embalagens retornáveis, além de serem tradicionalmente conhecidas, carregam muito  valor agregado, consciência ambiental e alta tecnologia para garantir a eficiência em suas etapas de envase, coleta, higienização e reuso. “Para ampliar ainda mais a abrangência e circularidade destas embalagens, contamos com o apoio dos nossos parceiros, como o Carrefour, que nos ajudam na gestão e logística a fim de promover sempre a melhor e mais sustentável experiência possível para nossos consumidores”, explica o executivo.
 
“O Grupo Carrefour Brasil tem convicção que a transformação de paradigmas dos processos produtivos, que combatam o desperdício e promovam a transição da economia linear para uma economia circular, por meio da redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais são fundamentais para uma sociedade sustentável. E conectar a indústria, varejo e o consumidor é uma das premissas de nossa estratégia.”, afirma a Diretora Sênior de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil, Susy Yoshimura.
 
A venda de produtos Coca-Cola em embalagens retornáveis pode ser encontrada em minimercados de bairro e mercearias regionais, mas, para chegar aos hipermercados de redes nacionais, uma série de desafios operacionais e logísticos precisaram ser superados a partir da colaboração entre as duas empresas com o intuito de promover e incentivar uma mudança de hábitos no consumidor. 
 
“Seguindo a nossa missão de refrescar o mundo e fazer a diferença, investimos cada vez mais em ampliar a disponibilidade e abrangência dos pontos de venda para nossas embalagens retornáveis. Isso envolve um sistema e esforço logístico que conecta cada elo da indústria, varejo, pontos de venda e consumidores para que esta circularidade aconteça. Assim, conseguimos manter e avançar no objetivo de que cada garrafa retornável seja reutilizada em média de 15 a 25 vezes. Isso significa que o produto, após passar pelo processo de reciclagem, pode chegar a até 25 lares, reforçando a importância da sustentabilidade do nosso negócio”, explica Brito.
 
A implementação de embalagens retornáveis da Coca-Cola em hipermercados apresenta um desafio notável que vai além das questões comerciais, logísticas e operacionais; ela necessita de um impulso significativo na mudança de hábitos dos consumidores. Essa transição não se trata apenas de ajustes na cadeia de suprimentos ou na infraestrutura de devolução, mas principalmente de incentivar uma nova cultura de consumo.
 
Neste momento, o produto está disponível de maneira piloto em 13 lojas, mas a expansão é uma possibilidade a ser considerada. “As embalagens estão no foco de ação da companhia. Em relação às embalagens dos nossos produtos de Marca Própria, por exemplo, temos um compromisso de que 100% destas sejam compostas de materiais recicláveis, reutilizáveis e biodegradáveis até 2025. Além disso, como signatários do Acordo Global da Nova Economia dos Plásticos, promovido pela Ellen MacArthur Foundation, buscamos novas alternativas e soluções a cada ano”, complementa Susy. 


Serviço:

Hipermercados Carrefour com disponibilidade de Coca-Cola em embalagem retornável

Região Metropolitana de São Paulo

• São Paulo: Av. Rio das Pedras, 555 – Jardim Aricanduva
• São Paulo: Av. Alberto Augusto Alves, 50 – Jardim São Luiz
• Guarulhos: Av. Paulo Faccini, 240 – Macedo
• Santo André: Av. Pedro Américo, 3 – Vila Homero Thon
• Tamboré: Alameda Araguaia, 2751

Ribeirão Preto

• Ribeirão Shopping: Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540 – Jardim Califórnia
• Rua Municipal, 252 – Ipiranga

Região Metropolitana do Rio de Janeiro

• Barra: Av. das Américas, 5150
• Campo Grande: Estrada das Capoeiras, 355
• Duque de Caxias: Avenida Washington Luiz, 4735
• Duque de Caxias: Av. Brigadeiro Lima e Silva,1363
• Norte Shopping: Av. Dom Helder Câmara, 5474
• São Gonçalo: Rua Dr. Alfredo Backer, 500

Sobre o Varejo do Grupo Carrefour Brasil

O Varejo do Grupo Carrefour Brasil é líder do segmento no país e possui operação em todas as regiões com mais de 790 pontos de venda em 19 estados, além do Distrito Federal. Com base os três pilares estratégicos do Grupo: combate à fome e desigualdades, inclusão & diversidade e proteção ao planeta & biodiversidade, inserindo o cliente sempre no centro de todos os projetos suas lojas são projetadas para atender as mais diversas necessidades dos consumidores por meio das bandeiras Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro, Nacional, Bompreço (supermercado), Carrefour Express (proximidade), Drogarias e Postos de Combustíveis Carrefour, além do e-commerce, que concentra produtos alimentares e não-alimentares de sortimento próprio e também no marketplace. 

As compras on-line podem ser feitas no site ou no APP Meu Carrefour, onde os clientes se conectam a um ecossistema integrado cheio de benefícios, facilitando seu dia a dia com diferentes funcionalidades, além de ofertar produtos e serviços a preços atrativos. Modelos digitais de entrega também agregam facilidade e agilidade às compras, como o In Store Picking e o Click & Retire. O Grupo também tem parceria com os aplicativos Rappi, Cornershop e iFood com entregas de até 15 minutos para alguns formatos.

Sobre a Coca-Cola Brasil

A companhia atua em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma linha de 100 produtos e 22 marcas, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por sete grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 57 mil funcionários. Com o propósito de refrescar o mundo e fazer a diferença, a empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de destinar corretamente o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua. Para saber mais, visite www.cocacolabrasil.com.br, e siga-nos no Instagram, Facebook e LinkedIn. 

Informações para a imprensa:  

Grupo Carrefour Brasil – (11) 94195-4592 | [email protected]