PreCapLab vai capacitar a segunda turma de empreendedores negros para rodada de investimentos
Programa de 10 semanas foi concebido pela DIMA Ventures Lab, da economista Luana Ozemela, e tem patrocínio do Grupo Carrefour Brasil
São Paulo, 16 agosto de 2022
Estão abertas as inscrições, até o dia 02/09, para a segunda edição do PreCapLab – Laboratório de Captação Para Empreendedores Negros, um programa concebido pela DIMA Ventures Lab, com o patrocínio do Grupo Carrefour Brasil, que tem como principal objetivo capacitar empreendedores negros para enfrentar os desafios e dificuldades do processo de captação de investimentos.
O PreCapLab é um programa de captação de primeira linha, apoiado por profissionais do mercado de investimentos e realizado por pessoas negras para pessoas negras, que dá ferramentas a empreendedores negros em busca de capital e investimento para seus negócios. Com dez semanas de duração, o programa é construído para equipar os participantes selecionados com as habilidades práticas necessárias para navegar no mercado de investimentos com confiança.
O laboratório ensina elementos técnicos para o mercado de capital e investimentos, como modelagem financeira, term sheets, CAP Tables, estruturas de negociação e análise de cenários, para ajudar empreendedores negros a dominar a negociação e visibilizar a atratividade do seu negócio. A equipe diversa de mentores do programa aconselha os mentorados durante todo o processo de captação, desde o desenvolvimento do deck até a negociação.
As empresas graduadas no programa são apoiadas por mais 3 meses e passam a integrar o Portfólio Prime PreCapLab da DIMA, uma designação dada aos graduados no programa PreCapLab em setores que influenciarão nossa transição para um mundo pós-pandemia, como Healthtech, Edtech, FemTech e o Futuro do Trabalho, entre outros. Para facilitar o crescimento, esses graduados receberão assistência especial e suporte de especialistas da DIMA, incluindo assistência para captação, acesso a eventos, parcerias especiais e muito mais. O valor total captado pelo Portfólio Prime PreCapLab I alcança os R$ 22 milhões: desde o início do programa, mais da metade já iniciou conversas com investidores e três receberam aportes.
A primeira turma do PreCapLab se formou em julho em uma cerimônia no bairro do Jardim Paulista (um dos metros quadrados mais caros do Brasil) e graduou os criadores de 18 startups, entre edtechs, fintechs, medtechs e retailtechs, das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do país. Entre os formandos estavam Gilmar Bueno, CEO da UnicaInstancia, uma legalfintech que usa tecnologia em prol dos direitos do consumidor; Bia Santos, CEO da Barkus, edtech que fornece educação financeira via WhatsApp; Alan Almeida, CEO da Parças Developers School, startup de educação e tecnologia que capacita e inclui no mercado de trabalho ex-detentos da Fundação Casa como técnicos de TI e desenvolvedores; e Camila Maria de Lima, da Viverde Casa, portal que conecta os vários pontos da cadeia construtiva.
O keynote speaker do evento foi Robson Privado, da startup Madeira Madeira, primeiro negro e cofundador de um unicórnio no Brasil. “Eu tenho absoluta certeza de que estamos no melhor timing da história do Brasil para um negro empreender. Sei que daqui quatro ou cinco anos teremos vários outros Robsons”, disse. “Em muitos outros fóruns que frequento, percebo que temos que fazer algo bem-feito e rápido. Vendo o PreCapLab hoje, fico muito orgulhoso”, acrescentou.
Os empreendedores receberam um incentivo muito especial: o super empresário Abilio Diniz, representando, como sócio, o Grupo Pão de Açúcar, uma das empresas apoiadoras do PreCapLab. Por meio de um vídeo destinado aos formandos, ele deixou orientações sobre o que fazer e como ser um empreendedor melhor.
“O Laboratório de Captação para Empreendedores Negros foi desenhado para minimizar o viés sistêmico inerente ao processo de investimento, desbloqueando maiores retornos para os investidores e um processo de captação de recursos mais efetivo para os empreendedores negros”, explicou Luana Ozemela, PhD, fundadora da DIMA Ventures Lab e criadora da iniciativa. “Queremos empoderar empreendedores diversos, talentosos e motivados para criar valor e impactar o mundo com suas empresas”, completou.
Segundo Lucio Vicente, Diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil, é muito importante participar desse programa e apoiar o trabalho que está sendo desenvolvido pela DIMA.
“Enxergamos no programa a oportunidade de investir em empreendedores em estágio avançado, diferentemente dos outros programas para empreendedores em estágio inicial que apoiamos. O PreCapLap eleva o padrão de todo o ecossistema, construindo uma trilha de desenvolvimento para empreendedores que buscam capital para expandir e desenvolver seus negócios”.
Lucio Vicente, Diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil
Os critérios para a seleção de empreendedoras negras e empreendedores negros envolvem: o impacto do negócio e se o time tem ao menos um fundador negro com pelo menos 25% de propriedade das ações da empresa; a qualidade do pitch, do deck e da apresentação, bem como os potenciais de crescimento e rentabilidade do negócio; o fato de a empresa já estar em operação, com um serviço ou produto em funcionamento, ainda que em “versão Beta”, mas com demanda ou tração demonstrável; estar em fase inicial ou ativamente captando investimento; ter uma equipe com pelo menos dois fundadores (incluindo aquele ou aquela inscrito(a) no programa); além do comprometimento do participante de aproximadamente 6 horas semanais, durante três meses on-line.
As atividades do Laboratório de Captação para Empreendedores Negros incluem aulas ao vivo e gravadas, pitch-café com investidores, entrevistas especiais com investidores e empreendedores de sucesso, networking, workshop de inglês e mentorias. O currículo é composto por quatro pilares: “Preparando-se para captar”, “O processo de captação”, “O processo de Due Diligence” e “Negociando o investimento”. Para se graduar, é preciso estar presente em 80% das aulas ao vivo, além de entregar as atividades propostas.
Serviço:
Inscrições: 08/08 a 09/09
Duração do curso: 10 semanas
Inscrições: https://precaplab.com/empreendedores/
Sobre Luana Ozemela, PhD
Luana Ozemela, PhD, é CEO e fundadora da DIMA Ventures Lab, economista e investidora com mais de 20 anos de experiência multissetorial em 20 países, incluindo estruturação de investimentos de impacto social que totalizam 500 milhões de dólares. Além de criadora do PreCapLab, ela é co-fundadora da BlackWin, a primeira plataforma de investidoras-anjo negras do Brasil. Radicada na Noruega, Luana Ozemela é formada em Economia pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), com mestrado em Desenvolvimento Econômico e Análise de Política Econômica pela Universidade de Southampton, na Inglaterra, e doutorado em Economia da Discriminação Racial, na Universidade de Aberdeen, na Escócia.
Sobre DIMA Ventures Lab
Criada em 2022 como parte das empresas DIMA Consulting, a DIMA Ventures Lab é uma consultoria de serviços profissionais para a indústria de investimentos especializada em desenhar estratégias de diversidade para o mercado financeiro. Com o intuito de aproximar a América Latina do Oriente Médio – incluindo, mais tarde, o continente Africano –, a DIMA foi a primeira empresa de uma mulher brasileira (e negra) a ser registrada no Centro Financeiro do Qatar. A DIMA tem como seus principais serviços o PreCapLab, que visa estruturar a carteira de investimentos de empresas que querem receber investimento, e cursos para a indústria de investimentos e para empresas que desejam investir mais em diversidade. A consultoria atua ainda no que diz respeito ao ecossistema geral de investimentos, em termos de letramento, educação e estratégia, para que exista mais regulação e atores fazendo mais em relação à diversidade, equidade e inclusão no mercado financeiro.