Home Comunicado do Grupo Carrefour Brasil

Publicado em 25/05/2023

O Grupo Carrefour Brasil acredita na transparência e no diálogo como caminhos para a evolução.  Neste sentido, disponibiliza esse espaço para informar colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e a sociedade sobre as providências que vem tomando para que casos de violência e discriminação não se repitam. 

No dia 05/05/2023, o Grupo teve conhecimento de um deplorável caso de agressão a um casal em área externa de uma loja em Salvador. É inadmissível e lamentável que qualquer pessoa seja tratada desta maneira. É crime, que a rede não compactua e garante que empenhará todos os esforços para que sejam esclarecidos e devidamente punidos. Neste sentido, a empresa tomou como primeira medida a denúncia do caso as autoridades.

Em um vídeo que mostra o fato, é possível identificar que o agressor filmado tem características físicas que não condizem com nenhum profissional direto ou indireto que atua na unidade. Mesmo assim, não podemos aceitar que um crime como esse tenha ocorrido em nossas dependências e estamos apoiando as autoridades para que tudo que aconteceu seja apurado detalhadamente. 

Antes mesmo do resultado das investigações, a empresa já adotou medias rápidas e duras. São elas: 

(I) Interromper o contrato com a empresa de segurança terceirizada que atuava na área externa da unidade;

(II) Desligar a liderança da loja responsável pela gestão da segurança;

(III) Assumimos a responsabilidade junto às vítimas e entramos em contato através de seus representantes legais. Informamos que fechamos acordo com a Jamile e oferecemos suporte para cobrir alimentação e outras despesas essenciais ao Jeremias, enquanto seguimos no diálogo em relação a outras demandas.

(IV) Ampliamos o uso de câmeras corporais (body cams) para a equipe interna de fiscais de todas as bandeiras do Grupo. Anteriormente o uso das câmeras já ocorria nas lojas da bandeira Carrefour. E iniciamos a implementação do equipamento nos times terceirizados que ficam nas áreas externas (os quais podem ser internalizados devido à legislação federal atual). Essa medida permitirá o acompanhamento das atividades realizadas por esses profissionais e contribuirá para a prevenção de casos de violência, como o que foi cometido contra a Sra. Jamille e o Sr. Jeremias.

(V) Workshop de segurança humanizada: reunimos as empresas terceirizadas que atuam nas áreas externas das nossas unidades para reforçar práticas e procedimentos que fortalecem os processos de segurança humanizada nas nossas operações. Dentre os assuntos abordados temos: Reforço das regras de compliance e código de ética; Tolerância Zero a qualquer prática de discriminação; e Reforço de nossos protocolos nas operações.

 AGENDA DE COMBATE AO RACISMO

O Grupo Carrefour Brasil assumiu um compromisso público no combate ao racismo, com ações internas e externas. Entre elas estão: 

• Política de tolerância zero ao racismo e à discriminação, com desligamento imediato do profissional envolvido após a comprovação do ato;

• Transformação radical do modelo de segurança do Grupo, incluindo treinamentos constantes para atuação antirracista;

• Programa de letramento racial para os colaboradores da empresa;

• Programa de Estágio e Trainee Afirmativo para pessoas negras;

• Programa de Aceleração de Carreira para colaboradores e colaboradoras negras;

• Investimento de R$ 115 milhões em projetos de educação, empregabilidade, desenvolvimento profissional e afroempreendedorismo;

• O maior projeto de bolsas de graduação, mestrado e doutorado para pessoas negras no país.

• O Poder, programa inédito de desenvolvimento idealizado pela liderança negra da Companhia e aberto a todos os colaboradores negros da empresa;

• Parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares no primeiro curso superior de formação de agentes de segurança antirracistas.


O detalhamento das ações está disponível na página: https://www.grupocarrefourbrasil.com.br/nao-vamos-esquecer/

Sabemos que ainda temos muito a fazer e, por isso, os nossos processos e operações continuarão passando por revisões contínuas para a implementação de novas medidas que nos ajudem a avançar cada vez mais nessa frente

Por fim, reforçamos que precisamos ser incansáveis para garantir um atendimento digno e de respeito 365 dias por ano. Atendemos 15 milhões de clientes todas as semanas em nossas mais de 1.000 unidades, por meio de 150 mil colaboradores. Por isso, temos uma responsabilidade imensa em trabalhar para que situações inaceitáveis como essas não ocorram em nossas lojas.